Libertadores

River, San Lorenzo e até Fórmula 1 ofuscam final da Libertadores na imprensa argentina

Olé deu mais destaque para os clubes locais, enquanto outros jornais tradicionais falaram da invasão de torcedores do Botafogo e Atlético-MG em Buenos Aires

Apesar da cidade Buenos Aires estar tomada por brasileiros, a final da Copa Libertadores não vem despertando tanto interesse da imprensa local.

Neste sábado, Atlético-MG e Botafogo se enfrentam no Monumental, às 17h (horário de Brasília), na primeira final em jogo único na Argentina. Mas a partida ficou em segundo plano nos jornais locais.

Neste sábado, o Olé, principal jornal esportivo do país, colocou a final da Libertadores praticamente como uma nota de rodapé na capa o diário. O principal destaque do jornal foi a vitória do River Plate sobre o Estudiantes por 2 a 1, na noite da última sexta-feira, pelo Campeonato Argentino.

A crise no San Lorenzo, que perdeu para o Belgrano na sexta-feira e é apenas o 21º colocado no campeonato local, e os problemas no Boca Juniors, que corre o risco de ficar fora da Copa Libertadores mais uma vez, também tiveram mais destaque no Olé.

 

Dentro do jornal, a partida entre Atlético-MG e Botafogo recebeu uma página e meia de destaque. O Olé chamou a partida de “Final Monumental”, em referência ao palco da final da Libertadores.

O jornal, é claro, destacou os jogadores argentinos de Atlético-MG e Botafogo. Bataglia pelo lado do Galo e Thiago Almada no Glorioso. O técnico Gabriel Milito, do time mineiro, também teve grande destaque e foi personagem de uma matéria do diário.

Já no site do Olé, até mesmo a Fórmula 1 teve mais destaque do que a final da Copa Libertadores. A principal matéria no site na manhã deste sábado é sobre o piloto argentino Franco Colapinto.

Site do Olé destaca Fórmula 1 e deixa Libertdores em segundo plano (Foto: Reprodução)
Site do Olé destaca Fórmula 1 e deixa Libertadores em segundo plano (Foto: Reprodução)

Final tem mais destaque fora do futebol

Se o Olé não deu tanta atenção a final da Copa Libertadores, o mesmo não se pode dizer de outros jornais tradicionais da Argentina.

O Clarín e o La Nación deram destaque ao jogo entre Atlético-MG e Botafogo nas suas respectivas capas, inclusive com fotos de torcedores.

No entanto, o jogo em si ficou em segundo plano. Os dois jornais destacaram a invasão de brasileiros em Buenos Aires. Estima-se que cerca de 60 mil torcedores de Botafogo e Atlético-MG estejam no Monumental neste sábado – com maioria botafoguense.

Tradicionais jornais argentinos deram mais destaque a final do que o Olé (Foto: Gabriel Rodrigues/Trivela)
Tradicionais jornais argentinos deram mais destaque a final do que o Olé (Foto: Gabriel Rodrigues/Trivela)

O Clarín também deu destaque para as reclamações dos torcedores de Atlético-MG e Botafogo em relação aos preços e ao custo de vida na Argentina. O jornal deu uma página inteira para uma matéria sobre as reclamações dos brasileiros e apenas uma parte de outra página para o futebol.

O Clarín e o La Nación também destacaram as questões de logística e segurança para a final da Libertadores.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo