Brasil

Atlético-MG é campeão mineiro e entra para o grupo dos clubes com 50 títulos estaduais

Atlético-MG perdeu para o América-MG, mas ficou com o título e conquistou o seu segundo hexacampeonato do Mineiro

O Atlético-MG é o grande campeão do Campeonato Mineiro de 2025. A vitória América-MG por 1 a 0, neste sábado, no Mineirão, não foi suficiente para tirar a taça do Galo, que goleou o Coelho por 4 a 0 no jogo de ida, na última semana.

Com o título conquistado neste sábado, o Atlético-MG é hexacampeão mineiro pela segunda vez na sua história. A primeira aconteceu entre 1978 e 1983. Agora, são seis títulos seguidos desde 2020.

O Atlético-MG também passou a fazer parte de um seleto grupo de clubes com 50 ou mais títulos estaduais no Brasil. O Galo é o quarto clube a atingir esta marca.

  • ABC (Rio Grande do Norte) – 57 títulos
  • Bahia (Bahia) – 50 títulos
  • Paysandu (Pará) – 50 títulos
  • Atlético (Minas Gerais) – 50 títulos

O Atlético-MG ainda aumentou ainda mais a distância para o Cruzeiro. O rival do Galo tem 38 títulos do Campeonato Mineiro. O América-MG, vice-campeão neste sábado, ficou nos 16 títulos. A última taça levantada pelo Coelho foi em 2016.

América-MG tira invencibilidade do Atlético-MG

Apesar das importantes marcas conquistadas com o título do Mineiro, o Atlético-MG não conseguiu levantar a taça de forma invicta. Depois do 4 a 0 no placar do primeiro jogo, o Galo administrou a partida neste sábado e acabou derrotado por 1 a 0. Jonathas marcou o único gol no jogo na reta final do segundo tempo.

O Atlético-MG até foi melhor do que o América-MG em boa parte da partida, mas as equipes fizeram um jogo muito disputado e com poucas chances de gols. O Coelho, apesar de precisar de um milagre para ficar com a taça, não conseguiu ameaçar o gol de Everson. No primeiro tempo, por exemplo, a melhor oportunidade foi do Galo, com Rony, que finalizou perto da trave.

A segunda etapa seguiu no mesmo ritmo, com poucas chances. Mas o Atlético-MG melhorou e passou a criar mais chances com Rony, Arana, Scarpa e Cuello. Mas foi o América-MG que marcou, aos 31′, com Jonathas, após pressão na saída de bola do Galo.

No fim, em confusão na lateral do campo, Arana e Adyson foram expulsos por troca de agressões, mas nada que abalasse a festa do Atlético-MG no Mineirão.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo