Brasileirão Série A

Números mostram por que a volta de Arboleda foi tão importante para o São Paulo

Arboleda retorna após quase 40 dias na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Morumbi

Os mais de 50 mil são-paulinos que tomaram as arquibancadas do Morumbi na última quinta-feira (2) puderam matar as saudades da dupla de zaga titular do título da Copa do Brasil. Pela primeira vez desde a final contra o Flamengo, Arboleda e Lucas Beraldo atuaram juntos e inclusive deram conta do recado na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Recuperado de uma lesão muscular, o equatoriano voltou a atuar após exatos 39 dias. Ele não atuava justamente desde a final da Copa do Brasil. O zagueiro sentiu uma fisgada na coxa esquerda ainda no primeiro tempo do empate em 1 a 1 com o Flamengo que garantiu ao Tricolor o título inédito da competição. Arboleda foi ausência de um total de sete jogos pelo clube no Brasileirão.

E olha, foi uma ausência muito, mas muito sentida pelo São Paulo. Tão sentida, que ela ajuda a explicar por que seu retorno foi tão importante para a equipe. Tudo tem a ver com o retrospecto da defesa são-paulina durante os dias de baixa do equatoriano.

A equipe sofreu dez gols nos sete jogos em que o equatoriano não atuou desde a final da Copa do Brasil. A média de 1,4 gol sofrido por partida é mais do que o dobro da média quando o zagueiro está em campo. Com o o equatoriano, o Tricolor sofreu 23 gols em 36 partidas nesta temporada – uma média de 0,63 gol por jogo.

Arboleda não atuava desde a final da Copa do Brasil (IconSport)

A importância de Arboleda se sustenta também ao longo do ano, muito além dos últimos sete jogos. Ao todo, o São Paulo fez 28 partidas sem o equatoriano em campo e sofreu um total de 32 gols. Ou seja: média de 1,14 por jogo, bem superior ao retrospecto quando Arboleda atua.

E olha, que contra o Cruzeiro o São Paulo precisou contar com a sorte para não ser vazado e até para não sair com uma derrota. Luciano marcou o gol da vitória apenas aos 38 do segundo tempo. Antes disso, o Tricolor até teve um gol anulado, marcado por Alisson. Mas também escapou de sofrer gols em ao menos quatro oportunidades, com direito a bola no travessão.

– Criamos outras boas oportunidades, foi um jogo de disputa, mas um jogo muito igual, muito parelho e acredito eu que é um resultado importantíssimo para esse momento da competição e pelas dificuldades que nós enfrentamos – afirmou o técnico Dorival Júnior após a partida.

Defesa mira sequência inédita há quase três meses

Com Beraldo e Arboleda novamente lado a lado, o São Paulo tenta agora alcançar a marca de dois jogos seguidos sem sofrer gol. Trata-se de uma sequência que não ocorre há mais de dois meses e por um total de 15 partidas.

A última vez que o Tricolor conseguiu manter o zero no placar em dois jogos seguidos foi em agosto deste ano. No dia 16, o Tricolor venceu o Corinthians por 2 a 0 no Morumbi, pela Copa do Brasil, e garantiu a vaga na final da competição. Três dias mais tarde, em 19 de agosto, a equipe ficou num 0 a 0 com o Botafogo, pelo Brasileirão, também no Morumbi.

São Paulo em 2023

  • Com Arboleda: 36 jogos e 23 gols sofridos – média de 0,63 gol/jogo
  • Sem Arboleda: 28 jogos e 32 gols sofridos – média de 1,14 gol/jogo

A missão desta vez também envolve dois jogos como mandante. Mas o duelo com o Red Bull Bragantino, na próxima quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília), será disputado na Vila Belmiro, porque o Morumbi está cedido para shows das bandas Red Hot Chili Peppers e RBD.

Após a vitória sobre o Cruzeiro, o São Paulo chegou a 42 pontos no Brasileirão. A equipe tem agora oito pontos de vantagem para o Vasco, primeiro time do Z4, com 34. O elenco ganhou folga de dois dias e se apresenta para trabalhos apenas no domingo (5).

Os próximos jogos do São Paulo

  • Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão – data e horário a definir
  • São Paulo x Bragantino – 33ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília)
  • Santos x São Paulo – 34ª rodada do Brasileirão – sábado (12), às 18h30 (horário de Brasília)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo