Garçom, Saint-Maximin comanda primeiro tempo fulminante e Al-Ahli faz 4 a 0 no Al-Fayha
Craque brasileiro em má fase, Roberto Firmino começou a partida no banco e viu seu concorrente no ataque marcar dois gols na vitória do Al-Ahli

O Al-Ahli precisou de apenas um tempo para golear o Al-Gayha, fora de casa, no Prince Faisal bin Fahad bin Aldulaziz Stadium, na tarde (horário de Brasília), desta quinta-feira (14), pela 17ª rodada do Campeonato Saudita. Os gols da partida foram marcados por Al-Buraikan (2), Ali Majrashi e Mahrez, todos eles na etapa inicial.
A goleada mantém o Al-Ahli na terceira colocação do campeonato, com 34 pontos em 17 jogos. O quarto colocado, Al-Taawoun tem três pontos e uma partida a menos, além de quatro gols de desvantagem no saldo. Derrotado, o Al-Fayha segue na décima posição, com 19 pontos em 17 confrontos, podendo perder até duas posições ainda nesta rodada.
Roberto Firmino começa no banco
Jogando em casa, o Al-Fayha foi escalado pelo treinador sérvio Vuk Rasovic com: Stojkovic; Al Baqawi, Al-Showaish, Alqaydhi e Konan; Mandash, Cimirot, Al-Safri, Zidan e Onyekuru; Sakala.
Já o Al-Ahli, um dos quatro times mais fortes do país, comandado pelo jovem técnico alemão Matthias Jaissle, de 35 anos, entrou em campo assim: Mendy; Majrashi, Hamidou, Ibañez e Balobaid; Al-Majhad e Kessié; Mahrez, Veiga e Saint-Maximin; Al-Buraikan.
O craque brasileiro Roberto Firmino, ex-Liverpool, começou o jogo no banco de reservas. O atacante vinha há quatro meses sem marcar, tendo feito apenas três gols desde que fechou com o Al-Ahli, sendo todos eles em sua estreia. Outra estrela que não iniciou a partida no time titular foi o zagueiro turco Merih Demiral, que atuou recentemente por Juventus e Atalanta, ambos clubes italianos.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Endiabrado, Saint-Maximin comanda massacre do Al-Ahli
Mesmo fora de casa, a torcida do Al-Ahli compareceu em grande número ao jogo, fazendo mais barulho que os donos da casa. Só que o primeiro ataque do jogo foi do Al-Fayha, no primeiro minuto, com o rápido nigeriano Henry Onyekuru, que após dominar bola na entrada da área, girou e bateu para a defesa tranquila de Edouard Mendy, ex-Chelsea.
Apesar do susto inicial, rapidamente o Al-Ahli se recuperou e criou boas chances nos perigosos escanteios batidos pelo craque argelino Riyad Mahrez, que colocou a bola três vezes na cabeça de seus companheiros. Em duas delas, o goleiro sérvio Vladimir Stojkovic defendeu, em outra, a bola foi para fora. Mas aos 10 minutos, não teve jeito. O atacante francês Allan Saint-Maximin, ex-Newcastle, dominou a bola na esquerda e fez cruzamento perfeito para o centroavante saudita Faris Al-Buraikan, que testou sem dificuldades para o fundo do gol.
Atrás no placar, o Al-Fayha tentava sair na velocidade de Onyekuru, e os 13 minutos, após jogada individual, o camisa 7 encontrou o lateral-esquerdo marfinense Ghislain Konan, que tentou duas vezes, mas chutou ambas as vezes sobre a marcação, perdendo grande chance.
No minuto seguinte, o Al-Fayha teve outra grande chance. Após ótimo cruzamento da esquerda, Fashion Sakala, atacante de Zâmbia, apareceu livre, na pequena área, para finalizar. Ele chutou forte, sem deixar a bola cair, mas Mendy fechou a porta e operou um milagre. A boa defesa fez a torcida dos visitantes gritar o nome do goleiro.
E se quem não faz, leva, o Al-Fayha, levou. Aos 16, o endiabrado Saint-Maximin, fez linda jogada individual e cruzou na cabeça do lateral-direito saudita Ali Majrashi, que livre, marcou o segundo gol do Al-Ahli.
??⚪️ Allan Saint-Maximin apenas no 1º terço do tempo de Al Ahli e Al Fayha:
30’ minutos jogados
?️3 assistências
?3 passes decisivos
?3 grandes chances criadas
? Nota Sofascore: 8.6Simplesmente, IMPARÁVEL! ?@asaintmaximin pic.twitter.com/Pn5vHtjrIC
— Central do Arabão (@centraldoarabao) December 14, 2023
Aos 20, outra grande chance do Al-Fayha. O goleiro Stojkovic repôs a bola com muita força, encontrando Sakala partindo em velocidade de seu campo de defesa. O camisa 17 saiu cara a cara com Mendy, mas definiu mal, finalizando para fora.
Dez minutos depois, o terceiro do Al-Ahli. Konan saiu tocando mal na defesa e entregou o ouro para o ataque adversário. Al-Buraikan mostrou porque é o titular e Roberto Firmino é banco e interceptou a bola, já tabelando com Saint-Maximin, que o deixou na bola para fazer seu segundo gol na partida, 3 a 0.
Aos 41, Gabri Veiga fez bom passe de elevação para Kessié, mas antes do meio-campista chegar na bola, ele foi agarrado por Abdulrahman Al-Safri. O árbitro equatoriano Guillermo Alcivar assinalou pênalti, que Mahrez bateu bem, no canto esquerdo alto do goleiro Stojkovic, que nem saiu na foto. Quatro a zero para o Al-Ahli ainda no primeiro tempo.
Jogo definido deixa segundo tempo sem graça
Perdendo por 4 a 0, Vuk Rasovic mandou o time para o segundo tempo com uma mudança: Haqawi substituiu Konan, que não fazia grande partida. Com o jogo já resolvido, o segundo tempo teve um início chato e, buscando movimentar o jogo, Matthias Jaissle chamou Roberto Firmino aos 16 minutos. Mas antes que o brasileiro pudesse entrar em campo, o Al-Ahli teve duas grandes chances, primeiro com uma cobrança de falta de Mahrez e depois em cabeçada de Hamidou. O goleiro Stojkovic pegou ambas, realizando duas grandes defesas.
Aos 18 minutos, Firmino enfim entrou em campo no lugar de Al-Buraikan, que não gostou nada de sair após marcar dois gols.
Bem na partida, o goleiro Mendy voltou a brilhar novamente aos 26, quando Sakala foi lançado nas costas da defesa do Al-Ahli e ao tentar driblar o senegalês, foi parado pela ótima saída do ex-Chelsea, que tirou a bola dos pés do atacante.
Jejum de Roberto Firmino continua
Em campo, Roberto Firmino se movimentou e teve duas oportunidades de quebrar o jejum de quatro meses sem marcar, mas acabou finalizando ambas muito mal. Com seu concorrente direto pela vaga marcando duas vezes, o camisa 10 viu a titularidade um pouco mais longe depois do jogo de hoje.