Vitória contra o Botafogo é confirmação de virada de chave do Atlético-MG
Atlético consegue vitória importante para dar moral e mostrar que o time está sim em uma campanha de recuperação
O Atlético-MG teve uma grande vitória contra o Botafogo na noite deste sábado (16), na Arena MRV. Vencer o líder foi o ponto para provar que o time está em recuperação no ano, depois de um péssimo começo de trabalho de Felipão, que agora vê o time pontuar e melhorar o desempenho.
Um início promissor de ano do Atlético, com boa campanha na Libertadores e título do Campeonato Mineiro, foi estremecido por uma saída conturbada do técnico Eduardo Coudet. A chegada de Felipão foi uma grande surpresa, mas que teve um início terrível, com o Galo chegando a 10 jogos sem vencer. Em recuperação nas últimas rodadas, o alvinegro pode pegar a vitória contra o líder Botafogo como algo para dar força para embalar de vez e, quem sabe, terminar o ano no seu principal objetivo, o G4.
Atlético soube segurar o melhor time do campeonato
Mais do que olhar apenas para o resultado, que foi muito importante, o ideal é olhar também para o desempenho do Atlético. O time de Felipão segurou muito bem o Botafogo, anulando seus principais jogadores: Marlon Freitas, Eduardo e Diego Costa. Além disso, conseguiu explorar bem o lado direito, o mais frágil do adversário. Com isso, o time atleticano conseguiu praticamente anular o que é considerado hoje o melhor do país. Durante a semana, a Trivela trouxe esses detalhes como essenciais para o Galo tentar bater o líder.
Com esse jogo “de gente grande”, o Atlético ganha mais moral para seguir seu processo de retomada no Campeonato Brasileiro. O Galo venceu, mas não saiu do lugar, chegando a 34 e se mantendo em 9º. O saldo positivo da vitória é entrar no bolo dos oito primeiros e agora estar a cinco pontos do G4, seu objetivo final. Se não vencesse, ficaria distante até do time seguinte a ele na tabela, que é o Fortaleza com 35 pontos.
Time “ganha” Pedrinho e melhora Paulinho
Apesar do principal nome do Atlético ser Hulk, os grandes destaques da Arena MRV nesses primeiros jogos foram Paulinho e Pedrinho. O camisa 10 marcou os três gols do estádio até aqui (2 vs Santos e 1 vs Botafogo), assumindo um papel de protagonista do time ao lado de Hulk e sendo exaltado pela torcida e pelo técnico Felipão:
— O Paulinho é um dos jogadores mais inteligentes que o futebol brasileiro tem. Algumas pessoas podem não gostar, mas não posso fazer nada. A minha ideia é de que ele é um dos melhores do futebol brasileiro. Trabalha pelo lado direito, pelo esquerdo e de 9, onde hoje ele fez o gol.
Paulinho é o autor de todos os últimos cinco gols do Atlético. É o único a balançar as redes da Arena MRV e vive grande fase, que o credenciou para ser chamado de volta para a Seleção Olímpica do Brasil. Além da dupla com Pedrinho, ele também tem ótima parceria com Hulk. Os dois somam mais de 40 gols no ano.
Já Pedrinho é a grande surpresa do Atlético nessa segunda metade do ano. O jogador chegou ao Galo também em meados de 2022, mas teve grave lesão que o tirou de campo até 2023. Voltou jogando, mas se lesionou de novo. Apesar disso, teve o contrato de empréstimo renovado e agora mostra o porque, desfilando grande futebol no gramado da Arena MRV. Foi dele o ótimo lançamento para Paulinho marcar o gol da vitória contra o Botafogo.
Sequência do Atlético
Depois da revigorante vitória contra o líder Botafogo, o Atlético tem uma sequência de três dos próximos quatro jogos em casa. No próximo sábado (23), recebe o Cuiabá. Depois, viaja para encarar o Inter e reencontrar Coudet. Enfim retorna para casa, onde encara o desesperado Coxa e o clássico contra o Cruzeiro.
Felipão quer que a Arena MRV seja cada vez a casa do Atlético, onde o time seja praticamente imbatível:
— Estamos criando uma situação, não só para agora, mas para o futuro, de que a Arena seja um estádio nosso e que façamos aqui os pontos que não fizemos em casa no primeiro turno. Não tomamos gol e tivemos o apoio irrestrito do nosso torcedor.