Libertadores

Do Olaria para a Libertadores: com rápida ascensão, Yarlen fura a fila no Botafogo

Cria do tradicional Olaria, Yarlen teve rápido crescimento nos profissionais do Botafogo e foi relacionado para a decisão com o Red Bull Bragantino, nesta quarta, pela Libertadores

A vida do jovem atacante Yarlen, do Botafogo, mudou consideravelmente em menos de um mês. O jovem de 18 anos viveu uma ascensão quase meteórica neste período: primeiros treinos com o elenco principal, estreia como profissional e primeiro gol — um golaço. Tudo isso aconteceu entre o fim fevereiro e esta segunda semana de março. Agora, ele também já pode fazer a sua estreia na Copa Libertadores. Yarlen foi a novidade do Botafogo entre os relacionados para o duelo com o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (13), no Nabi Abi Chedid, pelo segundo jogo da terceira fase, que vale uma vaga na fase de grupos da competição.

Mas a ascensão de Yarlen, na verdade, começou há alguns anos. Cria do Olaria, tradicional clube da zona norte do Rio de Janeiro, o garoto chegou ao Botafogo em agosto de 2021, após se destacar na Copa União de Futebol de Base daquele ano e fez três gols em nove partidas na competição. Ele chamou a atenção na final, contra o Bonsucesso, quando marcou um dos gols do empate em 3 a 3 e, depois, converteu o seu pênalti, ajudando o Olaria a ficar com o título da Série Prata do Sub-15.

Yarlen foi observado por dois captadores do Botafogo: André Silva, ex-zagueiro campeão da Conmebol de 1993 pelo clube, e Humberto Moreira. Ambos trabalham até hoje no Departamento de Scout do Glorioso, chefiado por Alessando Brito.

Yarlen se destacou no Olaria antes de chegar na base do Botafogo (Foto: Arquivo pessoal)

Franzino, Yarlen passou por um processo de fortalecimento físico no Botafogo. Assim, ele começou 2022 na reserva do time sub-17, mas cresceu ao longo da temporada e terminou o ano como titular do time. Já em 2023, ele deu um grande salto, e os números mostram isso. Na última temporada, ele marcou oito gols e deu nada menos do que 13 assistências em 39 partidas. O destaque no sub-17 fez ele ter uma rápida passagem na equipe sub-20, mas logo foi chamado para o elenco profissional.

Responsáveis por ‘promoção' elogiam Yarlen

O responsável pela promoção de Yarlen para o elenco principal foi o técnico interino Fábio Matias. Quando assumiu o cargo após a demissão de Tiago Nunes, o auxiliar permanente do Botafogo chamou o garoto para treinar com time profissional no fim de fevereiro, e sua estreia não demorou a acontecer.

O atacante entrou em campo nos minutos finais do clássico com o Fluminense, quando o Botafogo entrou em campo com o time reserva. Foi pouco tempo em campo, mas Yarlen viralizou nas redes com dois vídeos: primeiro, em uma confusão entre jogadores dos dois clubes, em que o jovem foi “arrastado” para dentro e fora do gramado, e, depois, em um momento de emoção com a família na saída do gramado.

E, no último domingo, contra o Sampaio Corrêa, pelo jogo de ida da semifinal da Taça Rio, Yarlen já marcou o seu primeiro gol como profissional. O atacante entrou em campo aos 29′ do segundo tempo e, poucos minutos depois, acertou um lindo chute de fora da área, marcando um golaço para abrir o placar da vitória por 2 a 1 no Botafogo. Depois da partida, ele foi elogiado pelo técnico Fábio Matias.

— É um processo. É um menino que tem uma alegria e uma áurea nele. Tem coisas a melhorar, como qualquer outro menino da base. Ele não tem passado despercebido no processo do clube, o que é importante. O clube detectou coisas boas nele, mas o que a gente mais vê é jogador que faz um, dois bons jogos e não tem mais sequência. A ideia é ter sequência, desenvolver o atleta, dar tempo para ele para que tenha condições de desenvolver o trabalho. Tem outros meninos que também estão pedindo passagem – afirmou Fábio Matias.

Quem acompanha Yarlen há mais tempo no Botafogo também é só elogios aos garoto. Tiano Gomes, gerente de futebol da base do clube, fez questão de destacar o trabalho do atacante para se desenvolver durante a base e citou a importância da família de Yarlen neste processo.

— É um menino muito descontraído, tá sempre muito à vontade entre a gente, mas sabe se portar nos momentos dentro do clube. Sempre trabalhou muito firme, buscando a evolução e seu desenvolvimento integral, profissional e pessoal. Esse relacionamento com a família que a gente viu que viralizou não é nenhuma novidade. O pai dele e o irmão estão sempre em todos os jogos. Tudo que ele fez no Maracanã ele fez nos jogos da base, no CEFAT, no Estádio Nilton Santos, ou onde o Botafogo estiver jogando. A família dele sempre é muito presente, a gente percebe isso e fica muito feliz — afirmou à Trivela.

O Botafogo acertou o primeiro contrato profissional de Yarlen no fim de 2022. O acordo tem validade até o fim de 2025, com multa de 12 milhões de euros (R$ 64 milhões, na cotação atual) para clubes do Brasil e 30 milhões de euros (R$ 161 milhões) para time da Europa.

Yarlen fura fila na Libertadores

Com a rápida ascensão nas últimas semanas, Yarlen furou a fila na base do Botafogo e até mesmo no elenco profissional. Mesmo aos 18 anos, ele passou Sapata, de 20 anos, destaque do time sub-20 do Glorioso nos últimos anos e que também briga por espaço no elenco principal.

Relacionado para o duelo com o Red Bull Bragantino na Copa Libertadores, Yarlen também passou, ao menos neste momento, por Matheus Nascimento nesta fila. O atacante de 20 anos era considerado a grande promessa do clube nos últimos anos, mas ainda não correspondeu as expectativas. No profissional desde os 16 anos, o garoto ficou fora da lista de relacionados pelo técnico Fábio Matias.

 

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo