Libertadores

Novo São Paulo garante oitavas da Libertadores com mais uma vitória fora de casa

Tricolor sai atrás, mas vence o Cobresal de virada por 3 a 1 e se classifica às oitavas de final

O São Paulo enfrentou o frio da noite do Atacama e a altitude de 2,2 mil metros da cidade de Calama para sair do deserto classificado às oitavas de final da Libertadores. Nesta quarta-feira (8), o Tricolor até saiu atrás no placar, mas mostrou poder de reação para vencer o Cobresal por 3 a 1 no Estádio Zorros del Desierto, pela quarta rodada do Grupo B. A virada sobre o lanterna da chave e a vaga antecipada foram construídas com gols de Luciano, Rodrigo Nestor — com um golaço — e Calleri.

Sonolento, São Paulo demora a acordar no jogo

Talvez fossem os efeitos dos 2,2 mil metros de altitude em Calama. Mas o fato é que o São Paulo disputou 36 longos minutos de futebol em marcha lenta em meio ao frio desértico da noite no Atacama. Como esperado, a equipe assumiu o controle da partida desde o apito inicial do duelo com o lanterna da chave. Mas o domínio exercido pelo Tricolor foi sonolento, com muita posse de bola e pouca agressividade para levar perigo ao Cobresal.  A postura beirou a soberba. Como se enfrentar o rival mais frágil do Grupo B fosse sinônimo de vitória garantida.

E o Cobresal percebeu que o São Paulo parecia um tanto desligado em campo. Após neutralizar o Tricolor nos minutos iniciais, os donos da casa ousaram sair de trás para ameaçar o gol defendido por Rafael. A primeira finalização passou longe, mas a mudança de postura rendeu frutos. Aos 22 minutos, os chilenos aproveitaram a desatenção são-paulina para abrir o placar. Pois a equipe de Zubeldía errou na saída de bola e permitiu o contra-ataque. Mesías recebeu cruzamento da direita e, da linha de fundo, ajeitou na medida para Diego Coelho empurrar para as redes livre, ainda que cercado por três defensores.

Luciano decide (de novo)

O gol serviu de choque de realidade para um São Paulo que precisou sofrer um duro golpe para enfim entrar no jogo. O Tricolor criou duas boas chances, com direito a bola na trave após cabeçada de Michel Araújo. Era um momento de necessidade, e aí coube a Luciano resolver (de novo) para a equipe — como ele já havia feito no triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, no último domingo. O camisa 10 mostrou porque é o artilheiro isolado do elenco em 2024.

Aos 37, o atacante recebeu dentro da área, limpou a marcação e emendou um chutaço indefensável para empatar a partida no Chile. Foi seu oitavo gol no ano, e ele só não virou a partida por puro preciosismo. Em meio à pressão são-paulina pela virada, Calleri lançou Luciano com total liberdade na cara do goleiro e tentou uma cavadinha na hora de finalizar. Podia ser mais um gol. E foi uma grande chance desperdiçada.

Nestor sai do banco e comanda virada

O São Paulo voltou do intervalo com Rodrigo Nestor no lugar de Bobadilla, em uma cartada de Zubeldía para deixar a equipe mais agressiva — e deu certo quase que de imediato. Aos 14 minutos, o herói do título da Copa do Brasil recebeu na intermediária, ajeitou para o pé esquerdo e soltou uma bomba para acertar o ângulo e marcar um golaço no Zorros del Desierto.

Foi o gol da virada e que abriu caminho também para uma noite mais tranquila para os são-paulinos. Tão mais tranquila, que a equipe não teve dificuldades para ampliar o marcador. Aos 32, Calleri recebeu de Erick na entrada da área e também tentou marcar o seu golaço. O centroavante encobriu o goleiro rival, mas viu a bola bater no travessão. Menos mal que ela sobrou livre o camisa 9 apenas conferir de cabeça e definir a vitória por 3 a 1 no deserto.

São Paulo garante vaga no Grupo B

Com a vitória, o São Paulo está classificado às oitavas de final da Libertadores. O Tricolor é vice-líder do Grupo B com nove pontos. São sete de vantagem para o Barcelona-EQU, terceiro colocado com dois pontos somados e mais seis por disputar. O líder da chave é o Talleres, com dez pontos.

Os próximos três jogos do São Paulo

  • São Paulo x Fluminense — Brasileirão — segunda-feira, 13 de maio, às 19h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
  • São Paulo x Barcelona-EQU — Libertadores — quinta-feira, 16 de maio, às 21h (horário de Brasília) — Transmissão: ESPN (TV fechada) e Star + (streaming)
  • São Paulo x Cruzeiro — Brasileirão — data e horário a definir — Transmissão a definir
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo