Brasil

Por que situação de Barreal e mau momento do Cruzeiro tem tudo a ver

Argentino vinha se destacando pela Raposa, mas problemas físicos o perseguem há algumas semanas

Há pouco mais de 50 dias, o jovem meia argentino Álvaro Barreal, de 24 anos, fechava com um gol antológico a grande vitória do Cruzeiro sobre o então líder Botafogo, por 3 a 0, em pleno Estádio Nilton Santos.

O lindo gol coroava o momento do meia, que alcançou, ali, a terceira participação direta em gol em cinco jogos. A boa fase fez com que a torcida celeste passasse a pedir que o canhotinho fosse comprado em definitivo pela Raposa. Barreal está emprestado ao Cruzeiro pelo FC Cincinnati, da MLS.

Ala de origem, o camisa 21 se encontrou no time mineiro atuando como um terceiro homem de meio, pelo lado esquerdo, numa excelente solução do treinador Fernando Seabra. Tudo ia muito bem.

Mas a partir daí, o Cruzeiro entrou em uma maré ruim, tanto em desempenho e resultados, quanto em ausências de atletas causadas por lesões. Barreal foi um dos jogadores que mais passou por problemas físicos no período.

Veja a pintura assinada por ele contra o Botafogo:

Problemas físicos de Barreal atrapalharam o Cruzeiro

Depois de três anos e meio atuando nos Estados Unidos, Barreal sentiu o intenso calendário brasileiro, passando a apresentar problemas físicos constantes, que atrapalharam seu desempenho com a camisa celeste.

Até aqui, o jogador não teve problemas graves, mas alguns incômodos que o tiraram de partidas e o prejudicaram algumas atuações.

Atualmente, o meio-campista se recupera de dores no tornozelo esquerdo que se intensificaram a partir do jogo contra o Vitória, no dia 19 de agosto.

De lá para cá, atuou sem estar em sua plenitude física em algumas partidas, perdeu outras e ficou de fora de várias sessões de treinamento completas com seus companheiros.

E não só Álvaro Barreal foi prejudicado por essa situação. Todo o time sentiu falta do seu talento e dinâmica no setor de criação celeste.

Barreal comemora lindo gol marcado em vitória do Cruzeiro sobre o Corinthians
Barreal comemora lindo gol marcado em vitória do Cruzeiro sobre o Corinthians – Foto: Imago

As qualidades de Álvaro Barreal

Apesar de jogar aberto, Barreal é um jogador mais técnico do que incisivo. Com uma qualidade acima da média na hora de bater na bola, é muito eficaz nos passes, lançamentos, cruzamentos e chutes de média e longa distância.

Dificilmente, veremos o camisa 21 “indo para dentro de defesas”, como os pontas brasileiros são experts em fazer.

O jogador prefere observar o jogo e participar da construção, encontrando companheiros onde os adversários nem pensam em marcar.

Além disso, por sua experiência como ala, Barreal é um atleta dinâmico e associativo, que participa bem das tabelas e tem leitura de espaços interessante, não só atacando, como também defendendo.

Tendo companheiros super associativos, como William, Lucas Romero, Matheus Henrique, Matheus Pereira e Gabriel Veron, o argentino consegue participar de movimentações que envolvem as defesas adversárias.

Com ele em campo, o lateral-esquerdo celeste, seja ele Marlon ou Kaiki, pode atacar com mais liberdade, visto que ele costuma fazer bem essa cobertura.

Além disso, Barreal chega bem como elemento surpresa, conseguindo definir com qualidade, muitas vezes desmarcado.

Assista ao golaço do meia contra o Corinthians:

Sem Barreal, Cruzeiro sofre para criar chances

Com Barreal ainda distante de suas condições físicas ideais, o Cruzeiro acaba perdendo muito na criação. Primeiro, pela perda de um componente técnico acima da média.

Depois, pela ausência de mobilidade e dinamismo do jogador, que acaba acarretando na diminuição do poder associativo da equipe, talvez o principal trunfo de um time que não tem no poderio físico sua melhor capacidade.

Além disso, Walace entrou no time em alguns jogos onde Barreal não atuou. Mesmo excluindo-se a fase ruim do volante, trata-se de um jogador muito diferente, mais defensivo e de pouca mobilidade.

Assim, o Cruzeiro acaba atuando com Matheus Henrique na meia-esquerda, Lucas Romero na direita e Walace como primeiro volante.

Mesmo bom tecnicamente, Romero é um jogador de marcação, o que muda a dinâmica do ataque celeste, que produz muito menos chances de gol desde que Barreal passou a apresentar problemas físicos.

Barreal enfrentará o Libertad?

O Cruzeiro viaja até Assunção, para enfrentar o tradicional Libertad, do Paraguai, nesta quinta-feira (19), às 21h30, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. A competição é um dos grandes objetivos da Raposa em 2024.

Ainda não se sabe se Barreal terá condições de jogo. Se for relacionado, provavelmente começará no banco.

O argentino realizou parte do treinamento desta terça-feira (17) com seus companheiros, uma boa notícia. Já fazem alguns dias que o camisa 21 não trabalha integralmente com o restante do grupo celeste.

A última partida do meia foi no dia 1 de setembro, quando o Cruzeiro venceu o Atlético-GO por 3 a 1. As persistentes dores no tornozelo esquerdo voltaram a incomodar o jogador, que precisou ser substituído aos nove minutos do segundo tempo.

De lá para cá, Álvaro Barreal tem realizado tratamento na Toca da Raposa 2.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo