Brasileirão Série A

Botafogo: como o time pode se manter no topo sem Tiquinho Soares

Com lesão no joelho esquerdo, o artilheiro Tiquinho Soares vai desfalcar o Botafogo por cerca de cinco semanas

Mesmo sem vencer na última rodada, o Botafogo conseguiu ampliar a vantagem, que já era grande, na liderança do Campeonato Brasileiro. No entanto, agora o clube tem uma grande preocupação para a sequência da temporada. Com uma lesão no joelho esquerdo, o atacante Tiquinho Soares vai desfalcar o time por cerca de cinco semanas. Agora, o técnico Bruno Lage vai precisar buscar uma saída para substituir o artilheiro e principal jogador do time em 2023.

Tiquinho Soares sofreu a lesão durante o empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, no último domingo, no Mineirão. Ele saiu de campo ainda no primeiro tempo da partida. O atacante deixou a delegação do Botafogo, que ficou em Belo Horizonte para depois embarcar para o Paraguai, onde o time enfrenta o Guaraní, na quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. Tiquinho chegou no Rio de Janeiro com o joelho imobilizado e precisando do auxilio de uma muleta para poder caminhar. No exame foi constatada a lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo.

De acordo com o próprio Botafogo, Tiquinho Soares não precisará passar por cirurgia e o prazo para retorno é de cinco semanas. Ele fará o tratamento no departamento médico do Botafogo e, depois, com a fisioterapia do clube.

Quantos jogos Tiquinho Soares vai perder no Botafogo?

Nas próximas cinco semanas, o Botafogo tem seis partidas confirmadas. E pode ter mais duas, caso avance para as quartas de final da Copa Sul-Americana. O primeiro jogo sem o atacante será nesta quarta-feira, contra o Guaraní (PAR), no Defensores del Chaco, pelo jogo de volta das oitavas de final da competição continental. A próxima fase da Sul-Americana está marcada para as duas últimas semanas de agosto.

Tiquinho Soares sentiu a lesão em disputa de bola com Neris, do Cruzeiro (Foto: Icon sport)

Confira os jogos em que Tiquinho Soares vai desfalcar o Botafogo

  • Guaraní-PAR x Botafogo – Sul-Americana – 09/08
  • Botafogo x Inter – Brasileiro – 12/08
  • São Paulo x Botafogo – Brasileiro – 19/08
  • Botafogo x Bahia – Brasileiro – A confirmar
  • Botafogo x Flamengo – Brasileiro – A confirmar
  • Atlético-MG x Botafogo – Brasileiro – A confirmar

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como o Botafogo pode sobreviver sem Tiquinho Soares?

Sem Tiquinho Soares, o Botafogo pode manter o esquema tático ou buscar mudanças no desenho do time. Caso queira seguir com um centroavante de ofício, o técnico Bruno Lage tem como opções Janderson, Matheus Nascimento e o recém-contratado Valentín Adamo. No entanto, Nascimento e Adamo não estão à disposição para este primeiro jogo. O garoto está na Inglaterra para compromissos com John Textor, enquanto o uruguaio ainda não foi regularizado e não viajou para o Paraguai.

Janderson costuma ser a primeira opção quando Tiquinho Soares não está à disposição ou quando o centroavante é poupado. Na última semana, Bruno Lage colocou Janderson como titular na partida contra o Guaraní, no Nilton Santos. Ele também começou jogando contra o Patronato, no primeiro jogo dos play-offs da Sul-Americana, na Argentina, incluive marcando um gol e dando uma assistência. Dentre as opções de centroavantes, o jogador de 24 anos é o que tem as características mais parecidas com Tiquinho Soares.

Janderson é a opção que tem características mais próximas de Tiquinho Soares (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

‘Falso nove' e mais alternativas

Outra opção para Bruno Lage é usar Eduardo como “falso nove”. Isso aconteceu no último domingo, contra o Cruzeiro, após a saída de Tiquinho Soares. O meia também já havia atuado assim – e muito bem – contra o América-MG, no Nilton Santos, pelo Brasileiro, sob o comando de Luís Castro.

Bruno Lage também pode utilizar Júnior Santos, centroavante de origem e que atua como ponta agora, e Carlos Alberto, outro atacante que atua pelos lados. Depois da partida contra o Guaraní, na última semana, o treinador elogiou Júnior Santos pela sua estatura e força.

O tamanho da falta de Tiquinho Soares

Tiquinho Soares vive sua temporada mais artilheira da carreira. Ainda em agosto, o atacante já tem 25 gols marcados. Até então, a sua melhor temporada era a de 2018/19, com 22 gols marcados com a camisa do Porto, de Portugal. Além disso, ele tem sete assistências em 2023. Líder técnico do time do Botafogo, o atacante se movimenta muito, saindo da área e ajudando na construção das jogadas ofensivas, além de cair pela ponta esquerda em alguns momentos das partidas.

No Campeonato Brasileiro, que o Botafogo lidera com 13 pontos de vantagem sobre o Flamengo, Tiquinho Soares é o artilheiro, com 13 gols marcados. Ele tem cinco a mais que o vice-artilheiro Deyverson, do Cuiabá.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo