Embalou? Jeffinho decidiu no fim, o Lyon venceu o Monaco fora de casa e deixou a lanterna da Ligue 1
Em jogo com poucas emoções, Lyon consegue gol salvador nos minutos finais e emplaca segunda vitória consecutiva na Ligue 1

Nesta sexta-feira (15), Monaco x Lyon abriram a 16ª rodada da Ligue 1 e fizeram um jogo chato, monótono e fraco tecnicamente falando. Atuando em casa, no Estádio Louis II, a equipe do técnico Adi Hütter até foi melhor, contudo parou na excelente atuação do goleiro Anthony Lopes e acabou castigada nos minutos finais. Em seu primeiro toque na bola ao entrar em campo, Jeffinho decidiu, fez o único gol da partida e deu uma importante vitória aos visitantes.
Com o triunfo, o Lyon foi a 13 pontos, deixou a lanterna e assumiu a 16ª colocação ao menos de maneira provisória, já que Clermont e Lorient ainda jogam na rodada. O Monaco, por sua vez, estacionou nos 30 pontos e perdeu a oportunidade de dormir na vice-liderança.
Como foi a vitória do Lyon sobre o Monaco
O início de jogo foi marcado por estudo e cautela. As duas equipes começaram em ritmo lento, porém atentas na marcação. Precisando desesperadamente da vitória, o Lyon foi quem chegou com perigo pela primeira vez. Aos 10′, Ernest Nuamah cobrou falta perto da quina direita da área e mandou por cima da meta. No lance seguinte, a resposta do Monaco. Os visitantes saíram jogando errado e Maghnes Akliouche retomou a posse no meio-campo. Balogun passou livre entre os defensores, recebeu belo passe do camisa 21 e finalizou, obrigando Anthony Lopes a fazer boa defesa.
Erros técnicos, passes errados e pouquíssima inspiração. Essa tem sido a tônica da temporada do Lyon, mas não a do Monaco… A equipe mandante não conseguiu se impor diante do lanterna e decepcionou seu torcedor na etapa inicial. Com exceção de novo arremate de Balogun e um chute colocado de Akliouche, ambos defendidos por Lopes, o então terceiro colocado da Ligue 1 pouco incomodou o rival.
A expectativa para a segunda etapa era de uma partida mais aberta e com menos erros técnicos. Aos 7′, Camara tabelou com Akliouche e soltou petardo de fora da área. Lopes voou, não achou nada e a bola explodiu na trave. Quase o primeiro gol do Monaco e um indício de que o jogo melhoraria. Com 10′ no relógio, Lacazette respondeu na mesma moeda e mostrou que o Lyon não estava morto, apesar de ter voltado mal do intervalo. O camisa 10 e homem-gol da equipe arriscou finalização de longa distancia e parou em Philipp Köhn, que encaixou sem sustos.
Aos 21′, Balogun teve mais uma chance. Após bate rebate na área do Lyon, a bola se ofereceu a Youssouf Fofana, que chutou mascado e, sem querer, serviu o companheiro. O atacante norte-americano arrematou de primeira e acabou abafado por Lopes. A pressão continuou. Os donos da casa tentaram incessantemente a vitória e criaram para isso. Mas a graça do futebol é justamente sua imprevisibilidade. Dito isso, quem acabou abrindo o placar foi o Lyon.
Aos 40′, Tino Kadewere acionou Maitland-Niles no lado direito e recebeu de volta já na grande área. O camisa 11 levantou a cabeça e enxergou Jeffinho livre. Praticamente da marca do pênalti, o brasileiro só teve o trabalho de completar para a meta e balançar as redes. Uma curiosidade interessante é que os três jogadores que participaram da jogada do gol entraram em campo no segundo tempo.
Segunda vitória seguida do Lyon e três pontos para lá de importantes na luta contra o rebaixamento. O heptacampeão francês respira!
Estatísticas de Monaco 0 x 1 Lyon – Ligue 1 2023/24
- Posse de bola: 60% x 40%
- Faltas: 13 x 12
- Chutes: 19 x 5
- Chutes no gol: 4 x 2
Próximos jogos do Monaco
- Toulouse x Monaco – Ligue 1 – 20/12
- Lens x Monaco – Copa da França – 07/01
- Monaco x Reims – Ligue 1 – 13/01
Próximos jogos do Lyon
- Lyon x Nantes – Ligue 1 – 20/12
- Pontarlier x Lyon – Copa da França – 07/01
- Le Havre x Lyon – Ligue 1 – 13/01