Adversário do Flamengo na Libertadores demite técnico após vexame e ‘repete’ 2021
Diego Aguirre, velho conhecido dos brasileiros, não resistiu após derrota para modesto time da segundona do Paraguai

Próximo adversário do Flamengo na Libertadores, o Olimpia vive momento de instabilidade na temporada e, por isso, demitiu o técnico Diego Aguirre nesta quinta-feira (20). O anúncio foi feito nas redes sociais da equipe paraguaia que, agora, precisará buscar um novo nome para a sequência da temporada, muito perto do duelo decisivo diante do Rubro-Negro carioca.
Veja o comunicado na íntegra
“Agradecemos ao professor Diego Aguirre e a todo o seu corpo técnico pelo tempo de trabalho à frente da instituição. Um profissional impecável, um trabalhador incansável, uma pessoa excelente. Desejamos muito sucesso em seus projetos futuros!”, escreveu o Olimpia.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Surpresa e esperança quebradas
Apesar de ter bagagem, com passagens por Peñarol, São Paulo e Internacional, a contratação de Aguirre foi vista como surpreendente pela torcida do Olimpia. Isso porque, após demitir Garcia, o último treinador, o nome de Tata Martino, ex-Barcelona, era especulado. Ainda assim, o uruguaio chegou ao Decano com expectativas grandes.
NO MERCADO: Flamengo recalcula rota e Wendel, do Zenit, volta a despertar interesse
Mesmo que tivesse aceitado um vínculo até o fim de dezembro, ou seja, com prazo de validade curto, Aguirre deu esperança aos torcedores do Olimpia. O clube havia começado mal a temporada e, por isso, buscou um novo nome para se acertar. Ainda que tenha estreado com vitória sobre o Libertad, um de seus principais rivais, a expectativa foi rompida de maneira abrupta.
Logo de cara, o Olimpia acumulou algumas derrotas doídas para o torcedor, diante de Sportivo Luqueño, Guaraní e Nacional, todos pela liga paraguaia. Depois, se recuperou e mostrou sinais do time que a torcida espera, com classificação em primeiro lugar no Grupo H da Libertadores, à frente do Atlético Nacional, clube mais tradicional da Colômbia. Porém, tudo desmoronou rapidamente.
Nas últimas duas semanas, o Decano perdeu em casa para o Tacuary e teve novo revés para o Resistencia, dessa vez com um jogador a mais em boa parte da partida. A gota d'água para Aguirre veio na eliminação vexatória na Copa Paraguai, diante do Sportivo San Lorenzo, equipe da segunda divisão. A empolgação foi tanta que o San Lorenzo aproveitou para “cumprimentar” o Flamengo (veja abaixo) . Com a derrota, o treinador uruguaio não resistiu e deixou o cargo após 22 jogos, na vice-lanterna da liga.
Estamos listos @Flamengo ???
— San Lorenzo ?? (@SanLorenzo1930) July 20, 2023
Os números de Aguirre no comando do Olimpia
- Aproveitamento irregular:
9 vitórias, 7 empates e 8 derrotas (51%) - O ponto alto:
A classificação em primeiro lugar na Libertadores - O vexame:
A eliminação para o Sportivo San Lorenzo, da segunda divisão, nos pênaltis
Para o Flamengo, cenário é semelhante ao de 2021
No último encontro entre as equipes por Libertadores, o Flamengo amassou o Olimpia. Foi nas quartas de final de 2021, quando o Rubro-Negro, comandado por Renato Gaúcho, aplicou um sonoro 9 a 2 no agregado e avançou às semifinais. Curiosamente, as equipes vivem momentos bastante semelhantes aos de dois anos atrás, ainda mais quando se considera a troca de treinador.
NOVELA CLAUDINHO: Flamengo recebe importante resposta do Zenit
O Flamengo, inclusive, foi o principal responsável pela demissão de Sergio Orteman, em 2021. O treinador já fazia um trabalho irregular à frente do Olimpia e não resistiu a goleada sofrida no jogo de ida, por 4 a 1, em Assunção. Os paraguaios trocam de técnico, e o sucessor acabou sendo massacrado pelo Rubro-Negro na volta, por 5 a 1, em Brasília.

Para o Flamengo, o desejo é repetir o desempenho da edição 2021, bater o Olimpia e avançar às quartas de final. A principal diferença, além do duelo ser realizado em fase anterior, é que os paraguaios decidirão a vaga em casa, ao contrário do que aconteceu no último confronto. A primeira partida entre Rubro-Negro e Decano será no dia 03 de agosto, quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Maracanã.