Brasileirão Série A

Atlético-MG retorna aos treinos visando o Grêmio para confirmar objetivo da temporada

Com uma vitória contra o Grêmio, rival direto na disputa, e uma combinação de resultados, o Atlético pode se garantir na Libertadores na próxima rodada

Depois de vencer o Goiás na Arena MRV e conseguir se reaproximar do G4, o Atlético-MG voltou aos treinos nesta quinta-feira (16), na Cidade do Galo. Foram três dias de folga para os jogadores, que mantêm seis jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, mas agora o foco é total na partida do domingo (26), contra o Grêmio, que pode confirmar o time na próxima Libertadores.

Por conta da Data Fifa, o Atlético terá ainda 10 dias de trabalho até o jogo contra o Grêmio. Nesse período, o atacante Paulinho, artilheiro do Brasileirão, fica de fora dos treinamentos, já que está com a Seleção Brasileira. O mesmo vale para Alan Franco, que está com o Equador. Depois dessa pausa, o Galo encerra sua participação no Campeonato Brasileiro fazendo quatro jogos, sendo que no próximo já pode atingir o seu principal objetivo, que é chegar na Libertadores.

O Atlético não depende só de si para confirmar posição dentro do G6, que dá vaga para a Libertadores, no próximo jogo. O Galo precisa vencer o Grêmio na Arena MRV e contar com uma derrota do Athletico-PR, que recebe o Vasco em casa. Outro time que briga com o Alvinegro por vaga é o Fortaleza, no entanto, o Laion tem dois jogos a menos, que vai realizar até a próxima rodada cheia da competição, e pode ficar fora dessa disputa antes mesmo do Atlético voltar a campo.

Os cenários para o Atlético se classificar para a Libertadores

  • Atlético – 57 pontos

Precisa vencer o Grêmio;

  • Athletico-PR – 51 pontos

Precisa perder. Assim, faz, no máximo, 60 pontos até o fim do Brasileiro, que é a pontuação que o Atlético atinge vencendo o Grêmio. Nesse cenário, o Galo fica com quatro vitórias a mais que o Furacão, que é o primeiro critério de desempate;

  • Fortaleza – 43 pontos (-2J)

Se perder ambos os jogos atrasados: fora da disputa, pois chega, no máximo, aos 55 pontos
Se perder um e empatar em outro: fora da disputa, pois chega, no máximo, aos 56 pontos
Se vencer os dois: não pode vencer o jogo da rodada em questão (vs Palmeiras)

Vale destacar que São Paulo e Fluminense também ainda podem alcançar a pontuação do Atlético no momento. No entanto, os dois times já têm vaga garantida na Libertadores por serem os campeões da Copa do Brasil e da própria Liberta, respectivamente. Ou seja, se passarem o Galo, não vai fazer diferença nesse sentido de vaga.

Atlético quer dar um passo de cada vez

Como o Atlético teve uma sequência das piores possíveis quando Felipão assumiu o time, ele caiu para parte de baixo da tabela naquele momento e então assumiu que brigaria “apenas” por uma vaga na Libertadores. O G6 garantido é um alívio enorme para o clube, mas, se ficar em 5° ou 6°, ele ainda terá que passar pela perigosa fase preliminar da competição, que ele também teve que encarar em 2023. E o Galo não quer isso. Por isso, é importante garantir a vaga na competição internacional antes para poder focar então em entrar no G4, que dá vaga diretamente para a fase de grupos.

No último domingo, após vencer o Goiás, a torcida do Atlético ficou empolgada com uma possibilidade de título, já que o time está apenas cinco pontos atrás do líder Palmeiras hoje. Os jogadores também falaram nessa possibilidade, e Felipão preferiu se conter, pensando no passo a passo, mas sem descartar essa possibilidade.

As chances do Atlético ser campeão são mínimas. Segundo a UFMG, é de menos de 1%. Mas, não custa nada sonhar e, vencer o Grêmio, que é um rival direto por vaga, G4 e título, pode animar ainda mais. Na sequência, o Galo ainda pega o Flamengo, que está na mesma situação. Os resultados dessas duas partidas devem definir se o clube vai ficar no G6, no G4 ou brigar realmente pela taça.

Vencendo o Grêmio, o Atlético ultrapassa o rival na tabela. O jogo será o último do clube na Arena MRV em 2023, já que a CBF adiou o fim do campeonato e agora o último jogo do Galo em casa vai coincidir com um show que estava marcado. Por isso, essa última partida, que será contra o São Paulo, vai acontecer no Mineirão. O Alvinegro então sonha com a casa nova completamente lotada para essa partida que representa demais. Os ingressos já estão à venda.

Atlético deve ter retornos de lesionados

O período sem jogos na Data Fifa é benéfico para o Atlético com relação a jogadores que estão lesionados. No momento, o Galo tem quatro no DM: o zagueiro Bruno Fuchs, o lateral Mariano, o volante Battaglia e o atacante Vargas. Desses, dois devem estar à disposição de Felipão para o confronto contra o Grêmio.

Fora de ação há quase um mês, o zagueiro Bruno Fuchs, que teve lesão muscular na coxa esquerda constatada na partida contra o Red Bull Bragantino, deve retornar às atividades no campo em breve, podendo ficar à disposição de Felipão. O mesmo vale para o lateral-direito Mariano, que ficou de fora dos últimos três jogos por dores na panturrilha direita, mas deve voltar para o duelo contra o Grêmio.

Já Battaglia, que passou por artroscopia no joelho, e Vargas, que teve “lesão importante” também no joelho – fora há quase 90 dias -, não devem retornar para o próximo jogo. É provável, inclusive, que eles só retornem aos gramados no próximo ano.

Os jogos do Atlético até o fim do Brasileiro

  • Domingo (26) – 16h – Atlético x Grêmio – Arena MRV
  • Quarta-feira (29) – 20h – Flamengo x Atlético – Maracanã
  • Domingo (3) – Horário a definir – Atlético x São Paulo – Mineirão
  • Quarta-feira (6) – Horário da definir – Bahia x Atlético – Fonte Nova
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes da Trivela, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.
Botão Voltar ao topo