Brasileirão Série A

Flamengo recalcula rota e Wendel, do Zenit, volta a despertar interesse

Flamengo reacendeu interesse em Wendel, volante do Zenit que já foi ligado a diversos clubes brasileiros nesta janela

Depois de deixar claro, em entrevista coletiva, que não tentaria a contratação do volante Wendel, do Zenit, o Flamengo recalculou a rota e iniciou conversas com os representantes do jogador. Como é costumeiro para o departamento de futebol do Rubro-Negro, a primeira prioridade é acertar um denominador comum com o atleta para que, depois, possa negociar com o clube russo.

Foi assim na negociação por Claudinho, que ainda está em andamento, e terá os mesmos moldes nas tratativas pelo volante Wendel que, por sinal, quer voltar a jogar no futebol brasileiro. No entanto, algumas questões podem travar as conversas. O jornal O Dia foi o primeiro a noticiar o retorno do interesse rubro-negro no volante brasileiro, e a informação foi confirmada pela Trivela.

Wendel deseja voltar ao futebol brasileiro

Com as conversas iniciadas, o Flamengo já está ciente de primeira grande variável da negociação: a vontade de Wendel de retornar ao Brasil. Recentemente, o volante perdeu um membro importante de sua família e, por isso, deseja ficar mais perto de seus entes queridos. Por ter sido nascido e criado no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro é considerado um destino bastante provável para o jogador.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Wendel ainda não se reapresentou ao Zenit

Justamente por conta dessa vontade, Wendel ainda não se apresentou à pré-temporada do Zenit. O clube russo foi comunicado por representantes do brasileiro que ele pretende permanecer em seu país de origem. A diretoria da equipe de São Peterburgo, no entanto, ainda não tomou uma decisão sobre o futuro do atleta, algo que será conversado com o empresário do atleta, quando ele chegar à Rússia.

No momento, o Flamengo aguarda pacientemente pela resolução do problema entre Wendel e Zenit para – aí sim – avançar nas tratativas com o clube russo. O treinador da equipe, Sergei Semak, inclusive, vê a alta procura de atletas como algo positivo para a equipe.

“O fato de muitos clubes estarem interessados nos nossos jogadores é uma coisa boa. Cabe aos jogadores decidirem sobre suas carreiras futuras e temos que levar em conta vários fatores, incluindo os interesses do clube e os interesses do próprio jogador. Os caras fizeram muito pelo time, e eles têm o direito de escolher o que devem fazer, respeitando os interesses do clube”

Negociação por Claudinho e concorrência podem atrapalhar?

Apesar de ter entrado de vez na briga por Wendel, o Flamengo está ciente de que alguns empecilhos podem travar as negociações. Primeiro, a concorrência: Palmeiras e Fenerbahçe já realizaram sondagens pelo jogador e pavimentaram o caminho para a primeira pedida oficial do Zenit, de 20 milhões de euros (R$ 103 milhões), além de mais 5 milhões de euros em bonificação, como informou o ge.

Os valores foram considerados altos pelas duas equipes e, se optar por pagar tamanha quantia, o Flamengo desembolsaria mais dinheiro por Wendel do que por Claudinho, principal alvo desta janela de transferências. A negociação paralela, que envolve as mesmas partes, também foi considerada um problema para o Rubro-Negro anteriormente, mas, agora, a situação se mostra diferente.

Na última quarta-feira (19), o Flamengo deu um passo importante para a contratação do meia-atacante. Pela primeira vez ao longo das conversas, os russos deram o aval para discutir valores e bonificações, com intuito de oficializar a saída de Claudinho. Agora, o departamento de futebol lida diretamente com o Zenit, para tentar a contratação. A primeira oferta, no valor de 15 milhões de euros, foi recusada.

Wendel e Claudinho, alvos do Flamengo nesta janela de transferências (Foto: Zenit)

Flerte antigo e “indisposição” com Braz

Unidos novamente pelas especulações, Flamengo e Wendel já estiveram muito perto de ter um final feliz. Foi durante a janela de transferências do ano passado, quando o Rubro-Negro procurou o staff do jogador e chegou a negociar diretamente com o Zenit para tê-lo. No entanto, a história teve um fim abrupto, que irritou o departamento de futebol, especialmente Marcos Braz.

Perto de fechar a contratação, o Flamengo viu o Zenit oferecer renovação de contrato a Wendel, com salários fora da realidade do futebol brasileiro. O volante brasileiro aceitou a proposta de contrato, que vai até 2027 e frustrou os planos do Rubro-Negro. Braz, inclusive, falou em coletiva recente que não tentaria a contratação: “Não tem interesse e não terá meu contato”. Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo