Sorteios confrontam Palmeiras com o que o time tem de pior
Quase um Robin Hood ao contrário, Alviverde tem sofrido com questões específicas

Dentre os adversários possíveis, o Palmeiras pegou, no papel, um dos menos complicados possíveis nas oitavas de final da Copa Libertadores.
Já na Copa do Brasil, o adversário nada menos que o Corinthians. Nos dois casos, o Palmeiras decidirá a vaga em seus domínios.
Se, na Libertadores, o Palmeiras ganhou todos os jogos no Allianz, nos campeonatos locais, o desempenho não vem sendo bom — em especial contra o arquirrival.
O Corinthians está invicto no Allianz Parque em 2025. Arrancou um empate por 1 a 1 na fase de grupos do Paulista. E venceu no primeiro jogo da final: 1 a 0. A recente vitória alviverde por 2 a 0 foi na Arena Barueri.
Libertadores pode complicar nas quartas
Por mais que a viagem a Lima seja uma das mais longas dentro do continente, o Universitario, do Peru, não está entre a lista de favoritos à conquista. Curiosamente, a final, em novembro, será jogada justamente na capital peruana.
Se passar do Universitario, no entanto, a vida relativamente mais fácil do Palmeiras tende a acabar. Três das equipes listadas como favoritas ao título, e que também são pedras no sapato do Alviverde, podem aparecer nas quartas e numa eventual semi.
Caso se classifique, o próximo adversário do Alviverde sai de River Plate x Libertad, do Paraguai. Ambos foram eliminados pelo time de Abel Ferreira na campanha vitoriosa da Libertadores de 2020: Libertad, nas quartas; River, na inesquecível semifinal.
Caso passe das quartas, na semi, o Verdão terá o vencedor final da chave que tem, nas oitavas, Botafogo e Universidad de Chile, e São Paulo e Atlético Nacional. É pouco provável que o Verdão, portanto, deixe de pegar o Tricolor ou o atual campeão.
🏆🔥 ¡Así quedó el cuadro de los octavos de final de la CONMEBOL #Libertadores!#GloriaEterna pic.twitter.com/vQZOKjXr0n
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) June 2, 2025
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Um Robin Hood ao contrário
O Palmeiras de 2025 vem sofrendo um problema que lhe é crônico e que se arrasta de temporadas passadas. Diante dos clubes menos expressivos, o Verdão é um leão. Mas se o caldo engrossa um pouco, tem sido comum o Palmeiras não conseguir sucesso.
Já no Paulista, o time sofreu diante do Corinthians. Nos três jogos que teve, empatou, em casa (1 a 1), na fase de grupos. E perdeu na primeira final, também em casa (0 a 1). Na volta, ficou no 0 a 0, na Neo Química Arena.
No Brasileiro, o Palmeiras, mesmo com a boa campanha, está devendo diante dos adversários do atual G-6. Perdeu, em casa, para Bahia (0 a 1) e Flamengo (0 a 2). No domingo, perdeu para o Cruzeiro (1 a 2). Venceu apenas o Bragantino, por 2 a 1, fora de casa. E ainda não pegou o Fluminense.
Com três derrotas e uma vitória em quatro jogos, tem pífios 25% de aproveitamento contra as equipes que atualmente estão nas primeiras seis posições do campeonato.
Embora nesse ano não tenha a mesma força da equipe campeã de 2024, o Botafogo também conseguiu arrancar pontos do Palmeiras, com um empate em 0 a 0 na rodada inicial, no Allianz.
2025 será o 2º ano com mais Dérbis na História: 7, mesmo número de 2000.
— Diego Iwata Lima (@DiegoMarada) June 2, 2025
O recorde, com 8, veio em 99, ano da 1ª Libertadores do Verdão, eliminando o SCCP nas quartas: 4 vitorias do Palmeiras, 1 empate e 3 vitórias alvinegras.
Estava na dúvida, @palestragaluppo sanou.
O… pic.twitter.com/2URJrexxEK
Na hora do “vamos ver”, Palmeiras refuga
Em 2024, perder pontos para rivais diretos ou rivais tradicionais também foi uma constante. Na reta final, brigando palmo a palmo com o Fogão pela liderança, perdeu para o Corinthians, que brigava para não cair, por 2 a 0.
Depois, em casa, teve a chance de vencer uma “final” contra o Botafogo, na antepenúltima rodada. Mas perdeu por 3 a 1 e deu adeus à chance de conquista.
Nas copas, não foi diferente. Nas oitavas da Libertadores, também caiu diante do Botafogo. Na Copa do Brasil, não foi páreo para o Flamengo, também nas oitavas. Nos dois casos, jogar a partida decisiva em casa não foi suficiente.
Por conta da melhor campanha na Libertadores, o Allianz Parque também será sede de todos os segundos jogos das eliminatórias que o Palmeiras fizer até uma possível semi.
Mas, considerando que o Alviverde tem a terceira pior campanha como mandante no Brasileirão, tal trunfo não soa como grande coisa.