Brasileirão Série A

Vitória contra o Botafogo é confirmação de virada de chave do Atlético-MG

Atlético consegue vitória importante para dar moral e mostrar que o time está sim em uma campanha de recuperação

O Atlético-MG teve uma grande vitória contra o Botafogo na noite deste sábado (16), na Arena MRV. Vencer o líder foi o ponto para provar que o time está em recuperação no ano, depois de um péssimo começo de trabalho de Felipão, que agora vê o time pontuar e melhorar o desempenho.

Um início promissor de ano do Atlético, com boa campanha na Libertadores e título do Campeonato Mineiro, foi estremecido por uma saída conturbada do técnico Eduardo Coudet. A chegada de Felipão foi uma grande surpresa, mas que teve um início terrível, com o Galo chegando a 10 jogos sem vencer. Em recuperação nas últimas rodadas, o alvinegro pode pegar a vitória contra o líder Botafogo como algo para dar força para embalar de vez e, quem sabe, terminar o ano no seu principal objetivo, o G4.

Atlético soube segurar o melhor time do campeonato

Mais do que olhar apenas para o resultado, que foi muito importante, o ideal é olhar também para o desempenho do Atlético. O time de Felipão segurou muito bem o Botafogo, anulando seus principais jogadores: Marlon Freitas, Eduardo e Diego Costa. Além disso, conseguiu explorar bem o lado direito, o mais frágil do adversário. Com isso, o time atleticano conseguiu praticamente anular o que é considerado hoje o melhor do país. Durante a semana, a Trivela trouxe esses detalhes como essenciais para o Galo tentar bater o líder.

Com esse jogo “de gente grande”, o Atlético ganha mais moral para seguir seu processo de retomada no Campeonato Brasileiro. O Galo venceu, mas não saiu do lugar, chegando a 34 e se mantendo em 9º. O saldo positivo da vitória é entrar no bolo dos oito primeiros e agora estar a cinco pontos do G4, seu objetivo final. Se não vencesse, ficaria distante até do time seguinte a ele na tabela, que é o Fortaleza com 35 pontos.

Time “ganha” Pedrinho e melhora Paulinho

Apesar do principal nome do Atlético ser Hulk, os grandes destaques da Arena MRV nesses primeiros jogos foram Paulinho e Pedrinho. O camisa 10 marcou os três gols do estádio até aqui (2 vs Santos e 1 vs Botafogo), assumindo um papel de protagonista do time ao lado de Hulk e sendo exaltado pela torcida e pelo técnico Felipão:

— O Paulinho é um dos jogadores mais inteligentes que o futebol brasileiro tem. Algumas pessoas podem não gostar, mas não posso fazer nada. A minha ideia é de que ele é um dos melhores do futebol brasileiro. Trabalha pelo lado direito, pelo esquerdo e de 9, onde hoje ele fez o gol.

Paulinho é o autor de todos os últimos cinco gols do Atlético. É o único a balançar as redes da Arena MRV e vive grande fase, que o credenciou para ser chamado de volta para a Seleção Olímpica do Brasil. Além da dupla com Pedrinho, ele também tem ótima parceria com Hulk. Os dois somam mais de 40 gols no ano.

Já Pedrinho é a grande surpresa do Atlético nessa segunda metade do ano. O jogador chegou ao Galo também em meados de 2022, mas teve grave lesão que o tirou de campo até 2023. Voltou jogando, mas se lesionou de novo. Apesar disso, teve o contrato de empréstimo renovado e agora mostra o porque, desfilando grande futebol no gramado da Arena MRV. Foi dele o ótimo lançamento para Paulinho marcar o gol da vitória contra o Botafogo.

Sequência do Atlético

Depois da revigorante vitória contra o líder Botafogo, o Atlético tem uma sequência de três dos próximos quatro jogos em casa. No próximo sábado (23), recebe o Cuiabá. Depois, viaja para encarar o Inter e reencontrar Coudet. Enfim retorna para casa, onde encara o desesperado Coxa e o clássico contra o Cruzeiro.

Felipão quer que a Arena MRV seja cada vez a casa do Atlético, onde o time seja praticamente imbatível:

— Estamos criando uma situação, não só para agora, mas para o futuro, de que a Arena seja um estádio nosso e que façamos aqui os pontos que não fizemos em casa no primeiro turno. Não tomamos gol e tivemos o apoio irrestrito do nosso torcedor.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes da Trivela, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.
Botão Voltar ao topo