Como Alan Patrick voltou de lesão para ser a bússola do Internacional de Roger?
Com a braçadeira de capitão, meia marcou gol e foi decisivo na vitória colorada sobre o vice-líder Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro
No geral, Alan Patrick não consegue repetir, em 2024, o excelente desempenho que apresentou com a camiseta do Internacional em 2023, quando figurou na seleção da Libertadores e esteve cotado para convocação da Seleção Brasileira.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Além de não conseguir ser protagonista de um time que fracassou no Campeonato Gaúcho, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, o camisa 10 sofreu com lesões na atual temporada. A última delas, no joelho, o tirou de ação por um mês.
Alan Patrick em 2023 x Alan Patrick em 2024 pelo Internacional
- Jogos: 62 x 32
- Percentual de jogos da equipe: 92,5% (62/67) x 65,3% (32/49)
- Jogos como titular: 55 x 27
- Minutos: 4797 x 2368
- Gols: 16 x 6
- Assistências: 10 x 5
- Minutos para fazer gol: 299 x 394
- Minutos para participar de gol: 184 x 215
Alan Patrick foi reserva após retornar de lesão
Quando retornou, Alan Patrick pegou um time que se consolidava com os meias Bruno Tabata e Gabriel Carvalho e o atacante Wesley atrás do centroavante Rafael Borré no 4-2-3-1 de Roger Machado.
Após figurar no banco de reservas em três partidas, o camisa 10 voltou a ser titular, depois de 50 dias, no jogo contra o Fortaleza, na última quarta-feira (11), no Beira-Rio, no qual Wesley estava suspenso.
Alan Patrick foi decisivo em vitória do Internacional
Centralizado no trio de meias que formou com Tabata e Gabriel Carvalho, Alan Patrick teve boa atuação e foi decisivo para a vitória colorada.
Com a braçadeira de capitão, o camisa 10 abriu o placar, aos 21 minutos do primeiro tempo, ao receber bola escorada por Tabata e chutar forte, no meio do gol.
Na segunda etapa, Alan Patrick acertou o travessão em cobrança de falta, e cobrou o escanteio que deu origem ao gol da vitória, por 2 a 1, marcado por Gustavo Prado após bate-rebate dentro da área.
‘Com a bola dispensa comentários', diz Roger sobre Alan Patrick
Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico Roger Machado rasgou elogios à qualidade técnica de seu camisa 10. Para o treinador, Alan Patrick funciona como uma espécie de bússola em campo.
— O Alan com a bola acho que dispensa comentários. É raro você ver jogadores com essa qualidade toda nessa relação com a bola. Ele literalmente direciona o time não para onde ele deseja, e sim para onde o jogo pede — Roger Machado.
Roger enaltece evolução física de Alan Patrick
Além do aspecto técnico, Roger destacou a evolução física de Alan Patrick, assim como de toda equipe, desde a chegada da nova comissão técnica, em julho. Para o treinador, isso é fundamental para o camisa 10 reencontrar seu bom futebol.
— Todo atleta vive bons e maus momentos, e o Alan a gente veio recuperando primeiro, como todo mundo, na parte física. Era preciso na mudança de metodologia, para que conseguíssemos aplicar esse modelo de bastante intensidade. Eles evoluíram muito. O Alan, além da boa relação com a bola, quando é preciso sabe fazer jogo mais físico, mais truncado, disputas de bola, duelos individuais — frisou Roger.
A dúvida, agora é se Alan Patrick seguirá no time titular, ao lado de Bruno Tabata e Gabriel Carvalho, mesmo com o retorno de Wesley para o jogo contra o Cuiabá, segunda-feira (16), às 20h, no Beira-Rio. É um problema bom para Roger resolver.