Botafogo pode ficar sem o lateral-direito Manafá após anunciar o jogador como reforço
Botafogo garante ter documentos que permitiam ao clube anunciar o lateral Manafá, mas o Granada, da Espanha, disse ter sido pego de surpresa com a situação
O Botafogo está perto de “perder” um dos reforços já anunciados para 2024. Apesar de ter confirmado a contratação do lateral-direito Wilson Manafá, do Granada, da Espanha, na última terça-feira (16), o jogador português pode não desembarcar no Rio de Janeiro. Isso porque o surgiu uma divergência entre os clubes. A informação foi dada inicialmente pelo “FogãoNet”.
Anunciado pelo Botafogo na terça, Manafá deveria ter desembarcado no Rio de Janeiro “por volta de quinta-feira”, de acordo com o próprio diretor de futebol André Mazzuco, que citou chegada do lateral durante a apresentação do zagueiro Alexander Barboza. A quinta chegou, passou, e o português não viajou para o Rio.
Manafá é do BOTAFOGO! 🇵🇹⚽
Lateral-direito de 29 anos é o novo reforço do Fogão para temporada 2024. Atleta é aguardado no Rio de Janeiro para a realização dos exames. Seja bem-vindo ao Mais Tradicional, Wilson Manafá! 🔥💪🏾 #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/CRxHzLJDbK
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 16, 2024
Na própria quinta-feira, já surgiu o primeiro sinal de que a situação não estaria bem resolvida. Durante a apresentação do meia Martin Hongla no Granada, o diretor esportivo do clube espanhol, Matteo Tognozzi, afirmou ter ficado surpreso com o anúncio do Botafogo.
– Há clubes interessados, um deles é o Botafogo. Estamos conversando com os agentes do jogador para ver qual solução é a melhor – disse o dirigente do Granada.
Botafogo garante ter documentos, mas pode desistir do negócio
De acordo com o “GE”, o Botafogo garante ter recebido documentos que garantiam a vinda de Manafá para o Rio de Janeiro. Assim, com essa “confirmação do Granada, o clube carioca fez o anúncio do lateral-direito português, que assinou um contrato válido até o fim de 2025.
Mas o dono do Granada, o chinês Jiang Lizhang, não teria assinado o documento da transferência do jogador. O dirigente do clube espanhol teria tentado mudar alguns termos do acordo, o que não foi bem visto pelo Botafogo. Agora, é o clube de John Textor, insatisfeito com a postura dos espanhóis, que pode desistir da transferência de Manafá.
Na terça-feira, quando o Botafogo anunciou a contratação de Manafá, o Granada e nem sequer o próprio lateral-direito se pronunciaram sobre o suposto acordo entre as partes. Agora, em meio a este imbróglio, a diretoria do Glorioso também prefere não se pronunciar publicamente até resolver a situação com o Granada – independente de qual será a decisão final em relação ao lateral português.
Lateral-direita era prioridade do Botafogo
Em meio a reformulação do elenco para 2024, a lateral-direita era uma das prioridades do Botafogo. Com a saída de Di Plácido, que voltou ao Lanús, e com Rafael ainda se recuperando de lesão, o técnico Tiago Nunes contava apenas com o jovem Mateo Ponte como jogador de ofício para a posição no elenco. No entanto, o uruguaio está com a seleção do seu país em preparação para o Pré-Olímpico, que acontece entre o dia 20 de janeiro e 11 de fevereiro, na Venezuela. Na estreia nesta temporada, por exemplo, contra o Madureira, pelo Campeonato Carioca, Tiago Nunes improvisou o atacante Victor Sá pelo lado direito do campo. Assim, havia uma expectativa de Manafá chegar para ser titular do time.
Manafá era desejo antigo do Botafogo
Esta não é a primeira vez em que Manafá entrou no radar do Botafogo. No meio de 2023, o Glorioso também tentou a contratação do lateral-direito. Na época, com lesão de Rafael e com apenas Di Placido no clube, a diretoria procurava mais uma opção para a posição. No entanto, Manafá optou por seguir na Europa e fechou com o Granada, enquanto o Botafogo contratou o jovem Mateo Ponte, que teve poucos minutos em campo. JP e Tchê Tchê chegaram a atuar improvisados na lateral durante o segundo semestre.