Libertadores

Goleada na Taça Rio ajudará muito o Botafogo na Libertadores

Com a vitória por 4 a 0 sobre o Boavista no jogo de ida, o Botafogo vai poder rodar o elenco no próximo domingo, poucos dias antes da estreia na fase de grupos da Libertadores

Deu tudo certo para o Botafogo no planejamento para a fase de grupos da Copa Libertadores. Após conseguir adiantar as datas das finais da Taça Rio, a goleada no jogo de ida, contra o Boavista, na última quarta-feira (27), fora de casa, no Estádio Elcyr Resende, facilitou ainda mais a programação do clube a maratona de jogos que o time vai ter a partir de abril.

A vitória fácil por 4 a 0 sobre o Boavista já seria boa apenas pelo resultado e por deixar o time praticamente com as duas mãos no troféu da Taça Rio. Mas, neste momento, o que mais importa para o Botafogo é a fase de grupos da Copa Libertadores. E o placar da última quarta-feira facilitou a vida do clube.

O Botafogo estreia na competição continental na próxima quarta-feira (3), contra o Junior Barranquilla, da Colômbia, no Nilton Santos. O resultado no jogo da ida da final da Taça Rio vai dar ainda mais tranquilidade ao clube para poder rodar o elenco no próximo jogo contra o Boavista, no próximo domingo (31), também em casa.

Além disso, é claro, a construção do placar da partida, com uma atuação segura e eficiente, também funciona no sentido de dar mais confiança para o clube de olho na estreia na Libertadores.

— Ajuda por uma questão de convicção nesse curto período na Data Fifa. Tivemos um período de treinos e é importante essa questão de confiança. Também era importante ganhar hoje para a gente criar uma estratégia para domingo visando a partida da Libertadores. Não está ganho (a final), é importante dizer, o Boavista tem jogadores que já foram em clubes grandes. Mas para nós, foi fundamental esse resultado para montar as melhores estratégias para os próximos dois jogos — afirmou Fábio Matias em entrevista coletiva.

Fábio Matias fala sobre planejamento do Botafogo

Antes mesmo da goleada de quarta-feira, o Botafogo já planeja rodar o elenco e dar mais minutagem para jogadores que não estão atuando com frequência ou que voltam de lesões, como o goleiro John e os atacantes Luiz Henrique e Jeffinho. O trio já está à disposição da comissão técnica, mas não viajou com o grupo para a partida em Saquarema. Assim, com a goleada sobre o Boavista, os três podem ter mais minutos em campo no domingo, de olho na partida com o Junior Barranquilla.

— Tudo depende do contexto. Estamos com um grupo muito qualificado, temos atletas que estão voltando de lesão. Nosso planejamento é dar uma equilibrada na questão de minutagem dos atletas e a gente tem conseguido fazer isso bem. Mas vamos planejar com calma e consciência. Ainda temos treinos para organizar melhor as ideias — disse Fábio Matias sobre o planejamento do Botafogo.

Nesse sentido, a pausa da Data Fifa, que fez o Botafogo ficar dez dias sem jogar, foi essencial para o clube na recuperação dos jogadores lesionados. Além de John, Luiz Henrique e Jeffinho, o zagueiro Pablo também voltou a treinar com o elenco neste período. Mas Fábio Matias reforçou a necessidades destes atletas terem melhores condições físicas.

— Temos o retorno de atletas, mas temos que tomar cuidados quanto ao retorno rápido deles. Estamos preparando para que eles estejam em melhores condições, só aí eles terão minutagens. A Data Fifa foi ótima para zerar a carga, tivemos que exigir muito dos atletas nos jogos contra o Red Bull. Vamos escalar os jogadores respeitando todas as características dos jogadores – finalizou Fábio Matias.

Como conseguiu adiantar as datas das finais da Taça Rio, depois da estreia contra o Junior Barranquilla, na Libertadores, o Botafogo só voltará a atuar contra a LDU na semana seguinte, em Quito, pela segunda rodada do Grupo D. Depois, no entanto, o clube terá uma maratona até o começo de junho, com jogos em todos os meios e finais de semana. Serão 16 partidas em 53 dias.

Próximos jogos do Botafogo

  • Botafogo x Boavista – Taça Rio – domingo, 31 de março de 2024;
  • Botafogo x Junior Barranquila – Copa Libertadores – quarta-feira, 03 de abril de 2024;
  • LDU x Botafogo – Copa Libertadores – quinta-feira, 11 de abril de 2024;
  • Cruzeiro x Botafogo – Campeonato Brasileiro – sábado ou domingo, 13 ou 14 de abril de 2024;
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo