Botafogo e Athletico-PR fazem complemento em ritmo de treino e só empatam no Nilton Santos vazio
Sem torcida e com times sem ritmo de jogo, Botafogo e Athletico-PR ficaram só no 1 a 1, na tarde deste domingo, em jogo que começou na noite de sábado, no Nilton Santos
No jogo que começou na noite de sábado e terminou na tarde deste domingo, Botafogo e Athletico-PR ficaram apenas no empate em 1 a 1, no Nilton Santos, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois dos problemas com a energia elétrica durante a noite anterior, os times voltaram a campo para mais 43 minutos de jogo em ritmo de treino. Com o estádio vazio, por determinação dos órgãos de segurança e em decisão que causou polêmica com o Botafogo, as equipes praticamente fizeram um final de jogo protocolar, sem muitas emoções.
Botafogo e Athletico-PR fazem jogo amarrado e com poucas chances
Ainda na noite de sábado, quando a partida começou, Botafogo e Athletico-PR já fizeram um jogo muito truncado e com poucas chances de gols. O time da casa, empurrado pela torcida, dominou os primeiro minutos de jogo. O time de Lúcio Flávio pressionava a saída de bola do Furacão e não dava espaço para o rubro-negro, mas tinha dificuldade de finalizar com perigo.
Mas, logo depois da primeira queda de energia, entre os 6′ e os 12′, o Botafogo conseguiu abrir o placar. Aos 13′, em cobrança de escanteio, Tiquinho Soares subiu bem e marcou de cabeça. O Athletico-PR reclamou de uma possível falta em Thiago Heleno, mas o problema com a luz causou problemas ao VAR, que não estava funcionando plenamente.
Depois do gol de Tiquinho, o jogo seguiu sem restrições durante quase todo o primeiro tempo. E o Athletico-PR conseguiu equilibrar a partida. Saindo mais para o jogo, principalmente pelas laterais, o Furacão passou a criar oportunidades. E foi assim que o time visitante chegou ao empate. Aos 40′, após erro de Cuesta na saída de bola, Cuello recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Pablo só empurrou para as redes. Dessa vez, foi o Botafogo quem reclamou de uma possível posição de impedimento do atacante do Furacão, mas, novamente, o VAR não pode ser consultado.
Entre o fim do primeiro tempo e o começo do segundo, vieram as seguidas quedas de luz que fizeram o jogo ser suspenso. Depois de mais de 20 minutos de intervalo, o jogo chegou a recomeçar e a bola rolou por seis minutos, quando uma nova falta de energia apagou boa parte dos refletores do estádio. O árbitro Matheus Delgado seguiu o protocolo, aguardou uma hora, e suspendeu a partida.
Como foi a sequência do empate entre Botafogo e Athletico-PR
Na tarde seguinte, Botafogo e Athletico-PR voltaram a se encontrar no Nilton Santos. Mas, dessa vez, sem público, o que gerou reclamação por parte do time da casa. Apesar da CBF ter afirmado que esta decisão foi tomada em concordância com os dois clubes, o Botafogo negou a informação. Mas, por questões de segurança, acatou a decisão tomada pela CBF com a Polícia Militar, devido a realização do clássico entre Flamengo e Vasco também na tarde desde domingo, no Maracanã.
Em um estádio sem clima de jogo e com dois times claramente sem ritmo de jogo, depois de uma pausa forçada na noite anterior, Botafogo e Athletico-PR deram sequência ao jogo em ritmo de treino. Com muita disputa no meio e pouca criatividade por parte das duas equipes, os dois goleiros praticamente não trabalharam durante o domingo. A música que vinha do lado de fora do estádio, de um evento de que acontecia em um tradicional galpão colado ao Nilton Santos, deixou o complemento do jogo com ainda mais cara de treino.
Está rolando um evento no galpão aqui do lado do Nilton Santos e todo o som tá vazando para dentro do estádio, que está sem público. Botafogo e Athletico-PR jogam com a trilha de funk melody, RnB, hip-hop e etc. @trivela pic.twitter.com/R0pKrbecCE
— Gabriel Rodrigues (@gabrielcsr) October 22, 2023
Com o Athletico-PR bem recuado e apostando nos contra-ataques, faltou ao técnico Lúcio Flávio ser mais ousado e buscar outras alternativas no banco de reservas. O time da casa exagerou nos cruzamentos tendo apenas Tiquinho Soares na área, enquanto poderia ter colocado Diego Costa junto do camisa 9. E também poderia ter testado Segovinha para tentar mais jogadas individuais. Já pelo lado do Athletico-PR, o time visitante chegou a criar algumas oportunidades em contra-ataques, mas falhou no último passe e, em muitos lances, por mal posicionamento dos atacantes.
Como ficam as situações de Botafogo e Athletico-PR
Com o empate, o Botafogo chegou aos 49 pontos e, ao menos momentaneamente, abriu dez pontos para o Red Bull Bragantino, que ainda joga nesta rodada. Com o adiamento da partida contra o Fortaleza, o time de Lúcio Flávio só volta a campo no próximo domingo, novamente no Nilton Santos, contra o Cuiabá.
Já o Athletico-PR chegou aos 45 pontos e, agora, está na quarta colocação do Campeonato Brasileiro. Na próxima quarta-feira, o Furacão recebe o América-MG.