Sul-Americana

Em duelo de ‘baleados’, Cruzeiro tem que se preocupar com ‘vovôs’ do Libertad?

Time celeste viaja até o Paraguai para enfrentar a equipe de Óscar Cardozo e Roque Santa Cruz nesta quinta-feira (19)

O Cruzeiro vive a expectativa de iniciar sua jornada nas quartas de final da Copa Sul-Americana. A Raposa enfrenta o Libertad, do Paraguai, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, nesta quinta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília).

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Um bom resultado no jogo de ida é primordial para que a volta, na próxima semana, seja mais tranquila do que foi a segunda partida contra o Boca Juniors, nas oitavas.

Pressionado no cargo, o treinador Fernando Seabra luta para apagar as más impressões deixadas nas últimas seis semanas do clube estrelado.

Para superar os paraguaios, Seabra terá que ultrapassar, primeiro, o grande número de desfalques para o confronto.

É certo que o Cruzeiro não contará com o volante Japa, o meia Vitinho e os atacantes Juan Dinenno, Rafa Silva e Kaique Kenji, todos machucados. Além deles, o volante Walace, com uma amigdalite, também não joga.

De boa notícia, o retorno do meia Álvaro Barreal, ecuperado de dores no tornozelo esquerdo.

Por fim, nomes como Gabriel Veron e Lautaro Díaz ainda buscam o melhor ritmo de jogo após se recuperarem de problemas físicos.

Walace comemora, com Lautaro Díaz, gol decisivo marcado em Cruzeiro 2 x 1 Boca Juniors
Herói contra o Boca, o volante Walace, com uma amigdalite, é dúvida para Cruzeiro x Libertad – Foto: Imago

Libertad tem nomes conhecidos, mas também chega desfalcado

Ocupando o sexto lugar no Campeonato Paraguaio, o Libertad não faz uma temporada exuberante, mas vive momento de recuperação, tendo vencido cinco dos seus últimos sete jogos. Ainda assim, o futebol da equipe não convence.

Na última partida, venceu o tradicionalíssimo rival Cerro Porteño, por 2 a 1, de virada.

O Libertad até saiu perdendo, mas a expulsão do ex-cruzeirense Eduardo Brock, aos 45 do primeiro tempo, abriu espaço para a virada.

Antes de falar dos destaques da equipe, precisamos ressaltar que, assim como o Cruzeiro, o clube paraguaio chega com problemas.

O treinador argentino Daniel Garnero, ex-comandante da Seleção Paraguaia, não poderá contar com: o meia Lucas Sanabria, um dos destaques da equipe, o ponta Antonio Bareiro, o zagueiro Luis Cardozo, e os atacantes Lorenzo Melgarejo e Tito Villalba. O lateral-direito Iván Piris, ex-São Paulo, é dúvida.

Em entrevista coletiva, Garnero lamentou as prováveis ausências.

— De todos os que citaram, não creio que nenhum consiga chegar ao jogo de quinta-feira. Será muito importante, muito difícil, e vamos enfrentá-lo da melhor forma. Quem está em melhores condições tem que estar ao mais alto nível para fazer um bom jogo — apontou o treinador paraguaio.

Com os desfalques, o Libertad deve ser escalado por Garnero da seguinte forma:

  • Martín Silva; Iván Ramírez, Diego Vera, Nestor Giménez e Matías Espinoza; Hugo Martínez, Hernesto Caballero e Rúben Lezcano; Marcelo Fernández, Iván Franco e Óscar Cardozo.
Daniel Garnero, treinador do Libertad, em seus tempos de Seleção Paraguaia
Daniel Garnero deixou a Seleção Paraguaia no último mês de julho e assumiu o Libertad em agosto – Foto: Imago

Estrelas veteranas preocupam o Cruzeiro

O Libertad é uma equipe de destaques experientes e são eles quem mais podem levar problemas ao Cruzeiro. O principal nome na lista é o do centroavante paraguaio Óscar “Tacuara” Cardozo, que brilhou com a camisa do Benfica, onde é ídolo, entre o final dos anos 2000 e a primeira metade dos anos 2010.

Cardozo, de 41 anos, é um centroavante de área, com poder na bola aérea, ótima finalização e chutes fortíssimos. Além disso, é um ótimo cobrador de pênaltis.

Mesmo veterano, Tacuara ainda entrega gols. Na última temporada, foram 25 e sete assistências em 50 partidas. Em 2024, são 11 gols e duas assistências em 36 jogos.

O outro centroavante da equipe, Roque Santa Cruz, é até mais conhecido no Brasil do que Tacuara, por suas passagens por clubes como Bayern de Munique e Manchester City.

Mas o momento de Santa Cruz, de 43 anos, é bem mais modesto que o de Cardozo. Ele tem sofrido com problemas físicos e não é figura constante na equipe principal.

São sete partidas disputadas nos últimos três meses. O último dos três gols marcados em 29 jogos no ano aconteceu em 24 de maio. Se for relacionado, deve ser reserva.

O goleiro da equipe, Martín Silva, também é muito conhecido pelos brasileiros. O goleiro de 41 anos defendeu o Vasco entre 2014 e 2018, tornando-se um jogador muito querido pela torcida vascaína no período.

A Trivela conversou com o jornalista paraguaio Gerardo Noguera, da Radio Monumental 1080 AM e do Fútbol a lo Grande, sobre as valências do Gumarelo.

— Atual campeão do futebol paraguaio, O Libertad, neste momento, no segundo campeonato do ano, está em sexto lugar com 16 pontos, muito longe do topo. Tem jogadores com muito boa técnica, como Rubén Lezcano e Matías Espinoza, e atletas experientes como o goleiro Martín Silva e Oscar Cardozo — apontou Noguera.

Goleiro e um dos capitães do Libertad, Martín Silva é um velho conhecido da torcida do Vasco
Goleiro e um dos capitães do Libertad, Martín Silva é um velho conhecido da torcida do Vasco – Foto: Imago

O Libertad só tem ‘vovôs'?

Apesar dos destaques experientes, o Libertad tem vários jogadores jovens em seu time titular, o que mostra uma discrepância dentro do próprio plantel, mas que dá maior vitalidade à equipe.

Dos titulares que começaram a última partida, contra o Cerro Porteño, nada menos que oito jogadores têm menos de 30 anos: o lateral-direito Iván Ramírez (29), o zagueiro Nestor Giménez (27), o lateral-esquerdo Matías Espinoza (26), o volante Álvaro Campuzano (29), o meia Rodrigo Villalba (18), o também meia Ruben Lezcano (20), o ponta Iván Franco (24) e o atacante Gustavo Aguilar (24).

Para se classificar às quartas de final da Copa Sul-Americana, o Libertad superou o também paraguaio Sportivo Ameliano. Após empatar por 1 a 1 em casa, e em 0 a 0 fora, a equipe de Martín Silva venceu nos pênaltis.

Quem passar do confronto entre Cruzeiro x Libertad pegará o vencedor de Lanús, da Argentina, e Independiente Medellín, da Colômbia, na semifinal da Copa Sul-Americana.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo