Brasil

Atlético-MG só vai ao interior duas vezes no estadual, e vai encontrar estádios que prometem melhor estrutura

O torcedor do interior quase não verá o Atlético em 2024, mas o clube deve encontrar estádios que prometem estarem em melhor condição

Os campeonatos estaduais são, quase sempre, a única oportunidade que alguns torcedores do interior têm de ver seus times do coração que são das capitais. Mas o Campeonato Mineiro parece não ligar muito pra isso, e os times de Belo Horizonte vão pouco ao interior do estado. O Atlético-MG, por exemplo, só fará dois jogos para esses torcedores, mas em estádios que prometem melhor estrutura.

A estreia do Atlético no Campeonato Mineiro será justamente um dos dois jogos que o clube fará no interior. Na quarta-feira (24), às 21h30, o Galo encara o Patrocinense, em Patrocínio (a mais de 400km de BH), no Estádio Pedro Alves do Nascimento. O local, inaugurado em 1992, tem capacidade para mais de oito mil torcedores. Para a competição em 2024, a prefeitura garantiu que fez melhorias, como reformas nos vestiários, pinturas, iluminação e, claro, no gramado.

Os gramados dos estádios fora da capital mineira foram, inclusive, uma pauta que gerou discussão nos últimos anos, com muitas críticas de Ronaldo desde que ele assumiu o Cruzeiro. O gestor da SAF cruzeirense, inclusive, já criticou o campo do Pedro Alves, em 2022:

A Federação Mineira de Futebol então fez vistorias nos estádios antes da competição e, os que não estavam no padrão, a própria FMF passou a cuidar para tê-los em melhor estado.

O Galo no Pedro Alves

As informações de jogos do Atlético no Pedro Alves divergem em alguns sites. A Trivela conseguiu encontrar três jogos do Alvinegro no estádio, todos contra o Patrocinense. O primeiro, em 1992, ano da inauguração, foi um amistoso que terminou com vitória dos donos da casa por 1 a 0.

Os dois últimos aconteceram pelo Campeonato Mineiro. Em 1994, eles empataram em 2 a 2 na primeira fase da competição. Já em 2019, o Atlético levou a melhor ao vencer por 1 a 0. Em 2021, era pra ter ocorrido outro jogo no Pedro Alves, mas devido à pandemia da covid-19, a partida foi transferida para o Independência, onde era mais seguro realizá-lo.

Atlético de volta a São João del-Rei

A outra partida que o Atlético irá fazer no interior de Minas Gerais vai acontecer na 4ª rodada do Mineiro, na quinta (8/2), às 21h30, contra o Athletic, em São João del-Rei (a 187km de BH), no Estádio Joaquim Portugal. Esse jogo tem uma peculiaridade, pois iria acontecer no sábado (10) de carnaval, mas devido ao feriado, o Galo não conseguiu hospedagem para o dia do jogo e por isso ele foi alterado. Oficialmente, a mudança ocorreu por pedido da TV Globo, dona dos direitos de transmissão.

Em São João del-Rei, o Atlético vai reencontrar o Athletic, clube de Minas Gerais com maior ascensão nos últimos anos, que bateu de frente com o Galo na semifinal do último estadual, fazendo jogo duro e quase conseguindo tirar o time de Hulk e Paulinho da final.

Para 2024, o Joaquim Portugal passou por reformas importantes, que alteraram inclusive a sua capacidade, visando a ascensão do Athletic e a disputa da Série C nesta temporada. O estádio passou da possibilidade de receber até 2400 torcedores para agora poder receber até seis mil. Melhorias também foram feitas em áreas que já existiam, além do gramado.

O Galo no Joaquim Portugal

Para o Galo, será o sétimo jogo no Estádio Joaquim Portugal, tendo um histórico de quatro vitórias, um empate e duas derrotas. No ano passado, o Galo foi até lá na semifinal, como citado, e acabou derrotado por 1 a 0. Antes disso, foi lá oficialmente apenas uma outra vez, vencendo os donos da casa em 2021.

Interior vai ver os principais craques do Atlético?

Além de receber poucos jogos, o interior de Minas Gerais pode ainda nem ver os principais nomes do Atlético. Isso porque na estreia, por exemplo, o Galo pode poupar jogadores, já que é uma viagem longa e desgastante, além do clube ainda estar em pré-temporada, que vai até a estreia em casa, no domingo (28). Então, jogadores como Paulinho, Hulk e, principalmente, o recém-chegado Scarpa, podem estrear apenas no segundo jogo.

Já para o jogo contra o Athletic, é mais provável que os titulares viagem e joguem. Felipão afirmou no início da pré-temporada que não tem pretensão de poupar jogadores no estadual, a não ser que seja realmente necessário: “Não tenho a ideia de poupar A ou B, ou de gramado não ser bom, ou de experimentar jogadores. Vou colocar a equipe ideal no momento ideal, dependendo das condições dos atletas. Vamos jogar sempre com o que temos de melhor”.

O calendário do Atlético no Campeonato Mineiro

Além dos jogos no interior de Minas, o Atlético vai fazer outros dois na primeira fase como visitante. O primeiro, na rodada 6, será contra o Itabirito, time da região metropolitana de BH que mandará seus jogos no Independência. No entanto, contra o Galo, o clube vendeu o mando e a partida acontecerá no Mané Garrincha, em Brasília. Na rodada seguinte, o Alvinegro encara o América, aí sim no estádio do Horto.

  • Rodada 1: Patrocinense x Atlético – Quarta (24), às 21h30
  • Rodada 2: Atlético x Democrata-GV – Domingo (24), às 16h
  • Rodada 3: Atlético x Cruzeiro – Sábado (3), às 19h30
  • Rodada 4: Athletic x Atlético – Quinta (8), às 21h30
  • Rodada 5: Atlético x Tombense – Quinta (15), às 20h
  • Rodada 6: Itabirito x Atlético – Domingo (18), às 18h30
  • Rodada 7: América x Atlético – Sábado (24), às 16h30
  • Rodada 8: Ipatinga x Atlético – Sábado (2), às 16h30
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes da Trivela, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.
Botão Voltar ao topo