Libertadores

Xadrez com Coudet faz Diniz testar mudanças no Fluminense para Libertadores

Treinadores estudam mudanças para jogo de volta das semifinais, e Diniz pode escalar Fluminense que venceu Carioca sobre o Flamengo

O Fluminense chegou a Porto Alegre para enfrentar o Internacional com dúvidas na escalação. Depois do 2 a 2 no Maracanã que deixou tudo aberto para o jogo do Beira-Rio, na quarta (4), às 21h30 (de Brasília), Fernando Diniz e Eduardo Coudet disputam uma partida no tabuleiro de xadrez já antes do apito inicial. Também por conta disso, o técnico do Tricolor estuda mudanças na equipe.

Na atividade antes da viagem para o Rio Grande do Sul, no CT Carlos Castilho, Diniz voltou a testar diferentes formações para sua equipe. A que ficou mais tempo em campo tinha torres dispostas de maneira diferente: Alexsander no meio-campo e John Kennedy como opção no banco de reservas.

O camisa 9 entrou na equipe para repetir a formação que começou o jogo de ida — com Guga, claro, na vaga do suspenso Samuel Xavier.

A questão é que antes do empate na última quarta (27), o treinador do Fluminense também testou escalações distintas e levou a campo um time que ainda não tinha jogado junto. É importante que frisar que, embora o jogo estivesse aberto e com chances para os dois lados, o Flu vencia por 1 a 0 antes de ficar com um jogador a menos após a expulsão de seu camisa 2.

A única mudança confirmada é mesmo a substituição de laterais-direitos. Do meio para a frente, Diniz ainda não bateu o martelo.

Coudet vê Inter ‘patinho feio', mas espera Fluminense diferente no Beira-Rio

Do lado colorado, segundo apuração da Trivela, Coudet espera mudanças no Flu e também treinou imaginando que o Tricolor irá ser mais cauteloso no Beira-Rio.

— Podem trocar coisas, mas os dois times têm uma intenção. Vamos enfrentar um grandíssimo time, com jogadores de qualidade. Acho que é o time e o treinador do ano. Muito claro o que quer, time valente. O jogo do outro dia deve ter sido um dos melhores do ano, olhando de fora. Queríamos ganhar e eles também. Foi um jogaço — afirmou Coudet após derrota do Inter para o Atlético-MG.

Embora não tenha mudanças de peças no tabuleiro, o técnico do Inter será agressivo para tentar colocar o Fluminense em xeque. Tanto que esconde seus bispos e vê sua equipe como “patinho feio” das semifinais da Libertadores.

— Seguramente, vai ser um jogaço outra vez. É uma série aberta e é Libertadores. Neste caminho, enfrentamos dois candidatos, River e Fluminense. Nós também queremos ser candidatos. Nesta semifinal, somos o patinho feio. Temos muita gana. Vamos jogar aqui em casa com o Beira-Rio lotado e tratar de dar uma grande alegria a nossa torcida e ter a sorte de passar — disse Coudet.

Com Alexsander, Fluminense teria escalação de título sobre o Flamengo

Caso Diniz opte mesmo por encorpar o meio-campo com Alexsander, o Fluminense entrará em campo com a mesma escalação que bateu o Flamengo por 4 a 1 na decisão do Campeonato Carioca. O time campeão também tinha Guga nos onze iniciais, já que Samuel Xavier, por coincidência, também foi expulso no primeiro jogo da decisão.

O camisa 5, inclusive, segue com ótimos números como profissional. Em suas 28 partidas pelo time principal do Flu, a equipe conquistou 75% dos pontos. Foram 20 vitórias, três empates e cinco derrotas. Ele marcou dois gols — um deles, inclusive, na goleada pela final do Carioca.

Antes de sofrer duas lesões consecutivas que lhe tiraram de combate por três meses, Alexsander era titular absoluto e peça importantíssima do Fluminense. Até para liberar Marcelo para infiltrar e jogar pelo meio, a cobertura do volante que já jogou pela lateral-esquerda várias vezes aparece como uma mexida natural na equipe.

Fluminense na Libertadores 2023

  • Classificado às oitavas de final no 1º lugar do grupo D com 10 pontos;
  • 55% de aproveitamento na fase de grupos;
  • Eliminou o Argentinos Juniors nas oitavas de final — placar agregado 3 x 1;
  • Eliminou o Olimpia (PAR) nas quartas de final — placar agregado 5 x 1;
  • Enfrenta o Internacional nas semifinais — 2 x 2 no Maracanã e volta no Beira-Rio (4/10).

 

 

 

 

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo