Felipe Melo está invicto como titular no Maracanã pelo Fluminense
A vitória sobre o Olimpia levantou o astral do Fluminense, que saiu em vantagem para chegar às semifinais da Libertadores. Dentre os vários destaques individuais da partida, um deles surpreende pelos números assustadores pelo clube. Desde que chegou ao Tricolor em 2022, Felipe Melo não sabe o que é perder no Maracanã quando é titular.
Seja como zagueiro ou volante, Felipe começou jogando em 21 jogos no Maracanã. Nestes, o Flu venceu 16 vezes e empatou cinco. O aproveitamento é de 84,1% dos pontos. Ele marcou duas vezes pelo Tricolor, ambas no estádio em que o clube manda seus jogos. O levantamento é do perfil Flupedia nas redes sociais.
Você sabia?
Retrospecto do Fluminense no Maracanã com Felipe Melo no time titular (Desde 2022)
Zagueiro
👕 16 Jogos
🟢 12 vitórias
🟡 4 empates
⚽️ 2 gols
❌️ 4 gols sofridosVolante
👕 5 Jogos
🟢 4 vitórias
🟡 1 empate
❌️ 1 gol sofridoInvicto no Maracanã
📷 M. Mendes pic.twitter.com/hPapAK3swd
— Enciclopédia Tricolor (@Flupedia) August 25, 2023
Felipe Melo vive grande fase em 2023. Com o camisa 30 na zaga, o Fluminense tem um aproveitamento mais de duas vezes melhor: foram 35 jogos na temporada, com 23 vitórias, seis empates e seis derrotas, e a equipe conquistou 71,4% dos pontos. Sem ele, são 13 partidas, com apenas quatro vitórias, dois empates e sete das 13 derrotas tricolores no ano — apenas 35% de aproveitamento.
Contra o Olimpia, Felipe teve boa atuação antes de ser substituído por Martinelli. À beira do campo, se manteve ativo no jogo, levantando a torcida e comemorando muito cada dividida. Atitudes que serão necessárias para o jogo da volta, no Defensores del Chaco, onde o Flu já sofreu duros golpes.
— Tamanho do 2 a 0 vai depender do jogo de volta. É difícil falar, mas estamos mais preparados do que no jogo passado, sem dúvida nenhuma. Bem concentrado, bastante humilde, pois sabemos do que aconteceu no ano passado — recordou o veterano após a partida.
Finalizado
2
-0
Fluminense - Olimpia Asuncion
Copa Libertadores - Maracana
3rd Turno
As únicas três derrotas do jogador de 40 anos pelo Fluminense no Maracanã aconteceram quando ele entrou no decorrer da partida. Duas foram para o Flamengo, e em uma delas, na decisão do Campeonato Carioca de 2023, o Tricolor virou o confronto no segundo jogo e saiu com o título.
A outra foi para o Atlético-GO, ainda em 2022, quando Felipe substituiu Willian Bigode para recompor a zaga, que estava com menos um após a expulsão de David Braz.
Felipe Melo provoca Flamengo após vitória
Após a vitória sobre o Olimpia, inclusive, Felipe Melo fez das suas. Assim como já havia feito após os títulos cariocas sobre o Flamengo, o zagueiro voltou a provocar arquirrival do Fluminense.
— Quando você vê um dos maiores times que tem no nosso continente perder o jogo da maneira que eles perderam, com três gols de bolas aéreas, isso liga o sinal de alerta para que a gente não repita os erros do Flamengo. Não precisamos olhar para o nosso rival. Nosso rival, nós levamos um 2 a 0, e metemos 4 neles. Não temos que olhar para eles. Temos que olhar para nós mesmos — disse.
Além dos Cariocas de 2022 e 2023, Felipe venceu o Fla na final da Libertadores de 2021, pelo Palmeiras.
Jogador paga multa e pede desculpa a argentinos
Provocador, Felipe Melo precisou entrar em um acordo com o Ministério Público da Argentina. O veterano teve que pagar 150 mil pesos argentinos (cerca de R$ 2 mil) por imitar galinhas para os torcedores do River Plate, no Monumental de Núñez, pela Libertadores, em 7 de junho.
Felipe Melo, le dedico el gesto de ma gallina 🐔, a los hinchas de River. pic.twitter.com/LKNVi061zf
— Roberto Cristian Aramayo Flores (@Roberto39376505) June 8, 2023
Logo após a partida, policiais foram ao vestiário do Fluminense para notificá-lo. O jogador não esconde sua simpatia pelo Boca Juniors.
Felipe Melo fez um acordo com a promotoria da Argentina e vai pagar 150.000 mil pesos argentinos, devido ao seu gesto de “imitar uma galinha” na partida contra o River Plate, pela Libertadores.
Pra quem não sabe tal gesto é caracterizado como uma ofensa ao povo argentino.
📽️:… pic.twitter.com/f8sz4XgHzO
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) August 25, 2023
A torcida do Boca do costuma chamar os rivais de “galinhas” por um episódio de 1966, quando o River perdeu a Libertadores para o Peñarol e os torcedores atiraram uma galinha em campo na partida seguinte, contra o Banfield, no Monumental de Núñez, em um protesto por terem “agido como galinhas”, algo um pouco mais pesado do que o termo brasileiro “pipocou”.
— Gostaria de esclarecer que não sabia que minha atitude constituía uma violação na República Argentina e por isso gostaria de pedir desculpas a todas as pessoas que se sentiram incomodadas com o ocorrido. Não tive intenção de prejudicar ou incomodar ninguém ou nenhum amante do futebol, que é um esporte tão lindo. Então, deixo aqui meu pedido de desculpas e mais uma vez reforço a importância de termos muita paz e muito respeito entre nós — afirmou Felipe Melo em vídeo de desculpas.
Fluminense na Libertadores 2023
- Classificado às oitavas de final no 1º lugar do grupo D com 10 pontos;
- 55% de aproveitamento na fase de grupos;
- Bateu o Argentinos Juniors nas oitavas de final — placar agregado 3 x 1;
- Enfrenta o Olímpia (PAR) nas quartas de final — 2 a 0 na ida, jogo de volta na quinta (31).