Brasil

Botafogo anuncia o português Manafá e chega a dez estrangeiros no elenco

Com a chegada do lateral-direito Wilson Manafá, que estava no Granada, o Botafogo aumentou ainda mais a legião estrangeira no elenco para 2024

O Botafogo segue aumentando a sua legião de estrangeiros. Nesta terça-feira, o Glorioso anunciou a chegada do lateral-direito Wilson Manafá. O português de 29 anos, que estava no Granada, da Espanha, assinou um contrato válido até o fim de 2025. Com o novo reforço para a temporada, o Glorioso tem, agora, dez jogadores de fora do Brasil no elenco principal.

Manafá é o terceiro estrangeiro contratado nesta janela de transferências. Antes dele, chegaram o zagueiro argentino Alexander Barboza, que foi apresentado nesta terça-feira, e o atacante Jefferson Savarino. O venezuelano, que estava no Real Salt Lake, dos Estados Unidos, ainda vai desembarcar no Brasil, assim como o português.

Os estrangeiros do Botafogo

  • Gatito Fernández (goleiro, Paraguai)
  • Alexander Barboza (zagueiro, Argentina)
  • Bastos (zagueiro, Angola)
  • Mateo Ponte (lateral-direito, Uruguai)
  • Wilson Manafá (lateral-direito, Portugal)
  • Jacob Montes (meia, Nicarágua)
  • Diego Hernández (atacante, Uruguai)
  • Savarino (atacante, Venezuela)
  • Matías Segovia (atacante, Paraguai)
  • Valentín Adamo (atacante, Uruguai)

Dos dez estrangeiros, Mateo Ponte e Diego Hernández tiveram pouco minutos em campo durante 2023. Já Valentín Adamo e Jacob Montes não chegaram nem sequer a serem utilizados no time principal. Além destes, o Botafogo também conta no seu elenco, por enquanto, com o zagueiro argentino Victor Cuesta. Titular no último ano, ele está fora dos planos para esta nova temporada. O Glorioso tenta negociar o jogador.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Quantos estrangeiros o Botafogo pode utilizar?

Na última segunda-feira, o Botafogo recebeu uma boa notícia em relação ao número de jogadores estrangeiros. A Ferj retirou o limite de estrangeiros que podem ser inscritos no Campeonato Carioca e aumentou para sete o número máximo de jogadores de fora do Brasil que podem ser relacionados para as partidas, igualando a regra com o que é feito pela CBF na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Ainda assim, o clube teria que “selecionar” esses sete atletas a cada jogo.

Na Copa Libertadores, que o Botafogo também vai disputar nesta temporada, não há limite de jogadores estrangeiros em campo.

Manafá chega para ser titular no Botafogo

Apesar de ter disputado poucos jogos nas últimas temporadas, Manafá chega ao Botafogo para, – quem sabe? – resolver o problema da lateral-direita. Com a saída de Di Plácido, que voltou ao Lanús, e com Rafael ainda se recuperando de lesão, o técnico Tiago Nunes contava apenas com o jovem Mateo Ponte como jogador de origem para a posição no elenco. No entanto, o uruguaio ainda está com a seleção do seu país em preparação para o Pré-Olímpico, que acontece entre o dia 20 de janeiro e 11 de fevereiro, na Venezuela. O meio-campista Tchê Tchê também pode ser improvisado na lateral.

Assim, a lateral-direita era uma das prioridades do Botafogo para esta temporada. E Manafá já estava no radar do clube deste o último ano.  No meio de 2023, o Glorioso também tentou a contratação do lateral-direito. Na época, com lesão de Rafael e com apenas Di Placido no clube, a diretoria procurava mais uma opção para a posição. No entanto, Manafá optou por seguir na Europa e fechou com o Granada, enquanto o Botafogo contratou o jovem Mateo Ponte, que teve poucos minutos em campo.

Antes de retomar as negociações com Manafá, o Botafogo tentou outros dois jogadores para a posição. Leonardo Godoy, do Estudiantes, que acabou fechando com o Athletico-PR, e Luis Advíncula, do Boca Juniors. Com o segundo, o clube não chegou a um acordo com os argentinos.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo