Walace será desfalque do Cruzeiro contra o Libertad e contestados viram opção para Seabra
Time celeste enfrenta equipe do Paraguai, nesta quinta-feira (18), pelas quartas de final da Copa Sul-Americana
Como se já não bastassem os desfalques de Japa, Vitinho, Kaique Kenji, Rafa Silva e Juan Dinenno, o treinador Fernando Seabra terá mais uma ausência para a partida entre Cruzeiro e Libertad, do Paraguai: o volante Walace, que com uma amigdalite, não viajou com o restante do grupo celeste.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
O time mineiro enfrentará os paraguaios nesta quinta-feira (19), às 21h30, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.
Com a ausência de Walace, Seabra precisará fazer pelo menos duas alterações no time, em relação àquele que perdeu para o São Paulo no domingo (15), já que Vitinho ficará de fora por algumas semanas devido a uma lesão muscular.
Uma delas será provavelmente a entrada de Lautaro Díaz ou Gabriel Veron para reforçar o setor ofensivo celeste. Já o substituto de Walace é uma incógnita.
Álvaro Barreal é, naturalmente, o mais cotado para a vaga, por ter sido dono da posição por muito tempo e durante o período de maior sucesso de Fernando Seabra à frente do Cruzeiro.
Mas, por estar voltando de contusão, o jogador não tem sua titularidade assegurada. O argentino não vinha treinando integralmente com o grupo e, por isso, talvez inicie o confronto no banco de reservas.
Em duelo de ‘baleados', Cruzeiro tem que se preocupar com ‘vovôs' do Libertad?
Contestados podem ganhar chance no Cruzeiro
Caso Barreal não comece jogando, há uma remota possibilidade de Seabra entrar com Lautaro Díaz e Gabriel Veron nas vagas de Walace e Vitinho.
A tendência é que isso não ocorra, já que ambos buscam melhor ritmo de jogo, por estarem voltando de lesão, e para evitar que o time fique muito exposto, num jogo de ida, fora de casa.
Além disso, trata-se de um esquema diferente daquele que Fernando Seabra utiliza na Raposa.
Caso o treinador da Raposa não opte por Barreal ou Díaz e Veron, a possibilidade maior é que algum dos jogadores mais questionados do elenco celeste entre em campo.
Isso porque as opções para o meio de campo ficam em Mateus Vital, sendo ele um nome mais ofensivo, Lucas Silva, Ramiro e Fabrizio Peralta, como homens mais defensivos.
Destes, o paraguaio é quem menos tem chances de jogar, já que até agora atuou apenas nos minutos finais da partida contra o São Paulo, sendo esta sua estreia pelo Cruzeiro. A seu favor, pesa o conhecimento do adversário, equipe de sua antiga liga — Peralta é formado pelo Cerro Porteño, onde estava antes de chegar ao clube celeste.
Vital também tem menos chances de ser escolhido pela forma com que Seabra monta o time.
Portanto, brigam pela titularidade com maior afinco Ramiro e Lucas Silva, dois dos atletas que a torcida celeste mais contesta. Parte dos cruzeirenses entende que a dupla recebe mais chances do que merece na equipe.
Lucas Silva é o mais cotado se Barreal não jogar
A tendência é que entre os quatro citados, Lucas Silva seja quem mais tenha chance de jogar.
O camisa 16 era o titular da equipe em boa parte dos melhores momentos do Cruzeiro no ano, atuando como um meio-campista pela direita.
Se Lucas jogar por ali, Matheus Henrique poderá ser o meio-campista pela esquerda, sua função preferida, mantendo a formação celeste de maior sucesso até aqui, sem deixar a equipe excessivamente defensiva ou ofensiva em uma partida de ida de mata-matas.