Libertadores

A marca que comprova como o São Paulo subiu de patamar com Zubeldía

Classificado na Libertadores, São Paulo chega a seis jogos de invencibilidade após saída de Carpini

Luis Zubeldía adota um discurso pontuado pela modéstia para falar de seu trabalho pelo São Paulo. Para reciclar um termo que o próprio técnico usou, ele foge do superlativo para avaliar as atuações de seus comandados. Mas a verdade é que o treinador poderia muito bem se orgulhar dos números que já alcançou desde que chegou ao Tricolor. As estatísticas comprovam que a equipe subiu de patamar com o atual comandante.

E não falamos apenas da vaga antecipada nas oitavas de final da Libertadores garantida com a vitória por 3 a 1 sobre o Cobresal, na última quarta-feira (8), no Estádio Municipal de Calama, no Chile. O argentino está invicto nos quatro jogos que comandou a equipe na temporada. O São Paulo venceu quatro partidas e somou um empate com Zubeldía. Estatísticas que fazem o Tricolor reviver o seu melhor momento em 2024. Coincidência ou não, o recorte de tempo coincide com a saída de Thiago Carpini.

Desde a demissão do antigo treinador, a equipe engatou seis jogos de invencibilidade no ano — o primeiro deles, sob o comando interino de Milton Cruz na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO. Antes disso, o Tricolor alcançou seis partidas consecutivas sem perder duas vezes em 2024: logo nos primeiros seis compromissos de Carpini, e depois na reta final do Campeonato Paulista.

“Estamos bem. Não pretendo usar superlativos para definir a atuação da equipe até agora. Um bom trabalho já é suficiente. Eu gosto de equipes sérias, que têm os pés no chão”. (Luis Zubeldía)

Zubeldía explica a retomada de confiança do São Paulo

Ao seu estilo, Zubeldía nega que tenha feito grandes revoluções na maneira de jogar da equipe para fazer o São Paulo alcançar um nível de rendimento talvez inédito nesta temporada. Segundo o treinador, seu trabalho principal foi dar confiança aos atletas para repetirem algumas movimentações e conceitos que eles já aplicavam em campo e davam certo em outros momentos.

— Tem muitas coisas de jogo que eles já tinham incorporado de etapas anteriores. Quando cheguei, eles não estavam em seu melhor momento, mas com pequenas coisas, poder relembraras coisas que se faz bem. Para isso, estão os treinadores. Para detectar o que é o melhor para a equipe. Estamos usando bem os espaços a partir de uma segurança de passes. Tivemos uma eficácia de passes de 92% no primeiro tempo. Passes seguros e também de profundidade. Eles têm essas qualidades. Nós temos que mostrar para eles onde estão os jogadores livres, onde estão os espaços, quando arriscar e quando não. Se mantivermos a posse de bola bem, vamos nos defender bem. Eu creio que estamos fazendo a nossa parte, e os jogadores estão fazendo a sua parte. Para isso que nos contrataram — analisa Zubeldía.

São Paulo, enfim volta ao MorumBIS após maratona fora

Além da vaga e da invencibilidade, a vitória sobre o Cobresal também encerrou o que foi uma mini maratona de jogos fora de casa para o São Paulo. O Tricolor vem de três partidas seguidas — com resultados positivos — como visitante. Mas a verdade é que a sequência é ainda mais longa. A equipe fez seis de seus últimos sete compromissos longe do MorumBIS. O único duelo diante da torcida neste período foi o empate por 0 a 0 com o Palmeiras.

Agora, o São Paulo se prepara para viver o inverso. O Tricolor tem pela frente uma sequência de quatro partidas consecutivas em casa. Começa no duelo com o Fluminense, na próxima segunda-feira (13). Depois, a equipe recebe o Barcelona-EQU pela Libertadores, o Cruzeiro, pelo Brasileirão, e o Águia de Marabá, pela Copa do Brasil, em jogos seguidos como mandante. Ou seja: um prato cheio para Zubeldía conquistar a sua primeira vitória no MorumBIS.

São Paulo classificado no Grupo B

Com a vitória, o São Paulo está classificado às oitavas de final da Libertadores. O Tricolor é vice-líder do Grupo B com nove pontos. São sete de vantagem para o Barcelona-EQU, terceiro colocado com dois pontos somados e mais seis por disputar. O líder da chave é o Talleres, com dez pontos.

Os próximos três jogos do São Paulo

  • São Paulo x Fluminense — Brasileirão — segunda-feira, 13 de maio, às 19h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
  • São Paulo x Barcelona-EQU — Libertadores — quinta-feira, 16 de maio, às 21h (horário de Brasília) — Transmissão: ESPN (TV fechada) e Star + (streaming)
  • São Paulo x Cruzeiro — Brasileirão — data e horário a definir — Transmissão a definir
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo