‘Faltou qualidade’ ao Botafogo, reconhece Tiago Nunes, que minimiza (grande) problema na lateral-direita
Técnico do Botafogo, Tiago Nunes também exagerou ao enxergar grande domínio do seu time na derrota para o Boavista, na última quarta, em Saquarema
O Botafogo conheceu, na noite da última quarta-feira (24), a sua primeira derrota no Campeonato Carioca e na temporada. No Estádio Elcyr Resende, em Saquarema, o Glorioso perdeu por 1 a 0 para o Boavista, pela terceira rodada da Taça Guanabara. Sob a forte chuva que caiu na cidade, que deixou o gramado ainda mais pesado, o Botafogo não teve criatividade para transformar a posse de bola em boas chances de gols.
Depois da partida, em coletiva de imprensa, o técnico Tiago Nunes deu uma exagerada ao falar sobre o domínio do Botafogo na partida contra o Boavista, mas reconheceu que faltou qualidade ao time, principalmente no ataque, para tentar buscar o empate, ou, ao menos, deixar uma impressão melhor neste começo de 2024.
– Um jogo que a gente foi pouco criativo, principalmente na última chegada ao gol. Controlou bem o jogo, circulou bola próximo ao gol rival, mas não transformou o volume em situações claras. Faltou um pouco de refino, mas penso que é normal pelo momento da preparação – afirmou Tiago Nunes, em coletiva de imprensa, no Elcyr Resende.
– Faltou qualidade, refino técnico para gerar situações de gols. Mas não podemos perder a convicção no trabalho, principalmente nesse momento inicial da temporada. Não vi como foram os outros jogos Brasil afora, o Botafogo que nos interessa, mas acho que não é exclusivo do Botafogo perder nesse momento de preparação – completou o dirigente em uma outra resposta.
A chuva e o gramado pesado, de fato, atrapalharam o Botafogo, que abusou dos cruzamentos. Mas não deveria ser o suficiente para o time de Tiago Nunes jogar tão mal, que pese o ritmo de pré-temporada neste momento do ano. No Elcyr Resende, o Botafogo fez 54 cruzamentos, sendo apenas 12 certos. Além disso, teve 20 finalizações, mas só três na direção do gol.
Tiago Nunes minimiza peso da derrota do Botafogo
Depois de duas vitórias nos dois primeiros jogos, o Botafogo perdeu os 100% de aproveitamento que tinha na Taça Guanabara. É claro que, para a competição, que está começando, a derrota não gera grandes consequências nem crises. Mas Tiago Nunes, que está no clube desde a reta final do último Campeonato Brasileiro, pode ter exagerado um pouco ao tentar enxergar o “copo cheio” em relação à atuação do Glorioso.
– Perder nunca está no percurso, a gente se prepara para competir, jogar bem. Equipe competiu muito hoje, praticamente não permitiu que o Boavista jogasse, o que é papel de uma equipe grande como o Botafogo. Veio aqui, mesmo em condições adversas, e impôs o ritmo – afirmou Tiago Nunes.
– Outras equipes grandes tropeçam, é assim nesse momento inicial. Infelizmente o Botafogo não tem condições de fazer uma preparação fora daqui, para não ter essa exposição dentro do Estadual. Acho que os clubes que não jogam com suas equipes principais o Estadual estão certos no início da competição. Estamos preparando nestas condições, que não são as melhores, mas é o que a gente pode fazer nesse início de temporada – completou o prefeito em outra resposta.
Tiago Nunes fala sobre problemas na lateral-direita
Com Rafael se recuperando de lesão e Mateo Ponte com a seleção do Uruguai para o Pré-Olímpico, além da saída de Di Plácido, o Botafogo ficou sem laterais-direito de ofício para trabalhar neste começo de 2024. Agora atuando em um esquema com três zagueiros, Tiago Nunes tem colocado o atacante Victor Sá atuando pela direita, praticamente como um ala.
A menos de um mês para a estreia na Copa Libertadores, o Botafogo ainda segue nesta busca pelo lateral-direito. O clube chegou a anunciar a contratação de Wilson Manafá, mas, após um imbróglio com o Granada, da Espanha, o negócio não foi concretizado. Mas Tiago Nunes fez questão de ressaltar que, para ele, este problema não tem impactado nas atuações do Botafogo – nem mesmo nesta derrota para o Boavista.
– A gente tem dois laterais, um está lesionado, que é o caso do Rafael, e outro está no Pré-Olímpico, que é o Mateo Ponte. Não tive disponível no jogo de hoje, por isso estamos buscando com jogadores de outras características que possam ter uma composição. Eu não penso que nesses três jogos iniciais tivemos problema em função da lateral-direita. Até porque a gente girou muito mais do que os adversários e sofremos muito menos que eles. Hoje, o resultado negativo potencializa algumas perguntas, algumas dúvidas do torcedor, algumas situações normais de serem debatidas nesse início de temporada – disse Tiago Nunes.
– Na minha ótica, precisamos sim de um jogador para essa posição, mas precisamos ter a tranquilidade de escolher bem, encontrar um jogador que se encaixe. Não adianta ter o desespero de trazer algum. Dezenas de jogadores são indicados diariamente ao Botafogo e o mais fácil é contratar o primeiro que aparece. Tenho certeza que a direção está tomando o máximo de cuidado para fazer uma escolha certeira para agregar qualidade e experiência para essa posição – completou Tiago Nunes sobre a busca por um lateral-direito no Botafogo.