‘Candidato ao título’: Como Cienciano encara o Atlético-MG antes de estreia na Sul-Americana?
Galo estreia com moral entre os peruanos, apesar da derrota na estreia do Campeonato Brasileiro

A população de Cusco está ansiosa para o confronto entre Cienciano e Atlético-MG, que acontecerá nesta terça-feira (1), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, no jogo de estreia da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
A delegação do time mineiro já está na cidade peruana e realizará trabalhos noturnos no Estádio Inca Garcilaso de La Vega para reconhecimento do gramado, que segundo o jornalista Carlos Alberto Vilca Anchaya, da rádio local “Radio Poder Inka 92.1 FM”, está em perfeitas condições. São 30 mil ingressos que estão à venda para a partida e mais de 70% dos bilhetes já foram vendidos. O preço das entradas varia entre R$ 46,55 e R$ 3.100).
— Há muita expectativa aqui em Cusco em ver o time do Galo. Torcedores de províncias da região também irão ao estádio acompanhar a partida. Muitos amantes do futebol querem ver o Hulk, a estrela do time — conta Anchaya.
O site peruano “Líbano” colocou o Atlético como um dos favoritos ao título, mas destacou a altitude 3.400 metros de Cusco como uma das armas do único time peruano campeão da Copa Sul-Americana.
— O “Papá” (apelido do Cienciano) fará sua estreia na fase de grupos da Copa Sul-Americana, torneio que conquistou e busca repetir o feito. No entanto, o teste não será fácil. O Atlético Mineiro é um dos candidatos ao título. Cristian Leonel Díaz [técnico da equipe peruana] terá que impor seu estilo desde os minutos iniciais da partida, na qual seu adversário pode sofrer os efeitos da altitude de Cusco.
O “Líbano” destaca também o mau momento que vive o próximo adversário do Atlético. O Cienciano ocupa a 14ª posição do Campeonato Peruano, com apenas cinco pontos em cinco jogos. “Os torcedores já começam a questionar o trabalho do estrategista Díaz no “Papá'“, publicou o site.
Já o “Diario El Sol de Cusco” chamou o confronto de “tarefa difícil” para o Cienciano, destacando o título mineiro conquistado pelo Galo.
— O único campeão peruano da Copa Sul-Americana, o “Papá”, terá a difícil tarefa de enfrentar o Atlético Mineiro, time que recentemente conquistou o Campeonato Mineiro após derrotar o América Mineiro por 4 a 1 no placar agregado, embora tenha perdido recentemente para o Grêmio por 2 a 1 — publicou o site.
Como chega o time peruano para o confronto

O Cienciano chega para a partida após descansar na sexta rodada do Campeonato Peruano. Na quinta rodada, a equipe conseguiu uma importante vitória sobre o Comerciantes Unidos (16º) por 3 a 2, primeira vitória do adversário alvinegro na competição.
A equipe comandada pelo técnico Cristian Leonel Díaz se classificou para a fase de grupos da Sul-Americana após vencer o ADT nos playoffs. O Cienciano se classificou nos pênaltis após dois empates, um de 2 a 2 e outro de 1 a 1.
Atacante do Cienciano, Luis Benites elogiou o Atlético, mas apontou um caminho para sua equipe vencer o time mineiro, pontuando que o “Papá” deve se preocupar mais com o próprio desempenho.
— É um rival muito bom, é o vice-campeão da Libertadores. Mas acho que devemos nos preocupar com o que fazemos dentro de campo. Se fizermos uma grande partida, com esforço, vamos ter um bom resultado. Acho que se fizermos um bom jogo, se formos intensos, pressionarmos bem e tentarmos jogar com a ideia que temos, creio que vamos estar mais perto de conseguir um bom resultado — disse o atacante em entrevista à TV do clube, publicada nesse domingo (30).
Leonel Díaz monta seu time com três jogadores na defesa, quatro no meio de campo, um solto e dois no ataque. Ex-São Paulo e Santos, Christian Cueva, camisa 10 da equipe, não é titular, pois está mal fisicamente. O principal jogador da equipe é Carlos Carcés, atacante de 35 anos, que soma três gols em seis jogos na temporada.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Retrospecto do Atlético em estreias anima Cienciano
O Atlético participou de nove edições da Sul-Americana neste século e soma apenas uma vitória em estreias. Em sua primeira participação, em 2003, venceu o Corinthians por 2 a 0 no Pacaembu.
Nas outras oito edições foram dois empates e seis derrotas em estreias atleticanas. Veja:
- 2003: vitória sobre o Corinthians fora de casa (2 a 0)
- 2004: derrota para o Goiás fora de casa (4 a 2)
- 2008: derrota para o Botafogo fora de casa (3 a 1)
- 2009: empate com o Goiás em casa (1 a 1)
- 2010: empate com o Grêmio Barueri fora de casa (0 a 0)
- 2011: derrota para o Botafogo em casa (2 a 1)
- 2018: derrota para o San Lorenzo-ARG fora de casa (1 a 0)
- 2019: derrota para o Unión La Calera-CHI fora de casa (1 a 0)
- 2020: derrota para o Unión-ARG fora de casa (3 a 0)
Título histórico e passagem de Ronaldinho pelo Cienciano

O Cienciano conquistou a Sul-Americana em 2003, quando derrotou o River Plate comandado por Manuel Pellegrini e que contava com Gallardo, Maxi López e Lucho González no plantel na final. Meses depois, venceu o Boca Juniors de Carlos Tévez e Palermo na Recopa Sul-Americana.
Naquela campanha, o Cienciano bateu o Universidad Católica do Chile na terceira fase da competição. Nas quartas, superou o Santos de Elano, Robinho e companhia. Na Vila Belmiro, empate por 1 a 1, e em Cusco venceu por 2 a 1.
Em 2016, Ronaldinho Gaúcho vestiu a camisa do Cienciano num amistoso festivo pelo retorno do time à elite do futebol peruano. A partida foi contra o Sporting Cristal e teve uma assistência do ídolo atleticano com seu tradicional passe sem olhar no estádio Garcilaso de la Vega. O Cienciano venceu por 3 a 0.