Lyon manda mensagem especial para Botafogo antes da final da Libertadores: ‘Nossa família’
Treinador e jogadores do Lyon se uniram para incentivar o Botafogo antes da decisão contra o Atlético-MG na Copa Libertadores
O assunto do momento é a final da Copa Libertadores. E a decisão não se restringe à América do Sul, já que até mesmo o Lyon enviou uma mensagem especial para o Botafogo antes da partida contra o Atlético-MG neste sábado (30), às 17h (horário de Brasília), no Mâs Monumental, em Buenos Aires.
Primeiramente, o treinador do OL, Pierre Sage, aproveitou sua coletiva nesta sexta-feira (29) para revelar sua torcida pelo Fogão. E o francês também fez questão de exaltar a possibilidade do título do Campeonato Brasileiro:
Sage também fez questão de lembrar que o Lyon está representado na Libertadores graças a Adryelson, que foi emprestado ao Botafogo em setembro até o final de 2024. Vale ressaltar que o zagueiro deve ser titular contra o Galo no lugar de Bastos, que está lesionado.
Posteriormente, o OL utilizou suas redes sociais para publicar um vídeo dos jogadores desejando boa sorte ao Fogão. Além de craques internacionais, o lateral Abner Vinicius e o goleiro Lucas Perri (ex-Botafogo) também exaltaram a equipe de Artur Jorge.
Confira a publicação abaixo:
Lyon e Botafogo fazem parte da Eagle Football Holdings, que pertence a John Textor. O empresário americano também controla Crystal Palace, da Premier League, e o Molenbeek, da segunda divisão belga.
Botafogo pode ajudar Lyon a se livrar do rebaixamento na Ligue 1
Em crise financeira, o OL foi impedido de realizar novas contratações e pode ser rebaixado na Ligue 1 caso não coloque as contas em dia. A Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) exigiu que o Lyon se enquadre nas regras do fair play financeiro antes do fim da temporda.
Atualmente, as dívidas do OL chegam a 505 milhões de euros (cerca de R$ 3,2 bilhões). Textor e companhia apresentaram um plano recuperação ao órgão francês que prevê o pagamento de parte do saldo devedor com vendas de jogadores e ativos do Grupo Eagle.
Ou seja, o Botafogo pode ajudar o Lyon a equilibrar suas contas com transferências de seus principais jogadores. Luiz Henrique, Igor Jesus e Thiago Almada são os jogadores mais cobiçados pelo mercado exterior e que podem ser vendidos na reabertura da janela.
A expectativa do empresário norte-americano é que as transações da Eagle Football Holdings gerem uma renda complementar de 75 milhões de euros (em torno de R$ 474 milhões), cujo valor ajudaria a sanar os débitos em atraso do OL.
Obviamente, o Lyon pretende se desfazer de alguns de seus próprios atletas, como o meia-atacante Rayan Cherki e o volante Maxence Caqueret. Entretanto, como o mercado sabe da necessidade dos franceses em angariar lucros, o valor das negociações deve cair drasticamente.
Como os jogadores do Fogão estão valorizados, a tendência é que John Textor se desfaça de algumas peças do time alvinegro. O próprio empresário admitiu isso em entrevista há duas semanas: