Brasileirão Série A

Sinal de alerta? Botafogo tem início de returno ruim e adversários diminuem distância

Com apenas quatro pontos no segundo turno, Botafogo vive momento de instabilidade com Bruno Lage e vê Palmeiras se aproximar na tabela

Antes com uma grande folga na liderança do Campeonato Brasileiro, o Botafogo agora vive um momento de instabilidade e vê adversários se aproximando na briga pelo título da competição. Com um começo ruim de segundo turno, o time de Bruno Lage pode precisar ligar um alerta nas próximas rodadas para evitar que a pressão dos rivais aumente ainda mais na sequência da competição.

Depois da vitória sobre o Inter, no Nilton Santos, no meio de agosto, o Botafogo terminou o turno com incríveis 47 pontos e a melhor campanha da história da competição nas primeiras 19 rodadas do Brasileiro (no atual formato, com 20 clubes). Além disso, o Glorioso tinha uma diferença de 13 pontos para o Palmeiras, vice-líder do campeonato.

Mas os últimos resultados fizeram essa diferença cair para sete pontos. No segundo turno, o Botafogo conquistou apenas quatro pontos em quatro rodadas – um aproveitamento de 33,3%. Já o Palmeiras somou dez pontos neste mesmo período – um ótimo aproveitamento de 83,3%. O Red Bull Bragantino, que já tem um jogo a mais, também somou dez pontos (66,6%) e, agora, é o terceiro colocado, com 42 – nove a menos que o Botafogo.

Caso o Botafogo não consiga se recuperar e, por exemplo, continuar com este aproveitamento do momento, de 33,3%, o time de Bruno Lage terminaria a competição com 66 pontos, longe da pontuação média dos times campeões brasileiros, que é de 77,8 pontos. Além disso, caso o Palmeiras mantenha o embalo, também seguindo com o mesmo aproveitamento – que é maior do que o do Botafogo no fim do primeiro turno -, terminaria o Brasileiro com 81 pontos.

Para o Botafogo chegar aos 78 pontos, o que, segundo o grupo do Departamento de Matemática da UFMG que estuda estatísticas no futebol, dá 99,7% de chances de um time ser campeão, o time de Bruno Lage precisa ter um aproveitamento de 60% até o final da competição. Assim, também precisa torcer para alguns tropeços do Palmeiras. Vale ressaltar que os times ainda se enfrentam no segundo turno, na 31ª rodada, no Nilton Santos.

Botafogo tem sequência complicada para tentar se recuperar

Com duas derrotas seguidas no Brasileiro – e três em sequência na temporada -, o Botafogo vai precisar tentar iniciar uma recuperação longe do Nilton Santos, o que tem sido um problema nos últimos meses. Na próxima sexta-feira (22), às 20h (horário de Brasília), o Botafogo visita o Corinthians, na Neo Química Arena.

Desde quando Bruno Lage assumiu o time, o Botafogo não venceu mais como visitante. No Brasileiro, foram quatro jogos, com uma derrota e três empates. Nos outros dois jogos longe de casa pela Copa Sul-Americana com o técnico português, o Glorioso também não conseguiu sair vencedor, ficando com uma derrota e um empate.

Depois do Corinthians, o Botafogo recebe o Goiás, no Nilton Santos. O Esmeraldino está lutando contra o rebaixamento, mas foi o time responsável pela primeira derrota do Glorioso no Campeonato Brasileiro, depois de uma sequência inicial de cinco vitórias seguidas. Depois, o time de Bruno Lage tem mais dois jogos como visitante: contra o Fluminense, no Maracanã, e contra o América-MG, no Independência.

Números do Botafogo no returno

  • Jogos: 4
  • Vitórias: 1
  • Empates: 1
  • Derrotas: 2
  • Gols marcados: 2
  • Gols sofridos: 2
  • Finalizações (certa): 44 (15)
  • Finalizações concedidas (certas): 53 (20)
  • Aproveitamento: 33,3%
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo