Brasil

Arteta questiona convocação de Jesus e dá novo capítulo a atrito entre Seleção e Arsenal

Fernando Diniz resolve convocar Jesus mesmo lesionado e expõe rusga entre clube e Seleção

Primeiro, Gabriel Martinelli ficou fora da Seleção devido a uma lesão cujo o prazo de recuperação o permitira estar entre os convocados. Depois, Fernando Diniz resolveu convocar Gabriel Jesus mesmo que o jogador ainda esteja em recuperação de uma lesão muscular. Agora, foi a vez do técnico dos Gunners, Mikel Arteta, questionar a presença do camisa 9 na lista para os jogos contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Três capítulos que expõem um atrito entre o clube inglês e a CBF.

Em entrevista à ESPN, Arteta afirmou que Jesus sequer fez treinamentos com o elenco desde que sofreu a lesão, no dia 24 de outubro, quando fez gol e deu assistência na vitória do Arsenal por 2 a 1 sobre o Sevilla, pela Liga dos Campeões. O treinador disse ainda que o atacante está distante de ser integrado aos trabalhos.

– Não sei (como está a situação de Gabriel Jesus), vou falar com os médicos e com ele, porque não fez nenhum treinamento com a gente. Está longe de trabalhar com a equipe, mas é uma comunicação interna entre clube e seleção. A primeira intenção é sempre buscar o melhor para o jogador – afirmou o treinador.

Gabriel Jesus
Gabriel Jesus se recupera de lesão muscular (Foto: IconSport)

Atrito começou com Gabriel Martinelli

Mesmo assim, Fernando Diniz manteve Jesus entre os convocados. O técnico inclusive chamou 24 jogadores, um a mais do que o habitual, para o caso de o jogador ter de ser cortado da Seleção. Tudo começou, verdade seja dita, na convocação anterior, para os jogos contra Venezuela (empate em 1 a 1) e Uruguai (derrota por 2 a 0).

Fernando Diniz pretendia chamar Gabriel Martinelli para essas duas partidas. O Arsenal informou que o jogador tinha uma lesão muscular, e o técnico decidiu não chamá-lo por conta do problema. No final das contas, o atacante voltou a jogar na última partida antes da pausa para a Data Fifa, contra o Tottenham – algo que desagradou Diniz e CBF.

– Na última convocação, a gente não tinha convocado o Martinelli, um jogador do Arsenal. Eles reportaram à CBF sempre de uma maneira não muito completa, então a gente não imaginava que o Martinelli pudesse estar pronto para jogar os jogos contra Venezuela e Uruguai, e o Martinelli ficou pronto para jogar antes dos nossos jogo Uma das coisas que a gente fez foi aproximar mais (o anúncio da Data Fifa) para ter menos erros nesse sentido – disse o treinador.

Lista com 24 nomes

Por conta disso, Diniz resolveu convocar Gabriel Jesus, mesmo que ele esteja fora de combate pelo Arsenal, com uma lesão muscular. O técnico citou nominalmente o clube em sua justificativa e disse também que preferiu convocar o atacante para que a comissão técnica e o departamento médico da Seleção possam avaliar as reais condições do jogador.

O treinador diz acreditar que Jesus estará em campo nos jogos contra Colômbia e Argentina. Mas caso ele não consiga atuar, Diniz se preveniu com a lista de 24 jogadores. Não precisará chamara um novo atleta para a vaga do camisa 9.

– E o Arsenal, por conta disso também, vamos trazer o Gabriel, para saber as reais condições. A gente tem ainda 15 dias para os jogos. Então a gente acredita, pela lesão que ele teve, que vai poder ter boas condições para jogar. É um jogador que eu gostaria muito de contar nos dois jogos. Então a gente trouxe para ver. Se vocês repararem na lista tem 24 jogadores. Caso aconteça alguma coisa com ele, vamos ter 23 e não vamos precisar fazer uma nova mexida na convocação – explicou o treinador.

Veja a lista completa de Diniz:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico) e Lucas Perri (Botafogo)
  • Laterais: Carlos Augusto (Inter de Milão), Emerson (Tottenham) e Renan Lodi (Olympique Marseille)
  • Zagueiros: Bremer (Juventus), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense)
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa) Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras) e Rodrygo (Real Madrid)
  • Atacantes:  Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vini Jr (Real Madrid)

Quando joga a Seleção?

O Brasil enfrenta a Colômbia no próximo dia 16, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Metropolitano de Barranquilha, pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. Depois, a Seleção terá pela frente o clássico com a Argentina, no dia 21, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

Após dois tropeços na última Data Fifa, a seleção brasileira precisa se recuperar contra dois rivais complicados. O Brasil ocupa a terceira colocação na tabela das Eliminatórias, com sete pontos após quatro partidas.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo