Com reforços, Botafogo pode mudar praticamente meio time titular para 2024
Com cinco reforços contratados e na espera por mais jogadores, o Botafogo vai mudar a base do time titular que ficou marcada pelo fracasso no Brasileiro de 2023
O Botafogo ainda está ativo no mercado de transferências e vai fazer mais contratações de olho na temporada de 2024. Mas, até o momento, com os reforços já contratados, o clube e o torcedor já vivem a expectativa de ter praticamente meio time diferente em relação a equipe que ficou marcada pelo fracasso no último Campeonato Brasileiro. E a base do time pode mudar ainda mais.
Até o momento, o Botafogo anunciou a contratação de cinco jogadores: o goleiro John, os zagueiro Lucas Halter e Alexander Barboza, e os atacantes Jeffinho e Savarino. Todos eles chegam com status de titular ou, ao menos, com boas chances de assumirem uma vaga entre os onze iniciais do time do técnico Tiago Nunes.
Além disso, como mostrou a Trivela, agora o Botafogo tem como prioridade a contratação de um lateral-direito que chegue para ser titular. Assim, o Glorioso poderia chegar a seis mudanças na equipe em relação ao “time-base” do clube na disputa do Campeonato Brasileiro de 2023.
Defesa será praticamente toda reformulada em 2024
Apesar de algumas mudanças promovidas por Tiago Nunes nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Botafogo teve uma base que foi mantida praticamente toda a competição em 2023, com Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas; Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares.
Três desses jogadores que atuaram com frequência no último ano já tiveram suas saídas confirmadas pelo Botafogo. Lucas Perri e Adryelson foram vendidos ao Lyon, da França, enquanto o lateral-direito Di Plácido não teve o contrato renovado e retornou ao Lanús, da Argentina. Além deles, o zagueiro Cuesta também está perto de deixar o clube. Por opção da diretoria de futebol, o Botafogo vai tentar negociar o argentino, que tem contrato com o clube até o fim de 2024. Dessa forma, praticamente toda a linha defensiva da equipe vai mudar, incluindo o goleiro. Apenas na lateral-esquerda o Glorioso segue com as mesmas opções: Marçal e Hugo.
No ataque, reforços aumentam briga por posição
No ataque, Jeffinho e Savarino vão brigar por posição com Victor Sá, Júnior Santos, Segovinha e Diego Hernández. O venezuelano, segunda contratação mais cara da história do clube, chega com status de titular e tem qualidade para superar Júnior Santos na briga pela vaga no lado direito do ataque. Na esquerda, Victor Sá terminou bem 2023, mas Jeffinho chega com boas expectativas pelo que apresentou no Botafogo na sua primeira passagem pelo clube.
No setor ofensivo, o Botafogo teve as saída de Luís Henrique e Diego Costa. Ambos tinham contrato até o fim de 2023 e não seguem no clube. As chegadas de Jeffinho e Savarino aumentam a força do elenco nas opções pelo lados do campo, o Glorioso ainda precisa encontrar uma boa reposição para Tiquinho Soares. Em 2023, com problemas físicos, o camisa 9 terminou a temporada em baixa, mas ainda é a principal aposta do clube para o ataque nesta nova temporada.
Como o time do Botafogo pode ser escalado em 2024
Com o atual elenco do Botafogo, incluindo os reforços já anunciados, já é possível especular como o time pode ser escalado pelo técnico Tiago Nunes. Se continuar no mesmo esquema que foi mais utilizado pelo clube em 2023, a equipe pode ter essas cinco novidades.
No entanto, ainda há a dúvida sobre a lateral-direita. Sem Di Plácido e com Rafael ainda se recuperando de lesão, o jovem Mateo Ponte é a única opção de lateral-direito de ofício para a posição. Mas, aos 20 anos, ele não deve ser a principal opção do clube para a posição. Assim, Tchê Tchê pode ser improvisado no lugar. Nesse caso, Danilo Barbosa, que terminou bem a última temporada, pode entrar no meio.
O “time-base” do Botafogo pode ter: John; Tchê Tchê (Mateo Ponte), Lucas Halter, Barboza e Marçal; Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Eduardo; Savarino, Jeffinho (Victor Sá) e Tiquinho Soares.
Atualmente, o Botafogo faz a pré-temporada em Itu, no interior de São Paulo, e volta para o Rio de Janeiro na próxima semana. O clube estreia no Campeonato Carioca na próxima quarta-feira (17), às 19h (horário de Brasília), contra o Madureira, no Nilton Santos.