Brasileirão Série A

Botafogo sela 1º turno quase perfeito com vitória sobre o Internacional

Time chegou aos 47 pontos, feito inédito em toda a história do Brasileirão de pontos corridos

O Botafogo conseguiu contornar a ausência de Tiquinho Soares no Brasileirão. No primeiro jogo do campeonato desde a lesão do artilheiro, o time carioca venceu o Internacional de virada, por 3 a 1, em um estádio Nilton Santos lotado em comemoração aos 119 anos do clube, com direito a Zeca Pagodinho embalando o pré-jogo.

O resultado levou o Botafogo aos 47 pontos em 19 rodadas, feito inédito em toda a história dos pontos corridos. O time superou a campanha do Corinthians de 2017, que apesar de somar os mesmos pontos ao fim do primeiro turno, tinha apenas 14 vitórias, contra 15 do alvinegro carioca.

O Inter fica na 12ª colocação, mas tudo pode mudar com a rodada deste domingo, já que Atlético-MG e Cruzeiro, que somam os mesmos 24 pontos, e o Fortaleza, que tem 23, ainda jogam.

12/08/23 - 21:00

Finalizado

3

-

1

Botafogo - Internacional

Brazil Serie A - Nilton Santos

Em jogo muito igual, falha pesa, mas pressão ‘conserta'

Em um primeiro tempo muito equilibrado, a falha de Lucas Perri foi decisiva para que o time gaúcho abrisse o placar. O goleiro do Botafogo se perdeu completamente ao defender o chute de Maurício; soltou a bola, não viu onde ela estava – praticamente embaixo das suas pernas.

Perri, já negociado com o Lyon, outro time do empresário dono do Botafogo John Textor, só não contava que o camisa 27 não havia desistido da jogada. Na sobra, ele chutou para o gol aberto e inaugurou o placar.

O Botafogo subiu as suas linhas de marcação para tentar forçar o erro na saída de bola do Inter. E funcionou, é verdade. Mas os cruzamentos não encontravam a finalização dentro da área, ou então, o alvo.

Por muito pouco, Rochet também quase entregou ao tentou encaixar uma bola – mas soltou. Eduardo aproveitou a sobra para finalizar, mas o goleiro conseguiu a recuperação e fez a defesa. O Botafogo partiu para o abafa.

A pressão do time carioca deu resultado logo no início do segundo tempo. O time voltou do vestiário decidido a encurralar o Inter, e virou em apenas três minutos.

Aos 10, Victor Sá finalizou de primeira embaixo das pernas de Rochet, deixando tudo igual. Aos 13, Janderson escorou para o gol enfrentando a forte marcação de Nico Hernández. O zagueiro colorado que havia entrado há poucos minutos acabou tocando contra o próprio patrimônio, e a bola morreu no fundo da rede.

O Botafogo ampliou em um contra-ataque muito bem armado por Di Placido. O trabalho em equipe foi muito efetivo: do lateral, a bola foi para os pés de Eduardo, que ajeitou para Luis Henrique. O atacante bateu com força da entrada da área para fazer 3 a 1 para o time da casa.

O Internacional chegou a diminuir com Pedro Henrique, mas o impedimento foi corretamente assinalado com o auxílio do árbitro de vídeo.

Botafogo segue invicto

O resultado foi a terceira virada do Botafogo em 2023, e a 15ª vitória no campeonato. A última derrota do time no Brasileirão foi no dia 3 de junho, há mais de dois meses.

Na ocasião, o time visitou o Athletico-PR na Ligga Arena e perdeu por 1 a 0, na 9ª rodada. Desde então, com exceção do empate diante do Santos e do Cruzeiro, foram só vitórias.

Torcida não ‘solta a mão' de Perri

Mesmo com a falha, a torcida do Botafogo mostrou todo seu apoio a Lucas Perri. Depois do gol de Maurício, as arquibancadas lotadas do estádio Nilton Santos cantaram “P… que p… é o melhor goleiro do Brasil: Perri!”.

Até o início da rodada, ele era o goleiro com mais defesas no Brasileirão – 76, uma média de 0,6 por jogo. Esse foi o segundo jogo consecutivo em que o Botafogo levou gols em casa no campeonato.

Diego Costa é do Fogão

Momentos antes da bola rolar no Engenhão, o Botafogo anunciou a contratação de Diego Costa. O centroavante de 34 anos estava livre no mercado desde que saiu do Wolverhampton, da Inglaterra, e chega como uma solução no momento em que o clube está sem seu principal centroavante.

Estatísticas de Botafogo 3 x 1 Internacional

Posse de bola: Botafogo 53% x 46% Internacional

Finalizações (certas): Botafogo 11 x 4 Internacional

Grandes chances: Botafogo 5 x 2 Internacional

Passes certos: 400 (83%) x 387 (80%)

Gols: Maurício (18/1ºT); Victor Sá (10/2ºT); Nico Hernández (contra – 13/2ºT); Luís Henrique (27/2ºT).

Foto de Denise Bonfim

Denise Bonfim

Denise Bonfim é jornalista e produtora de conteúdo. Participou da cobertura de duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas e soma passagens por Estadão, CNN, Jovem Pan, UOL e Globo.
Botão Voltar ao topo