Brasil

Botafogo completa um mês com interino: como está a procura por um técnico?

Depois da demissão de Tiago Nunes, o Botafogo está com o auxiliar técnico Fábio Matias há um mês no comando do time, enquanto procura um novo treinador para a equipe

A pouco mais de dez dias da estreia na fase de grupos da Copa Libertadores, o Botafogo segue em busca de um treinador para o time. Nesta sexta-feira (22), o clube completou um mês sob o comando do interino Fábio Matias, que foi importante para levar o clube para a fase de grupos da competição continental e vem fazendo um bom trabalho, mas que não deve ser efetivado no cargo. O Glorioso já traçou um perfil do técnico que deseja ter no time profissional, mas trata o assunto com cautela.

O Botafogo está sem técnico efetivo desde a demissão de Tiago Nunes, que deixou o clube após o empate em 1 a 1 com o Aurora, da Bolívia, no jogo de ida da segunda fase da Copa Libertadores. Naquela semana, no fim de fevereiro, o então treinado já havia se envolvido em polêmica ao dizer que jogadores do Botafogo teriam pedido para ficar fora de alguns jogos devido à carga emocional que carregavam desde 2023 — depois, Tiago Nunes tentou consertar o que foi dito, mas a polêmica já havia se tornado pública.

Desde então, o time passou a ser comandado por Fábio Matias, auxiliar técnico permanente do clube. E o interino deu conta do recado. O Botafogo está invicto no período, com seis vitórias e um empate em sete jogos. Durante esse mês, além de passar pelo Aurora, da Bolívia, com uma goleada histórica no Nilton Santos, o Botafogo também eliminou o Red Bull Bragantino para chegar na fase de grupos da Copa Libertadores.

No Campeonato Carioca, Fábio Matias venceu os dois jogos da Taça Guanabara, incluindo o clássico com o Fluminense, mas não foi suficiente para classificar o time para as semifinais. Na Taça Rio, o Botafogo se classificou para a final com o Boavista.

Números de Fábio Matias no Botafogo

  • Jogos: 7
  • Vitórias: 6
  • Empates: 1
  • Derrotas: 0
  • Gols marcados: 19
  • Gols sofridos: 6
  • Aproveitamento: 90,4%

Como está a procura do Botafogo por um novo técnico

Apesar do bom desempenho de Fábio Matias no comando do time, o Botafogo não pensa, neste momento, na efetivação do auxiliar técnico. O profissional é bem avaliado e constantemente elogiado, mas o clube procura um técnico experiente para comandar o time neste retorno à Copa Libertadores. John Textor tem comando este processo e já avalia alguns nomes, que, é claro, são mantidos em sigilo. O clube tenta usar a pausa da Data Fifa para intensificar esta busca.  Em recente entrevista, o CEO do clube, Thairo Arruda, falou sobre esta procura por um novo técnico.

— O Fábio Matias deu uma dor de cabeça positiva para a gente. A gente tem feito um processo de construção desse nome que a gente busca no mercado. Em dois dias apenas, depois que o Tiago Nunes saiu, tivemos mais de 50 indicações. É muito difícil chegar no nome ideal. Basicamente, o que a gente pensa é qual nome se encaixa no nosso elenco. Senão, a gente tem que trocar o elenco em função de troca de treinador, que não é bem o ideal. Qual é o treinador que vai poder extrair o máximo do nosso elenco? Essa é a questão principal na escolha do técnico – afirmou Thairo Arruda ao ge.

Qual o perfil de técnico procurado pelo Botafogo?

Na mesma entrevista, Thairo Arruda afirmou que Textor tem um perfil traçado de treinador que ele busca para o Botafogo. Apesar de dizer que a nacionalidade não é um fator determinante, ele deixou claro que o empresário americano gosta da “escola europeia”.

— O John (Textor) gosta muito da escola europeia de treinadores, até para trazer essa mentalidade do futebol bonito europeu, toque de bola, e sair um pouco desse modo brasileiro de jogar, chutões. Ele gosta muito de posse de bola, jogo agressivo. Nacionalidade não é o importante. Há treinadores bons em qualquer lugar. É mais o estilo de jogo, e gente está buscando um treinador com esse perfil – disse Thairo.

Essa preferência de Textor pela “escola europeia” já ficou clara nas suas primeiras escolhas no comando do Botafogo. Foi o empresário quem decidiu pelos nomes dos portugueses Luís Castro e Bruno Lage. Já Tiago Nunes chegou ao Botafogo por indicação do agora ex-diretor de futebol André Mazzuco.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo