Botafogo faz bom negócio com o provável retorno de Jeffinho, dentro e fora de campo
Jeffinho tem tudo para retornar ao grande nível com a confiança do torcedor do Botafogo, e chega ao clube sem custos adicionais
O Botafogo está muito próximo de repatriar um dos seus maiores destaques desse início de comando de John Textor. Trata-se do atacante Jeffinho, de 23 anos, que se transferiu para o Lyon após excelente temporada em 2022, quando foi peça importante na campanha de ascensão do Alvinegro na Série A. A contratação visa a Libertadores, competição mais importante da América e sonho da torcida.
Como o Lyon é um dos clubes que integra a Eagle Football Holding, rede multiclubes de John Textor, a negociação é de fácil acesso para o Botafogo. Jeffinho retornaria à General Severiano por empréstimo de um ano, sem custos para o Glorioso. A informação é do jornalista Thiago Franklin, do Canal do TF, e foi confirmada pela Trivela.
Jeffinho voou alto em 2022
O atacante foi um dos principais responsáveis pela recuperação do Botafogo na reta final de 2022. Não é como se ele já não viesse jogando bem, pelo contrário, era um jogador insinuante em meio a um time engessado no início da “Era Luís Castro”, mas, depois que o coletivo se acertou, Jeffinho pôde fazer aquilo que faz de melhor. Os dribles encantaram não só a torcida do Glorioso, mas todas.
A jovem promessa terminou o Brasileirão em segundo no quesito dribles e terminou o ano com cinco participações diretas em gol, em 26 partidas. Ele não conseguiu o prêmio de revelação do torneio, que ficou com o jovem Endrick, antes mesmo de despontar como nesta temporada. À época, Jeffinho confirmou a expectativa por conhecer novos lugares e teve gratidão pelo Botafogo. O próximo passo seria a Europa.
— Estou muito feliz por tudo que vem acontecendo na minha vida. Eu vim para jogar no sub-23, meu último ano, estava bem chateado porque nem sabia se o Brasileiro (Aspirantes) iria acontecer, mas Deus sabe o que faz, vim para cá e graças a Deus estou jogando muito bem, meus companheiros e a comissão têm me ajudado bastante e me dado confiança. É um ano diferente, numa tinha jogado um Campeonato Brasileiro, e com essa possibilidade de disputar a Libertadores, estou muito empenhado, quero conhecer outros lugares — contou ao FogãoNET.
Atacante retorna após altos e baixos no Lyon
O momento do retorno, no entanto, é de oscilação. Jeffinho começou com tudo no Lyon, tendo marcado logo na estreia e ajudado a equipe com mais um gol em 10 partidas, ainda que alternasse entre a titularidade e a reserva. A nova temporada trouxe mais incertezas para Jeffinho e, mesmo que já tenha duas participações em bolas na rede, é utilizado em apenas 30 minutos em média por partida.
Curiosamente, esse é o fator que pode fazer com que a negociação dê tão certo. Jeffinho foi vendido por 10 milhões de euros, cerca de R$ 55 milhões na época, com possibilidade de mais R$ 13,8 milhões em bônus, e está retornando de graça. Claro que a nova comissão técnica precisará recuperar sua confiança, mas, se voltar ao nível de 2022, o Botafogo terá um excelente jogador nas mãos à baixo custo.
Mazzuco já havia sondado a situação
O interesse do Botafogo em Jeffinho não é de hoje. Querido pela torcida, o atacante e seu estafe conversam constantemente com André Mazzuco, executivo de futebol do Glorioso, e foi por aí que a negociação começou a tomar o rumo do final feliz. Ciente do interesse do departamento, John Textor agiu nos bastidores e conseguiu alinhar o retorno.