Sul-Americana

Corinthians terá reforço de Igor Coronado em estreia em casa na Sul-Americana

Recuperado da dengue, Coronado estará à disposição de António Oliveira para a estreia do Corinthians em casa pela Sul-Americana

Igor Coronado estará entre os relacionados para o confronto do Corinthians, nesta terça-feira (9), contra o Nacional-PAR, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, às 19h (horário de Brasília). Segundo apurou a Trivela, Coronado se recurou totalmente da dengue, que havia atrasado o seu retorno ao time, e estará disponível no banco de reservas de António Oliveira.

Afastado desde o dia 2 de março, quando sofreu uma lesão muscular, Coronado teve pouco tempo para mostrar serviço desde que chegou ao elenco do Timão. O retorno do meia é importante para o meio de campo, que sofre com uma maré de azar de lesionados e tem apenas Rodrigo Garro no setor criativo.

Além da lesão, Coronado também demorou um pouco para entrar no ritmo do futebol brasileiro. Ele foi anunciado no dia 16 de fevereiro, mas por ter se transferido do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, precisou de 15 dias para se adaptar.

Igor Coronado terá tempo para se provar

Como se lesionou logo em sua estreia, na vitória sobre o Santo André por 3 a 2, pela penúltima rodada do Campeonato Paulista, Coronado só teve 15 minutos em campo desde que foi contratado. Agora, recuperado, terá a oportunidade de buscar seu lugar ao sol sob o comando do treinador português.

Os números recentes de Igor Coronado, antes de se transferir para o futebol brasileiro, mostram que ele pode desempenhar um importante papel no esquema de António Oliveira, principalmente no carente setor de criação. Em pouco mais de duas temporadas no Al-Ittihad, o meia de 31 anos disputou 75 partidas, marcou 16 gols e deu 34 assistências. Ao todo, ele conquistou dois títulos antes de assinar com o Corinthians.

No momento, o Timão tem somente o camisa 10, Rodrigo Garro, como grande articulador, e isso faz com o ataque dependa muito de jogadas laterais ou aéreas para chegar ao gol adversário.

Mesmo com pouquíssimo tempo de jogo, ele foi destaque daquele confronto ao atuar ao lado de Garro. Naquela ocasião, o meia fez uma tabela espetacular com o camisa 10, que quase marcou um golaço. Ou seja, há certa expectativa sobre a dinâmica dos dois meias atuando juntos.

Calendário brasileiro pode ser problema

Por mais que esteja pronto para entrar em campo, um fator que mantém a comissão técnica atenta aos passos de Coronado é o calendário intenso do futebol brasileiro. Em 2023, o meia disputou 44 jogos, por cinco campeonatos diferentes: Mundial de Clubes, UFA Cup, Liga da Arábia Saudita, Supertaça da Arábia Saudita e King’s Club. Enquanto isso, o Corinthians entrou em campo em 73 oportunidades, pelo mesmo número de competições.

Há uma lacuna entre o ritmo que o atleta estava acostumado no Oriente Médio, em comparação com o que o espera no restante do ano pelo Timão.

— Isso vai ser algo que vou ter que me cuidar mais no extra-campo, mas vou procurar com o clube e fazer individualmente o necessário para sempre estar disponível. É algo novo, pois o calendário brasileiro tem muitos jogos, terei que me adaptar. Mas vou me preparar dentro e fora para estar disponível — disse o jogador em sua coletiva de apresentação, em fevereiro.

Jogos do Corinthians na fase de grupos da Sul-Americana

  • Racing (URU) 1 × 1 Corinthians — Estádio Centenário
  • Corinthians x Nacional (PAR) — Neo Química Arena — 9 de abril, às 19h;
  • Argentinos Jrs (ARG) x Corinthians — Estádio Diego Armando Maradona — 23 de abril, às 21h30;
  • Nacional (PAR) x Corinthians — Estádio Defensores del Chaco — 7 de maio, às 19h;
  • Corinthians x Argentinos Jrs (ARG) — Neo Química Arena — 14 de maio, às 19h;
  • Corinthians x Racing (URU) — Neo Química Arena — 28 de maio, às 19h.
Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo