Brasileirão Série A

Chegou o momento do RB Bragantino sonhar mais alto no Brasileirão?

Equipe de Bragança Paulista planejou vaga na pré-Libertadores em 2023, mas pode ir mais longe nesta temporada

Assim como em 2023, quando foi eliminado pelo Água Santa, o RB Bragantino não passou da semifinal do Campeonato Paulista nesta temporada. Jogando diante do Santos, o time de Bragança Paulista ficou pelo caminho após perder por 3 a 1 na Neo Química Arena. Até o momento, a equipe disputou 19 partidas, com oito vitórias, seis empates e cinco derrotas, marcando 20 gols e sofrendo 15. O clube do interior paulista ainda fez sua estreia na Copa Sul-Americana e bateu o Coquimbo Unido do Chile por 1 a 0, jogando em casa.

A estreia do RB Bragantino no Campeonato Brasileiro está marcada para acontecer no próximo dia 13 de abril, contra a equipe do Fluminense, fora de casa. Com a competição se aproximando cada vez mais, a Trivela montou um guia detalhado com as principais informações da equipe e tudo o que você precisa saber sobre a equipe comandada pelo técnico português Pedro Caixinha, confira.

Como o RB Bragantino foi no Brasileiro de 2023?

Eliminado na Copa do Brasil para o Ypiranga-RS em 2023, Pedro Caixinha pediu para que seus atletas fossem sinceros e definissem até onde o RB Bragantino poderia chegar no Campeonato Brasileiro de 2023. O grupo de jogadores se comprometeu em chegar ao menos na fase pré-Libertadores e a promessa foi cumprida, com o time de Bragança Paulista terminando a competição na sexta colocação com 62 pontos, seis a mais do que o sétimo colocado Fluminense.

Em 38 jogos na última edição do Brasileirão, o RB Bragantino conquistou 17 vitórias, 11 empates e 10 derrotas, marcando 49 gols e sofrendo 35, fechando a última edição da competição com 14 gols positivos de saldo. Entre as rodadas 25 e 28, o time de Bragança Paulista conseguiu alcançar a vice-liderança da competição, ao vencer Palmeiras, Santos e Fluminense, e empatar diante do Athletico Paranaense. Na reta final, entretanto, o time não conseguiu manter o mesmo nível e acabou caindo de rendimento.

Com isso, acabou encerrando a edição de 2023 do Campeonato Brasileiro na sexta colocação, mas cumprindo o prometido por seus atletas e comissão técnica, chegando até a pré-Libertadores. Eduardo Sasha, com 11 gols marcados, foi o artilheiro do time. Com relação à temporada anterior, o RB Bragantino conseguiu uma posição muito melhor, e mais uma vez é candidato a se classificar para alguma competição continental em 2025.

O RB vai lutar brigar pela Libertadores

Com um time competitivo e com peças individuais interessantes, o RB Bragantino é um candidato forte a brigar pela Libertadores na próxima temporada. Nomes como Lincoln, Helinho e Vitinho tiveram destaque no Campeonato Paulista, e caso consigam repetir as boas atuações do estadual, podem contribuir para mais uma campanha digna do Massa Bruta no Brasileirão deste ano. Nas últimas três edições da competição, a equipe de Bragança Paulista alcançou o top 6 em duas oportunidades, mas pode brigar por mais este ano.

Principais destaques do RB Bragantino

  • Vitinho: jogador de muita habilidade, Vitinho faz sua segunda temporada pelo RB Bragantino. Embora não tenha marcado nenhum gol, o ponteiro é peça importante no esquema de jogo do técnico Pedro Caixinha, sempre com lances insinuantes, e com muita facilidade para vencer a marcação adversária por meio de sua facilidade em driblar.
  • Juninho Capixaba: referência técnica e líder do grupo do RB Bragantino, Juninho Capixaba é o toque diferente na armação de jogo do time de Bragança Paulista. Em 15 jogos nesta temporada, o lateral-esquerdo marcou dois gols e deu duas assistências. Seja apoiando na linha de fundo, ou vindo por dentro, a qualidade de passe do ala é fundamental para o bom andamento do jogo da equipe do interior paulista.
  • Eduardo Sasha: artilheiro da equipe no Campeonato Paulista com seis gols, o atacante está em sua segunda temporada no RB Bragantino e pode fazer mais do que conseguiu em 2023, quando anotou 16 gols e deu seis assistências. Com 32 anos, o jogador é mais uma peça experiente no grupo de Pedro Caixinha, e pode contribuir para acalmar o vestiário, ou mesmo a ansiedade do jovem elenco do time.

Qual estilo de jogo do RB Bragantino com Pedro Caixinha

A base do sistema de jogo do RB Bragantino é o 4-2-3-1. Contudo, o time muda sua formação tática dependendo do seu momento na partida. Se o time está com a posse de bola em transição, os alas costumam trabalhar por dentro, com os pontas alargando mais o campo, transformando a formação tática em um 3-2-5. Sem a posse, o time se retrai, formando as tradicionais duas linhas de quatro.

Sem a bola, o time se arma para pressionar e recuperar sua posse o mais rápido possível, e quando a tem de volta, tenta surpreender o adversário, jogando em alta velocidade, e buscando o gol a todo o momento. Um dos pontos nos quais o time pode melhorar na sua fase de construção são os chutes de fora da área. A equipe do RB Bragantino toca bem a bola, em alguns momentos consegue envolver seu adversário, mas falta contundência e um pouco mais de ousadia para arriscar mais, ao invés de valorizar o controle do jogo.

Contra o Botafogo na partida de volta da pré-Libertadores, o RB Bragantino tinha o domínio da bola, mas arriscou pouco, e isso custou a classificação do time para a fase de grupos da competição continental.

Onde assistir aos jogos do RB Bragantino no Brasileirão?

As partidas do Campeonato Brasileiro são transmitidas pela Rede Globo em sinal de TV aberta, por meio do SporTV, via TV por assinatura e também por pay-per-view, via Premiere. Nos confrontos nos quais o Athletico Paranaense for o mandante, a TNT e a Caze TV também transmitirão os jogos.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo