Parece com Bustos? Conheça Braian Aguirre, novo lateral direito do Internacional
Anunciado na noite de segunda-feira (2), jogador argentino de 24 anos assinou contrato com o Colorado até o final de 2027
O Internacional anunciou, na final da noite de segunda-feira (2), a contratação do lateral direito Braian ‘Café' Aguirre, do Lanús. O jogador argentino, de 24 anos, assinou contrato com o Colorado até dezembro de 2027.
✅ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Aguirre chega para suprir a saída de Fabrício Bustos, que foi vendido pelo Inter para o River Plate, no início de agosto. Embora conterrâneo, o novo reforço colorado apresenta características diferentes do antecessor, como explica, à Trivela, Lucho Silveira, comentarista dos canais ESPN e Star+, e especialista em futebol sul-americano.
— É um lateral que se desprende, sim, que vai ao ataque, que pisa na área, que tem gols também de fora da área, mas é um pouco mais marcador do que o Bustos. É mais alto, mais forte também, e isso ajuda exatamente na questão de ser marcador.
Aguirre é menos ‘virtuoso' que Bustos
Se, com Aguirre, o Inter pode ganhar nesse quesito defensivo, Lucho entende que, em comparação com Bustos, perde-se brilhantismo no aspecto ofensivo.
— Menos virtuose. O Bustos era um jogador que do meio para frente você podia deixar solto, porque daqui a pouco ele inventava um drible, cortava para dentro. Era um jogador com mais recursos técnicos, até no aspecto ‘fantasista', de poder dar um passe mais bonito, terminar a jogada de uma forma mais bonita. O Aguirre é mais rústico, mais firme, mais forte, mais duro — opina.
Para o modelo de jogo do técnico Roger Machado, as características de Aguirre devem servir, já que os laterais têm atribuições mais convencionais: posicionam-se na linha de quatro defensiva, tanto com quanto sem a bola, e ultrapassam e chegam à linha de fundo esporadicamente.
Com Eduardo Coudet, Bustos tinha muita liberdade para atacar, posicionando-se praticamente como ponta pela direita no momento ofensivo. Do outro lado, Renê ficava mais preso, em saída de três com os zagueiros.
Aguirre foi companheiro de Bernabei no Lanús
Pouco após chegar no Inter, Roger promoveu a entrada de Bernabei, que é mais ofensivo do que Renê, no time. E a curiosidade é que Aguirre não só é conterrâneo, como também foi contemporâneo do atual titular da lateral esquerda colorada na Argentina.
— Ele foi companheiro do Bernabei no Lanús, que é um clube ótimo em revelar jogadores, já revelou vários nos últimos tempos. Fez belas vendas, como Oruzco, De la Vega, o próprio Bernabei… os paraguaios que descem lá e depois se potencializam, como Gustavo Gomez, Almirón. É um clube que tem muito essa pegada, e que faz esse ótimo trabalho lá em Buenos Aires — destaca Lucho.
Novo reforço do Internacional também pode jogar na lateral esquerda
Na eventual ausência de Bernabei, Aguirre também pode ser improvisado na lateral esquerda, mesmo que seja destro. O novo reforço do Inter já atuou nesta posição no Lanús.
— O Morgantini muitas vezes foi titular do time, e o Aguirre não. Ou não pela direita, porque ele também pode fazer esse trabalho pelo lado contrário, pelo lado esquerdo. Se olhar o mapa de calor dele, é quase igual, o número de possibilidades, de atuação ou de frequência pelos costados, na direita e na esquerda. Então ele tem também essa versatilidade — frisa Lucho.
Aguirre chega para ser titular?
Aguirre disputou 146 jogos pelo Lanús, com cinco gols e oito assistências. Ele vinha atuando normalmente no Campeonato Argentino e na Copa Sul-Americana. Ou seja: ritmo de jogo não será problema.
No Inter, Aguirre brigará por titularidade com Nathan, outro recém-chegado reforço para a lateral direita, que além de Bustos teve a baixa de Hugo Mallo, ainda em julho. Nas últimas partidas, o volante Bruno Gomes foi titular, improvisado, na posição.