Libertadores

Entenda os cenários para o Flamengo em reta final da fase de grupos da Libertadores

Flamengo se coloca em situação delicada com derrotas consecutivas, mas ainda tem boas chances de se classificar às oitavas da Libertadores

O empate em 1 a 1 entre Millonarios e Bolívar, na Colômbia, deixou a situação do Grupo E da Libertadores um pouco nebulosa para o Flamengo. O clube não depende mais dos próprios esforços, embora vitórias nas últimas duas partidas da fase deixem a situação encaminhada. É importante fazer o dever de casa e torcer para que uma tragédia não aconteça.

Com esse futebol, contudo, o gosto na boca do torcedor é bastante amargo. Depois do sorteio, muitos esperavam um Flamengo sem dificuldades no grupo, mas se enganaram totalmente. Se quiser a classificação, Tite e companhia precisarão remar bastante.

Como ficou o Grupo E após a quarta rodada?

A vitória do Palestino e o empate em Bogotá deixaram a situação do grupo muito diferente daquilo que se imaginava no início da rodada. O triunfo fez com que os chilenos assumissem a segunda posição, deixando o Flamengo para trás e se colocando em situação de depender apenas dos seus esforços para conseguir a vaga. Poucos colocavam a equipe de Santiago como passível de classificação às oitavas.

Sem perder fora de casa, o Bolívar encaminhou um lugar reservado no mata-mata e terá mais dois jogos para empatar um e se colocar como primeiro colocado do Grupo E. O Millonarios, por sua vez, jogará a vida na próxima rodada diante do Palestino, em Bogotá, para manter viva a chama da classificação.

  1. Bolívar – 10 pontos (+6 de saldo)
  2. Palestino – 6 pontos (-3 de saldo)
  3. Flamengo – 4 pontos (0 de saldo)
  4. Millonarios – 2 pontos (-3 de saldo)

Os melhores cenários para o Flamengo

Acima de qualquer coisa, o Flamengo precisa vencer os dois jogos que restam no Maracanã para sonhar com a classificação. Um empate e um triunfo também podem saciar, mas dependem de uma combinação difícil de resultados, que envolve um Bolívar líder absoluto e com uma das melhores campanhas da fase de grupos da Libertadores. O melhor é fazer o dever de casa.

Vencendo o Bolívar, um empate entre Palestino e Millonarios na Colômbia já é o suficiente para recolocar o Flamengo na vice-liderança do grupo para a rodada final, precisando apenas repetir o resultado dos chilenos em La Paz para se classificar. Um triunfo dos colombianos também deixaria o Rubro-Negro na boa, em segundo lugar com a mesma condição do cenário anterior.

Tite está em apuros com a fase ruim do Flamengo (Foto: Nayra Halm/Fotoarena/Sipa USA) – Photo by Icon Sport

O pior cenário para o Flamengo

Fora a situação de empatar com o Bolívar, já explicada, e uma derrota, que eliminaria o Flamengo da Libertadores em múltiplas combinações, o pior cenário para Tite e companhia é uma vitória do Palestino em Bogotá. Se os chilenos ganharem do Millonarios, chegam a nove pontos e dependem apenas de si na última rodada, quando subirão a altitude de La Paz. É nesse ponto que entra a calculadora.

O Flamengo precisará muito de um saldo interessante. No momento é zero, mas tanto Palestino quanto Millonarios estão negativos. O pior dos mundos é uma vitória improvável dos chilenos em La Paz, que colocaria o Rubro-Negro no páreo do Bolívar, que tem excelente saldo de seis positivo. O resultado precisaria ser feito no confronto direto para sonhar com a classificação.

Gabigol se lamenta, pois o Flamengo não depende mais de si para se classificar às oitavas (Foto: Nayra Halm/Fotoarena/Sipa USA) – Photo by Icon Sport

Vencer e mostrar bom futebol

Tite e companhia até podem ter uma classificação tranquila para as oitavas se os resultados das últimas rodadas colaborarem, mas é muito importante que o time vença e convença o seu torcedor. A fase enfrentada pelo Flamengo não é nada boa, e uma eliminação na fase de grupos, diante da disparidade entre o elenco do Rubro-Negro e dos seus adversários, seria uma catástrofe sem precedentes.

O primeiro desafio, diante do Bolívar, será disputado na próxima quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.

Veja todos os cenários* analisados nesta matéria

Se vencer o Bolívar + empate entre Millonarios e Palestino**

  1. Bolívar – 10 pontos (X de saldo)
  2. Flamengo – 7 pontos (X de saldo)
  3. Palestino – 7 pontos (X de saldo)
  4. Millonarios – 3 pontos (X de saldo)

Se vencer o Bolívar + vitória do Millonarios sobre o Palestino**

  1. Bolívar – 10 pontos (X de saldo)
  2. Flamengo – 7 pontos (X de saldo)
  3. Palestino – 6 pontos (X de saldo)
  4. Millonarios – 5 pontos (X de saldo)

Se vencer o Bolívar + vitória do Palestino sobre o Millonarios**

  1. Bolívar – 10 pontos (X de saldo)
  2. Palestino – 9 pontos (X de saldo)
  3. Flamengo – 7 pontos (X de saldo)
  4. Millonarios – 2 pontos (X de saldo)

*Resultados que mantém o Flamengo vivo em caso de empate ou derrota: Vitória do Millonarios ou empate em Bogotá
**Saldo não definido

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo