‘Só’ Libertadores ou briga por título? Atlético-MG e Grêmio se enfrentam com os mesmos objetivos
Com apenas dois pontos separando os dois clubes, Atlético e Grêmio entram em campo neste domingo com os mesmos pensamentos na cabeça
Separados por dois pontos na tabela do Campeonato Brasileiro, Atlético-MG e Grêmio entram em campo neste domingo (26) lutando basicamente pelos mesmos objetivos. A classificação para a próxima Libertadores já está bastante encaminhada, então os clubes terão o duelo direto agora para definir se eles vão brigar “só” pelo G4 ou se ainda poderão sonhar com o título, que se abriu com os tropeços do Botafogo.
Mandante, o Atlético fará seu último jogo na Arena MRV em 2023, já que, na partida contra o São Paulo, o estádio estará indisponível e o duelo acontecerá no Mineirão. Além de despedir da nova casa própria com o pé direito, o Galo sonha com os três pontos para garantir matematicamente sua vaga na próxima Libertadores, voltar ao G4 e, porque não, seguir sonhando com o título.
O Galo não depende só de si para garantir matematicamente a vaga. O Alvinegro precisa vencer o Grêmio e ainda torcer pela derrota do Athletico-PR, que recebe o Vasco. Com essa combinação, o clube fica garantido no G6 e na próxima Libertadores. Além disso, vencendo, o Atlético ultrapassa o próprio Tricolor Gaúcho, entrando assim no G4, que é o objetivo principal do time neste momento.
A vitória ainda mantém vivo o sonho do Atlético ser campeão Brasileiro. Apesar da possibilidade ser mínima, de menos de 1%, segundo a UFMG, o torcedor (e os jogadores) ainda sonham. Por outro lado, se perder, o Galo cai na realidade e praticamente extermina suas chances de levantar a taça. Além disso, um revés afasta o Alvinegro do G4, mas não o complica muito em relação ao G6, já que possui uma boa vantagem para o Athletico-PR, primeiro fora da zona.
“Tão deixando a gente sonhar” e “com certeza” estão sonhando com o título garantiu o meia Rubens, do Atlético.
Galo está há 5 pontos do líder no momento. pic.twitter.com/zz8TZWLIqG
— Alecsander Heinrick (@alecshms) November 12, 2023
Grêmio tem os mesmos sonhos e objetivos
O Grêmio encara a partida contra o Atlético de forma parecida à que encarou contra o Botafogo, no dia 9. Antes da partida, no Rio de Janeiro, o presidente Alberto Guerra afirmou que somente uma vitória colocaria o Tricolor Gaúcho na briga pela título.
— O Grêmio se coloca hoje frente a uma decisão. É um jogo importante e dificílimo. Se ganharmos hoje, aí sim diria que a gente vai ser um dos candidatos — projetou.
A vitória veio, e de forma épica. Após estar perdendo por 3 a 1, em São Januário, o Grêmio virou com show de Luis Suárez, que anotou hat-trick. Porém, a derrota em casa, para o Corinthians, com um jogador a mais, no jogo seguinte, frustrou a torcida gremista.
Na 4ª colocação, com 59 pontos, o Grêmio tem no confronto direto com o Atlético um divisor de águas para definir pelo que brigará nas últimas três rodadas. Uma vitória recolocará o Tricolor Gaúcho na briga pelo título, com o plus de ter pela frente jogos relativamente acessíveis, contra Goiás, Vasco e Fluminense. Por outro lado, se perder, será ultrapassado pelo próprio Galo e sairá do G-4.
Neste cenário pessimista, a luta do Grêmio na reta final do Brasileirão seria por vaga direta na Libertadores, já que, com oito pontos de vantagem para o Athletico-PR, que é o primeiro time fora do G-6, a classificação para a competição continental está praticamente garantida. O que já seria expressivo pela maneira como a temporada começou, o que foi ressaltado por Luis Suárez em entrevista recente.
— Obviamente foi um lindo ano no Grêmio, em que não imaginava que a equipe estaria como está hoje em dia, competindo lá em cima, tentando a possibilidade de brigar pelo Brasileirão, sendo uma equipe que vem da Série B — disse o craque após voltar a atuar pela Seleção Uruguaia na vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia, na última terça-feira (21), em Montevideo.
Mas é claro que, com a boa campanha, e a brecha dada pelos adversários, a torcida gremista fica com gosto de “quero mais”. E os 27 anos sem título do Campeonato Brasileiro pesam para que ela siga acreditando, mesmo que seja difícil. Curiosamente, o comandante da conquista de 1996 era Luiz Felipe Scolari, hoje no Atlético. Para voltar a erguer a taça, é imprescindível que o Grêmio vença o time daquele que já lhe deu tantas alegrias.