Brasileirão Série A

Botafogo está perto de superar, de fato, a campanha do último Campeonato Brasileiro

Enquanto as perguntas sobre 2023 ainda incomodam, o Botafogo de Artur Jorge pode igualar, neste sábado, a pontuação do time de 2023 em 28 rodadas

Enquanto o assunto “2023” ainda parece incomodar o Botafogo, o time está cada vez mais perto de, de fato, superar a campanha do último Campeonato Brasileiro. E a partida deste sábado (28), contra o Grêmio, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 28ª rodada do Brasileiro, pode ser um passo importante para isso.

Atualmente com 56 pontos, o Botafogo pode terminar a rodada com os mesmos 59 pontos que tinha ao final da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023.

Naquela ocasião, o Glorioso ficou no empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, em jogo que ficou marcado por um apagão no Nilton Santos e que só foi concluído no dia seguinte.

O empate com foi o primeiro de uma série de 11 jogos sem vencer que fez o Botafogo, então líder da competição, terminar o Brasileiro apenas na quinta colocação, com 64 pontos. Ou seja, nos últimos 11 jogos de 2023, o Glorioso fez apenas seis pontos.

No fim da 28ª rodada de 2023, o Botafogo tinha sete pontos de vantagem sobre o vice-líder Red Bull Bragantino e 12 sobre o Palmeiras, que terminou com o título.

Dessa forma, o Botafogo, que não tem dado os mesmos sinais de oscilação que apresentava em 2023, quando passou por duas trocas de técnicos durante o segundo turno, precisa de apenas oito pontos para superar a pontuação conquistada no último ano.

Perguntas sobre 2023 ainda incomodam o Botafogo

Desde o começo da atual temporada, o Botafogo tem tentado tratar o fracasso no último Campeonato Brasileiro como um assunto superado. Mas questionamentos sobre o tema ainda incomodam o clubes. Ao menos, o técnico Artur Jorge, que chegou ao Glorioso em abril deste ano.

Na última quarta-feira (25), após a classificação para a semifinal da Copa Libertadores, Artur Jorge se irritou com uma pergunta feita para Marlon Freitas sobre a sua volta por cima após a queda de rendimento no fim de 2023. O volante foi um dos jogadores que ficaram marcados pela derrocada do clube.

No entanto, Artur Jorge não deixou Marlon Freitas responder. O português interrompeu a pergunta durante a coletiva e criticou o questionamento.

— Já temos mais de 10 meses desta temporada e vocês continuam a falar da temporada anterior. Falem deste jogo que ganhamos, do adversário que passamos, e que estamos mais uma vez nas semifinais das Libertadores. Falem disso, não faz sentido falar disso 10 meses depois daquilo que foi a temporada anterior. Desculpa, mas não faz sentido nenhum – afirmou Artur Jorge.

Assim como em 2023, o Botafogo mais uma vez disputa o título com o Palmeiras. Mas, diferente do último ano, desta vez o clube paulista está na cola do Glorioso. Atualmente, a diferença entre os dois times é de apenas três pontos. O Palmeiras também entra em campo neste sábado (28), contra o Atlético-MG.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo