Brasil

A uma semana de estreia no Mineiro, Atlético-MG segue preparação e vê mudanças no calendário

Atlético mantém pré-temporada em dia visando o início da temporada, mas pode ter que mudar algumas coisas por alterações no calendário

Em exatamente uma semana o Atlético-MG estará entrando em campo pela primeira vez em 2024 para um jogo oficial, na estreia do Campeonato Mineiro, em Patrocínio, contra o Patrocinense. O Galo se prepara para a nova temporada com, até o momento, só uma novidade no time, e tem na manutenção do elenco seu principal trunfo. O clube vê ainda algumas mudanças de calendário que podem afetar essa preparação.

O Atlético voltou aos treinos no dia 8 de janeiro. Na reapresentação, a única (grande) novidade foi Gustavo Scarpa, que segue sendo um “reforço solitário” até o momento. O Galo trabalhou nesse período entre temporadas para manter seu elenco, que terminou 2023 muito bem. Todos os titulares foram mantidos e boa parte deles (além de outros) tiveram os contratos renovados.

Os atletas passaram por bastantes testes e atividades físicas, para preparem seus corpos para o sempre longo e cansativo calendário do futebol brasileiro, mas também já voltaram a trabalhar juntos no campo, com bola.

A preparação atleticana segue forte e vai se estender até o dia 28 de janeiro, dia do primeiro jogo como mandante, mesmo o clube fazendo sua estreia oficial no dia 24, como citado. Isso deixa no ar a possibilidade do clube começar o Campeonato Mineiro sem força máxima, até por ser um jogo fora de casa, com uma viagem longa e cansativa, mesmo com Felipão garantindo que ter usar os melhores sempre que possível: “Não tenho a ideia de poupar A ou B, ou de gramado não ser bom ou de experimentar jogadores. Vou colocar a equipe ideal no momento ideal, dependendo das condições dos atletas. Vamos jogar sempre com o que temos de melhor”, disse o treinador.

Até a estreia oficial, o Atlético vai fazer um jogo-treino contra o Ipatinga – que será adversário também na última rodada da primeira fase do Mineiro. O duelo preparatório vai acontecer no próximo sábado (20), às 15h, na Cidade do Galo. O Alvinegro busca seu 49° título estadual, o quinto seguido – algo que acontece desde a década de 80.

Scarpa ainda de fora

Como citado, Gustavo Scarpa é a principal e única contratação do Atlético para a temporada até o momento. O meia se apresentou junto com o resto do elenco atleticano, mas ainda não treinou com os novos companheiros em campo. Isso porque ele segue aprimorando sua parte física, já que vem de uma pequena lesão no joelho – que já está recuperado. Além disso, por não ter tido férias, recebe um tratamento diferente nesse início de ano.

Nas últimas imagens do Atlético, foi possível ver o jogador correndo em volta do campo e iniciando um trabalho com bola separado. Ou seja, não deve demorar para que ele se junte ao elenco: “Estou feliz e espero começar o quanto antes. Estou tendo um tratamento especial, pois vim de um meio de temporada. Não tive férias, então tem que ser uma pré-temporada mais cuidadosa. Espero em breve estar à disposição”, disse o meia em sua apresentação.

Mudanças no calendário podem afetar o Atlético

Antes mesmo do campeonato começar, o Atlético já viu duas alterações acontecerem em seus jogos, que podem afetar seus planos para esse início de temporada. O primeiro é na rodada 4 do Mineiro. O Galo iria encarar o Athletic no sábado (10) de carnaval, às 16h30, em São João del Rei. No entanto, a FMF anunciou que a partida agora acontecerá na quinta-feira (8), às 21h30, por pedido da TV Globo, detentora dos direitos. Mas a mudança também ocorre pelo Alvinegro simplesmente não ter conseguido hospedagem na cidade devido a alta demanda do carnaval.

Outra mudança, essa na rodada 6, pode afetar ainda mais os planos do Atlético. O adversário em questão é o Itabirito, estreante na primeira divisão e que será mandante. Inicialmente, o jogo seria no Independência, que é onde o time da região metropolitana de Belo Horizonte vai mandar seus jogos. No entanto, o Gato recebeu uma bela oferta e vendeu o mando de campo para Brasília. Essa mudança dá ao Galo uma necessidade de uma nova viagem, que pode desgastar os jogadores.

Outra mudança que aconteceu, mas essa de menor expressão com relação as outras, é no clássico contra o Cruzeiro, que vai acontecer na Arena MRV. Inicialmente marcado para o domingo (4), o duelo foi alterado para o sábado (3), às 19h30. Isso porque o Mineirão vai receber a Supercopa do Brasil entre Palmeiras e São Paulo no domingo.

O calendário do Atlético no Campeonato Mineiro

  • Rodada 1: Patrocinense x Atlético – Quarta (24), às 21h30
  • Rodada 2: Atlético x Democrata-GV – Domingo (24), às 16h
  • Rodada 3: Atlético x Cruzeiro – Sábado (3), às 19h30
  • Rodada 4: Athletic x Atlético – Quinta (8), às 21h30
  • Rodada 5: Atlético x Tombense – Quinta (15), às 20h
  • Rodada 6: Itabirito x Atlético – Domingo (18), às 18h30
  • Rodada 7: América x Atlético – Sábado (24), às 16h30
  • Rodada 8: Ipatinga x Atlético – Sábado (2), às 16h30
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo