Botafogo anuncia o português Manafá e chega a dez estrangeiros no elenco
Com a chegada do lateral-direito Wilson Manafá, que estava no Granada, o Botafogo aumentou ainda mais a legião estrangeira no elenco para 2024

O Botafogo segue aumentando a sua legião de estrangeiros. Nesta terça-feira, o Glorioso anunciou a chegada do lateral-direito Wilson Manafá. O português de 29 anos, que estava no Granada, da Espanha, assinou um contrato válido até o fim de 2025. Com o novo reforço para a temporada, o Glorioso tem, agora, dez jogadores de fora do Brasil no elenco principal.
Manafá é o terceiro estrangeiro contratado nesta janela de transferências. Antes dele, chegaram o zagueiro argentino Alexander Barboza, que foi apresentado nesta terça-feira, e o atacante Jefferson Savarino. O venezuelano, que estava no Real Salt Lake, dos Estados Unidos, ainda vai desembarcar no Brasil, assim como o português.
Os estrangeiros do Botafogo
- Gatito Fernández (goleiro, Paraguai)
- Alexander Barboza (zagueiro, Argentina)
- Bastos (zagueiro, Angola)
- Mateo Ponte (lateral-direito, Uruguai)
- Wilson Manafá (lateral-direito, Portugal)
- Jacob Montes (meia, Nicarágua)
- Diego Hernández (atacante, Uruguai)
- Savarino (atacante, Venezuela)
- Matías Segovia (atacante, Paraguai)
- Valentín Adamo (atacante, Uruguai)
Dos dez estrangeiros, Mateo Ponte e Diego Hernández tiveram pouco minutos em campo durante 2023. Já Valentín Adamo e Jacob Montes não chegaram nem sequer a serem utilizados no time principal. Além destes, o Botafogo também conta no seu elenco, por enquanto, com o zagueiro argentino Victor Cuesta. Titular no último ano, ele está fora dos planos para esta nova temporada. O Glorioso tenta negociar o jogador.
Manafá é do BOTAFOGO! ??⚽
Lateral-direito de 29 anos é o novo reforço do Fogão para temporada 2024. Atleta é aguardado no Rio de Janeiro para a realização dos exames. Seja bem-vindo ao Mais Tradicional, Wilson Manafá! ??? #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/CRxHzLJDbK
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 16, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Quantos estrangeiros o Botafogo pode utilizar?
Na última segunda-feira, o Botafogo recebeu uma boa notícia em relação ao número de jogadores estrangeiros. A Ferj retirou o limite de estrangeiros que podem ser inscritos no Campeonato Carioca e aumentou para sete o número máximo de jogadores de fora do Brasil que podem ser relacionados para as partidas, igualando a regra com o que é feito pela CBF na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Ainda assim, o clube teria que “selecionar” esses sete atletas a cada jogo.
Na Copa Libertadores, que o Botafogo também vai disputar nesta temporada, não há limite de jogadores estrangeiros em campo.
Lances de Wilson Manafá na tela! Hora de conferir um pouco do novo lateral alvinegro! ⚽️? #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/pvhg9GdbcH
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 16, 2024
Manafá chega para ser titular no Botafogo
Apesar de ter disputado poucos jogos nas últimas temporadas, Manafá chega ao Botafogo para, – quem sabe? – resolver o problema da lateral-direita. Com a saída de Di Plácido, que voltou ao Lanús, e com Rafael ainda se recuperando de lesão, o técnico Tiago Nunes contava apenas com o jovem Mateo Ponte como jogador de origem para a posição no elenco. No entanto, o uruguaio ainda está com a seleção do seu país em preparação para o Pré-Olímpico, que acontece entre o dia 20 de janeiro e 11 de fevereiro, na Venezuela. O meio-campista Tchê Tchê também pode ser improvisado na lateral.
Assim, a lateral-direita era uma das prioridades do Botafogo para esta temporada. E Manafá já estava no radar do clube deste o último ano. No meio de 2023, o Glorioso também tentou a contratação do lateral-direito. Na época, com lesão de Rafael e com apenas Di Placido no clube, a diretoria procurava mais uma opção para a posição. No entanto, Manafá optou por seguir na Europa e fechou com o Granada, enquanto o Botafogo contratou o jovem Mateo Ponte, que teve poucos minutos em campo.
Antes de retomar as negociações com Manafá, o Botafogo tentou outros dois jogadores para a posição. Leonardo Godoy, do Estudiantes, que acabou fechando com o Athletico-PR, e Luis Advíncula, do Boca Juniors. Com o segundo, o clube não chegou a um acordo com os argentinos.