Brasil

Atlético-MG inicia Campeonato Mineiro visando feito histórico após mais de 40 anos

Atlético busca o pentacampeonato do Mineiro, algo que não acontece desde que o próprio clube conseguiu esse feito na década de 80

O Atlético-MG entra em campo pela primeira vez em 2024 nesta quarta-feira (24), na estreia do Campeonato Mineiro, contra o Patrocinense. Tetracampeão, o Galo tem a chance de alcançar um feito histórico no estadual, que não acontece há mais de 40 anos, quando ele mesmo conseguiu. O Alvinegro entra, mais uma vez, como favorito ao título.

Campeão em 2020, 2021, 2022 e 2023, o Atlético entra no estadual como favorito para conquistar mais um título. O América, que foi o time que tentou fazer frente nos últimos anos, foi rebaixado no Campeonato Brasileiro e perdeu forças. O Cruzeiro, que segue sua reconstrução após três anos na Série B, ainda não está no nível do Galo em qualidade do time. Por isso, o Alvinegro é quem tem mais chances de conquistar a taça pela quinta vez seguida, o que seria histórico.

Há 42 anos, em 1982, o próprio Atlético, com o histórico time formado por João Leite, Nelinho, Luizinho, Toninho Cerezo, Reinaldo, Éder e companhia, se tornava o último clube a vencer o Campeonato Mineiro em cinco edições seguidas (1978/79/80/81/82). Desde então, ninguém mais conseguiu. Naquela época, o esquadrão atleticano ainda garantiu o hexa, vencendo também a competição em 1983.

Agora, em 2024, o Atlético tem a chance de repetir o seu feito e chegar ao 49° título estadual. Dos jogadores do atual elenco, apenas quatro podem se dizer penta do Mineiro: o goleiro Matheus Mendes, os laterais Mariano e Guilherme Arana, e o zagueiro Igor Rabello. Mas quem chegou depois deles e venceu menos, também quer alcançar esse momento histórico para o clube, como o atacante Paulinho.

– A gente sabe que é uma oportunidade tanto. Todo ano o Galo entra com a pressão de conquistar algo grande. Com certeza será histórico se conquistarmos esse penta depois de todos os anos. Vamos trabalhar para isso — afirmou o atacante.

A caminhada do Atlético começa às 21h30 desta quarta, em Patrocínio, contra o Patrocinense. O Galo ainda terá pela frente, na primeira fase: Democrata-GV, Cruzeiro, Athletic, Tombense, Itabirito, América e Ipatinga. Depois, caso classificado, precisa passar por dois jogos nas semifinais e mais dois nas finais para chegar assim ao penta.

Quem entende muito de pentacampeonato é o técnico Felipão, penta com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002. Esse pode ser o último ano da carreira do experiente e vitorioso treinador. No Mineiro, ele busca o primeiro título – e Paulinho quer ajudá-lo a conseguir.

Atlético terá time (quase) completo na estreia

Por ser fora de casa e demandar uma viagem “longa”, com trajetos de avião e ônibus, criou-se uma dúvida se o Atlético mandaria para Patrocínio (que fica a mais de 400km de BH) todos os seus titulares. Mas, como Felipão mesmo disse em sua primeira coletiva no ano, a ideia é utilizar os melhores sempre que possível. Assim, o treinador relacionou os principais jogadores que estavam à disposição para a estreia na temporada, com direito a Hulk e Paulinho, mas sem Scarpa.

Com os relacionados e o time considerado titular que Felipão mandou a campo no jogo-treino contra o Ipatinga no último sábado (20), o Atlético deve começar com: Everson; Saravia, Jemerson, Mauricio Lemos e Arana; Otávio, Edenilson e Igor Gomes; Pavón, Paulinho e Hulk. Dessa forma, ele altera a formação que fez sucesso em 2023, adicionando Pavón na (não mais) dupla Hulk-Paulinho.

Desfalques importantes

Dentre os relacionados, o primeiro nome que o torcedor procurou foi de Gustavo Scarpa, recém-contrato e que chegou sob muita empolgação. No entanto, o jogador ainda não está liberado para atuar. Isso porque ele chegou ao clube após passagem pelo futebol europeu se recuperando de uma lesão no ligamento colateral medial, como informou o preparador físico, Cristiano Nunes à Rádio 98. Por conta disso, ele segue em preparação física, mas não está no DM, ou seja, é questão de tempo para poder estrear.

Assim como Scarpa, ficam de foram o lateral Mariano, o zagueiro Bruno Fuchs e o meia Zaracho. Nenhum deles está lesionado, mas trabalham a parte física depois de lesões e problemas físicos no fim de 2023. Quem também está de fora é o jovem atacante Isaac, que está em fim de contrato e deve reforçar o Coritiba, como informou a Trivela.

Vargas fora dos planos e relacionado?

Se o nome de Scarpa fora da relação chamou atenção, teve um outro que estava na lista e chamou mais atenção ainda: Eduardo Vargas. O chileno está fora dos planos do Atlético para a temporada, depois de um 2023 bem conturbado e abaixo do normal. Mesmo assim, ele segue treinando normalmente com o elenco e participou do jogo-treino contra o Ipatinga, onde marcou um dos gols da vitória.

Diante do cenário, com nenhum clube avançando pela contratação dele (Vasco e Universidad de Chile fizeram consultas), Vargas foi relacionado por Felipão e estará à disposição do treinador. Depois do gol no jogo-treino e as imagens da pré-temporada, ele dividiu a torcida, com metade pedindo que ele receba uma nova chance e a outra não querendo vê-lo nem pintado de ouro.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo