Libertadores

Diniz aposta no ataque, Fluminense vence Olimpia e sai na frente na Libertadores

O Fluminense contou com mais de 64 mil pessoas no Maracanã e os gols de André e Germán Cano para vencer o Olimpia por 2 a 0 e sair na frente na Libertadores. Saiu preponderante a estratégia de Fernando Diniz, que escalou o time titular com quatro atacantes e foi para cima dos paraguaios desde o minuto inicial.

Fluminense
24/08/23 - 21:30

Finalizado

2

-

0

Olimpia Asuncion

Fluminense - Olimpia Asuncion

Copa Libertadores - Maracana

3rd Turno

Fluminense começa com escalação ofensiva e sai na frente

Antes mesmo de a bola rolar, o Maracanã teve a primeira surpresa no anúncio da escalação. Em vez de Lima, que vive má fase, Fernando Diniz escalou John Kennedy, que participara de cinco dos últimos sete gols do Fluminense. A estratégia de ser mais ofensivo funcionou.

Embora não conseguisse ser tão agressivo quanto gostaria, o Flu empurrou a linha de cinco do Olimpia para trás. John Kennedy perturbava os zagueiros, que ainda precisavam se preocupar com Germán Cano. Arias e Keno, bem abertos, levavam a melhor quando tinham espaço. Mas a equipe era lenta em campo.

Depois dos 30 minutos de reclamações, cera e faltas dos paraguaios — permitidas pelo Fluminense, que entrou na pilha —, o Tricolor melhorou no jogo. Embora centralizasse as ações pela direita, o Fluminense era mais perigoso pela esquerda com Keno e Diogo Barbosa. Cano chutou fraco na melhor oportunidade que teve, aos 33, em passe de letra de John Kennedy.

O lance iniciou uma blitz tricolor. Aos 35, Keno arrrumou escanteio e chamou a torcida, que quase tirou o grito de gol da garganta em jogada ensaiada para Arias salva pelo goleiro Espínola. Sete minutos depois, de novo pela esquerda, a bola chegou para Cano, que ajeitou para André bater forte em raro chute de fora da área e contar com desvio de Gamarra para explodir o Maracanã.

Diniz coloca poder de fogo e Fluminense aumenta vantagem

Em vantagem na ida para o intervalo, o Fluminense não demorou a ficar ainda mais agressivo no segundo tempo. Mesmo vencendo po 1 a 0, Fernando Diniz fez das suas e trocou Felipe Melo por Martinelli.

Dois minutos depois, o volante de 1,75m subiu mais alto que todo mundo, ganhou o rebote e deu assistência de cabeça para Cano, que, letal, fuzilou o gol de Espínola de voleio. A demora do VAR para confirmar virou combustível para que os mais de 64 mil tricolores ficassem loucos da cabeça.

A agressividade, entretanto, fez o Flu sentir o cansaço. Ganso e Arias, cansados, deixaram o campo esgotados depois de boas atuações. Também por iso, faltou capricho para John Kennedy, Cano e Leo Fernández aumentarem o placar e a vantagem que o Tricolor leva para o Paraguai.

Fluminense leva vantagem para o Paraguai

Com a vitória, o Fluminense viaja para o Paraguai em vantagem. O Tricolor pode até perder por 1 a 0 que sai do Defensores del Chaco com a vaga nas semifinais da Libertadores.

Olimpia precisará reverter placar na Libertadores

O Olimpia mais uma vez precisará reverter o placar se quiser se classificar na Libertadores. Dessa vez, será ainda mais difícil para os paraguaios, que saíram atrás do Flamengo por um gol nas oitavas.

Estatísticas de Fluminense 2 x 0 Olimpia – Libertadores 2023

  • Posse de bola: Fluminense 70% x 30% Olimpia
  • Finalizações: Fluminense 18 x 4 Olimpia
  • Finalizações no gol: Fluminense 6 x 4 Olimpia
  • Gols: Fluminense – André (43′) e Germán Cano (59′)
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo