Habemus artilheiro: Cruzeiro anuncia Juan Dinenno, esperança de gols para 2024
Juan Dinenno chega ao Cruzeiro com a missão de ser o homem-gol e acabar com o péssimo desempenho ofensivo que o clube teve em 2023
Depois de ter o pior ataque do Campeonato Brasileiro de 2023, o Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira (8) uma contratação que promete acabar com o problema de gols do time: o atacante Juan Dinenno. O argentino de 29 anos assina até o fim de 2026 e chega após grande passagem pelo Pumas-MEX, tendo o aval do novo treinador, Nicolás Lamarcón, que o enfrentou no futebol mexicano.
Juan Dinenno já estava acertado com o Cruzeiro desde o fim de 2023, com o próprio Lamarcón tendo confirmado a contratação antes mesmo de chegar ao clube. O centroavante chega para ser o homem-gol do Cruzeiro, algo que Gilberto não conseguiu ser em 2023 – inclusive tendo desabafado sobre isso também nesta segunda. No Pumas, ele disputou 147 partidas e marcou 60 gols, entrando no top 10 de maiores artilheiros do time mexicano. Como é desconhecido do futebol brasileiro, a Trivela fez uma análise completa sobre como joga o novo atacante cruzeirense.
Seu pedido é uma ordem, El Comandante! ?#FechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/KibABzVDrn
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) January 8, 2024
O ataque do Cruzeiro em 2023 foi o pior setor do time (com sobras), tendo marcado apenas 50 gols em 52 partidas, ou seja, média menor do que um gol por jogo. No Brasileirão, foi o pior setor ofensivo do campeonato, somando apenas 35 gols. Para 2024, o clube perdeu quem foi seu artilheiro no último ano, Bruno Rodrigues, que se acertou com o Palmeiras, mas coloca muita esperança em Dinenno para ele solucionar os problemas do último ano.
Carreira de Juan Dinenno
Cria do Racing, Dinenno, de 1,86m, estreou no time de Avellaneda em 2014, mas não teve muito espaço e acabou sendo emprestado aos clubes argentinos Temperley e Aldosivi para ganhar rodagem nos dois anos seguintes. Com números tímidos nas passagens, Juan retornou ao Racing para novamente ser cedido por empréstimo, desta vez para o futebol equatoriano.
A mudança pro Equador fez muito bem ao atacante, que finalmente começou a despontar com o potencial que prometia. Pelo Deportivo Cuenca, em 2017, marcou 21 gols e deu cinco assistências em 46 partidas. Retornou ao Racing e, em 2018, foi novamente emprestado pro futebol equatoriano, dessa vez ao tradicionalíssimo Barcelona, onde manteve sua média: marcou 17 gols e deu seis assistências em 42 partidas. Com o time de Guayaquil não exercendo o poder de compra, novamente Juan retornou para Avellaneda e novamente foi emprestado, dessa vez ao futebol colombiano, para o grande e tradicional Deportivo Cali.
Pelo Decano, El comandante brilhou, marcando 27 gols e dando seis assistências, em 55 partidas jogadas. Números excelentes que fizeram o clube colombiano comprar o seu passe, por 700 mil euros.
Só que os excelentes números não chamaram só a atenção dos colombianos, como também a dos mexicanos do Pumas, que um mês depois da aquisição feita pelo Deportivo Cali, chegaram na mesa com uma impressionante proposta de 4,2 milhões de euros. Esta foi irrecusável tanto para o time de Cali, quanto para o atleta, que se transferiu ao clube, onde viria a se tornar, como já dito antes, uma referência técnica para o ataque.
Dispensando comentários, “El Comandante” marcou 60 gols e deu 10 assistências em 147 jogos pelos Felinos, se tornando um xodó da torcida e um dos jogadores de maior destaque em solo mexicano.
E o Cruzeiro, que sofreu tanto com a falta de eficiência de seus atacantes em 2023, fecha com o goleador Juan Dinenno.
O argentino deixa o Pumas entre os 10 maiores artilheiros da história do clube, com 60 gols em 147 jogos.
Atacante que decide. ?pic.twitter.com/oJFlN1kyOO
— Tiro de Canto (@tirodicanto) December 27, 2023