Brasileirão Série A

Com Arena MRV, Atlético-MG espera uma nova e vitoriosa era em sua história

Domingo. 27 de agosto de 2023. 16h. Belo Horizonte. Bairro Califórnia. Arena MRV. Essa sequência de palavras é histórica para o Atlético-MG e para o atleticano, que verá a inauguração oficial de sua nova casa. Com ela, o clube e sua torcida esperam que venham também uma nova e vitoriosa era.

Neste domingo, em partida contra o Santos válida pela 21ª rodada do Campeonato, o Atlético vai finalmente estrear de forma oficial o seu estádio, a Arena MRV. Um sonho que começou há cinco anos e meio, quando em setembro de 2017, o Conselho Deliberativo do clube aprovou um projeto para a construção do estádio.

De lá pra cá, foram muitas reviravoltas, polêmicas e mudanças na questão do estádio, mas também muitas alegrias. Foram dois anos de negociações até o alvará que autorizou o início da construção da Arena MRV, aprovado em setembro de 2020. O torcedor pôde ver a sua nova casa se erguer aos poucos, até o início de 2022, quando já podia avistá-la de longe, praticamente completa, no horizonte de BH.

Eventos-testes foram feitos e os torcedores puderam entrar em sua casa para ver velhos conhecidos, como no evento Lendas do Galo, com os maiores nomes da história do clube. Mas o que marca mesmo a estreia da Arena MRV é um jogo oficial e, neste domingo, o Atlético também espera ser o início de uma caminhada que nunca mais vai ter passos para trás.

A nova era do Atlético

Com o seu novo estádio, o Atlético conta que vai conseguir dar um grande salto no cenário nacional e mundial. Ter uma casa própria é algo que faz diferença para os clubes, e o Galo sabe disso. O maior exemplo no Brasil é o Palmeiras, que venceu (quase) tudo, mais de uma vez, desde que inaugurou o Allianz Parque. O estádio e o clube alviverde, inclusive, são sempre uma inspiração para o Galo, com os gestores sempre citando a forma que a casa própria mudou o momento do time paulista.

O Atlético não espera diferente. Se uma das inspirações é o Palmeiras, o Galo já larga na frente, já que não vem de uma temporada onde quase foi rebaixado, como aconteceu com o alviverde no ano que estreou seu estádio. Por outro lado, o alvinegro tem uma dívida enorme que sempre atrapalhou o clube a conseguir alçar voos maiores.

A era também da SAF

Junto com o estádio, o Atlético ainda vai contar com a implementação da SAF no clube, que promete sanar toda essa dívida, que hoje é de mais de R$ 2 bilhões, até 2027. A caminhada para a transformação do Galo em clube-empresa não foi fácil e foi recheada de polêmicas. Fato é que o conselho do clube já aprovou a venda e agora tudo está nas mãos dos empresários, que já estavam no comando desde 2020, e agora serão os reais donos.

Apesar das polêmicas e da desconfiança de parte da torcida, a SAF do Atlético promete chegar para sanar as dívidas e investir em um time competitivo, que brigue sempre por títulos. Nesse cenário, a Arena MRV é crucial, já que pode gerar altas receitas e também ajudar o time em campo.

Não é possível prever qual será o futuro do Atlético, mas, no papel, com estádio próprio e SAF, tem tudo para seguir por um bom caminho. A responsabilidade agora está nas mãos dos compradores, que tem tudo nas mãos para

Principal reforço, Arena MRV precisa ter efeito imediato

O Atlético não fez muitos investimentos para o time em 2023, passando a última janela de transferências, que se encerrou em 2 de agosto, sem contratar um jogador sequer. Apesar disso, o Galo terá o enorme reforço da Arena MRV, que precisa chegar trazendo um efeito imediato ao clube.

A temporada do Atlético é decepcionante. Eliminado nas oitavas das copas, só tem o Brasileiro pela frente. O clube mirava terminar a competição no G4, mas atualmente está apenas em 11° lugar. Um dos fatores que indica esse desempenho ruim são os resultados do time em casa. O Galo é apenas o 15° melhor mandante, vencendo apenas três dos nove jogos que realizou nessa situação.

Historicamente um dos melhores mandantes do país, que sempre impôs medo aos rivais que o visita, o Atlético espera recuperar isso com a chegada da Arena MRV. A ideia do clube é fazer da sua casa um caldeirão, até por isso fez as arquibancadas com a mínima distância possível do gramado, para deixar o torcedor praticamente dentro de campo.

As eras do Atlético

  • 1938-60: Domínio em Minas Gerais, venceu 13 Campeonatos Mineiros
  • 1970-90: Destaque nacional, com título Brasileiro, várias outras ótimas campanhas e grandes craques no time
  • 2000-2010: Período sombrio, com rebaixamento para a Série B e sem destaque nenhum
  • 2012-2014: Recomeço, era Kalil e Ronaldinho Gaúcho, com título da Libertadores e da Copa do Brasil
  • 2020-2022: Novo recomeço, com era dos mecenas, Hulk, título Brasileiro após 50 anos e bicampeonato da Copa do Brasil
  • 2023- : Era Arena MRV e SAF …

Atlético encerra história no Mineirão e no Independência

Agora ex-casas do Atlético, Mineirão e Independência trazem boas recordações para o clube, que tem histórico positivo nesses estádios. No Mineirão, que foi casa do Galo por mais tempo, foram 1641 jogos, sendo 962 vitórias, 395 empates e 283 derrotas, o que dá 66,6% de aproveitamento. Já no Indepa, que foi onde o alvinegro mandou a maior parte de seus jogos entre 2012 e 2019, foram 718 jogos no estádio, com 434 vitórias, 147 empates e 137 derrotas, somando 67,2% de aproveitamento.

Vale destacar que esses números englobam todos os jogos do Atlético nesses estádios, independente de ele ser mandante ou não. O Galo ainda vai seguir jogando nesses locais, já que Cruzeiro (Mineirão) e América (Independência) ainda terão eles como casa. O alvinegro também não descarta, em ocasiões esporádicas, voltar a mandar jogos no Gigante da Pampulha.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo