Brasil

Do lixo ao luxo: RB Bragantino inaugura centro de treinamento de nível europeu

Veja imagens e conheça a nova casa do RB Bragantino, o Centro de Performance e Desenvolvimento, em Atibaia

Nesta sexta-feira, 19 de abril, o Red Bull Bragantino fez o tour da imprensa, no Centro de Performance e Desenvolvimento (CPD) em Atibaia, localizado a 25 quilômetros de Bragança Paulista. A Trivela esteve presente e mostra imagens e vídeos exclusivos do CPD, que segue o modelo dos centros de treinamento do RB Leipzig e do Red Bull Salzburg, também da marca Red Bull.

Com um terreno de 157 mil metros quadrados, o CPD conta com sete campos de treino — cinco de grama natural e dois de grama sintética — e um mini estádio com capacidade para mil pessoas, com campo de grama natural para jogos das categorias de base e do time feminino. Há também uma ampla estrutura de alojamento para a equipe profissional e as equipes do sub-14 ao sub-23.

A infraestrutura

O CPD é composto por seis edificações. Essas estruturas abrigam 86 quartos, utilizados como alojamento para as categorias de base e como hotel para a concentração do time profissional. Além disso, o espaço possui três refeitórios, responsáveis por servir entre 1.100 e 1.200 refeições diárias, garantindo a alimentação adequada dos atletas.

A instalação também inclui duas academias equipadas com o que há de mais avançado em tecnologia para treinamento de alto rendimento. O carro chefe da academia é a esteira antigravitacional, que permite a redução de até 80% do peso do corpo durante os exercícios. Essa característica é essencial para a prática e transição dos atletas, proporcionando um ambiente de treinamento único.

Os atletas têm acesso a uma piscina e a banheiras de hidromassagem para auxiliar na recuperação física após os treinos e jogos. Para atender às demandas dos jornalistas, também foi construída uma sala de imprensa no local. Além disso, o CPD oferece diversas salas de escritório, salas de estudo, uma biblioteca e um auditório com capacidade para 120 pessoas.

O conto de fadas virou realidade

Em 2019, o Clube Atlético Bragantino, equipe do interior de São Paulo, se uniu à empresa de energéticos Red Bull. Naquela época, o clube estava na Série B do Campeonato Brasileiro, longe dos holofotes do futebol nacional. Cinco anos se passaram e a história é outra: o Red Bull Bragantino se tornou um destaque no cenário do futebol brasileiro e possui estrutura de ponta.

Há três anos, em 2021, mesmo sem conquistar títulos, o RB Bragantino fez um ótimo ano, terminou na sexta posição do Brasileirão com 56 pontos e conquistou a medalha de prata da Sul-Americana, ao perder para o Athletico-PR na final da competição.

O time também encerrou o Brasileirão de 2023 na sexta posição, somando 62 pontos, e agora está disputando a fase de grupos da Copa Sul-Americana. Esse crescimento meteórico é reflexo não apenas do desempenho dentro de campo, mas também dos investimentos e melhorias estruturais promovidos pela Red Bull.

O investimento da Red Bull não se limita apenas ao clube, mas também à cidade de Bragança Paulista. A empresa tem influenciado positivamente o desenvolvimento de infraestruturas e investimentos na região, gerando impacto além das quatro linhas. O CPD do Red Bull Bragantino é um exemplo claro de como o trabalho em junção com os investimentos certos podem transformar o “lixo em luxo”, elevando o clube a um novo patamar no futebol brasileiro.

Foto de Leonardo Wisniewski

Leonardo Wisniewski

Jornalista pós-graduando em jornalismo esportivo na Cásper Líbero, apaixonado por contar histórias. Residente em Mairiporã-SP e comprometido em trazer análises perspicazes e narrativas envolventes do mundo esportivo.
Botão Voltar ao topo