Libertadores

Por vaga nos grupos da Libertadores, Botafogo volta ao palco onde perdeu liderança do Brasileiro de 2023

Em queda livre no último Brasileiro, o Botafogo perdeu a liderança ao empatar com o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, palco do duelo desta quarta, que vale vaga nos grupos da Copa Libertadores

O jogo que vai decidir o futuro do Botafogo em 2024 vai acontecer em um dos palcos que marcaram a queda da equipe no último Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (13), quase que exatamente quatro meses depois, o Glorioso volta ao Estádio Nabi Abi Chedid, para enfrentar o Red Bull Bragantino por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Em 12 de novembro de 2023, o Botafogo perdeu a liderança do Brasileirão em Bragança Paulista.

O Botafogo já vinha em queda livre no segundo turno do Campeonato Brasileiro quando enfrentou o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em partida válida pela 34⁠ª rodada da competição. O Glorioso, é verdade, já entrou em campo na segunda colocação, mas porque o Palmeiras havia jogada no dia anterior e vencido o Internacional. No entanto, naquele momento o clube ainda dependia apenas de si para seguir na liderança e ser campeão do Brasileirão.

Mas o empate por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, em Bragança, fez o Botafogo terminar a rodada fora da liderança, posição que nunca mais voltou a assumir. Muito pelo contrário. O Glorioso seguiu sem vencer no até o fim do Campeonato Brasileiro e terminou a competição na quinta colocação, posição que obrigou o clube a disputar as fases prévias da Copa Libertadores de 2024.

Assim, se a perda da liderança na partida realizada no Nabi Abi Chedid foi marcante no traumático Campeonato Brasileiro de 2023 e foi parte importante para o Botafogo estar onde está agora, o clube agora pode tentar, ao menos, se redimir com o torcedor garantindo uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores no mesmo palco de quatro meses atrás, em Bragança Paulista.

Partida teve empate no fim e despedida de Lúcio Flávio

Aquela partida entre Botafogo e Red Bull Bragantino foi mais uma com um final traumático para os torcedores alvinegros. Na rodada anterior, o time havia perdido por 4 a 3 para o Grêmio, em São Januário e, uma semana antes, também foi derrotado pelo mesmo placar para o Palmeiras, no Nilton Santos. Em ambos os jogos, de virada. Contra o Verdão, o Glorioso chegou a abrir 3 a 0, enquanto abriu 2 a 0 sobre o Tricolor.

Contra o Red Bull, o Botafogo saiu perdendo logo aos 3′, com gol de Thiago Borbas. No entanto, diferente dos jogos anteriores, conseguiu mostrar algum poder de reação e buscou a virada com Victor Sá e Eduardo ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o Botafogo foi muito pressionado pelo time paulista e conseguiu segurar o placar por quase todo o jogo. Mas, aos 51′, o mesmo Thiago Borbas marcou o gol de empate do Red Bull, que tirou o Botafogo da liderança do Brasileiro.

Depois da partida, o técnico Lúcio Flávio anunciou que estava deixando o cargo. Poucos dias depois, o Botafogo anunciou a contratação de Tiago Nunes e a demissão de Lúcio Flavio, que tinha a possibilidade de seguir no clube como auxiliar técnico, função que exercia anteriormente.

Botafogo teve mudanças importantes no time

Agora, além do técnico já ter mudado mais uma vez, o Botafogo também teve mudanças importantes no elenco e no time de 2023 para 2024. Do time que começou jogando contra o Red Bull Bragantino, em novembro, cinco jogadores deixaram o clube: o goleiro Lucas Perri, o lateral-direito Di Plácido, os zagueiros Adryelson e Cuesta, e o atacante Victor Sá. Diego Costa, que entrou no segundo tempo, também deixou o Botafogo.

O time titular daquela partida teve: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê, e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares.

Botafogo vai repetir ‘refúgio' em Atibaia

Assim como em 2023, o Botafogo também vai ficar hospedado em um resort em Atibaia antes do duelo com o Red Bull Bragantino, na próxima quarta-feira (13), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid. A delegação do Glorioso saiu do Rio de Janeiro no meio da tarde, após treinar no Espaço Lonier, e embarcou rumo a São Paulo.

No último ano, depois da derrota por 4 a 3 para o Grêmio, em São Januário, em uma quinta-feira, o elenco do Botafogo saiu direto do estádio do Vasco para este mesmo resort em Atibaia, pare se concentrar para o duelo com o Red Bull Bragantino, que aconteceria no domingo seguinte. Naquela vez, no entanto, o elenco viajou de ônibus.

Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida contra o Red Bull Bragantino, o Botafogo tem a vantagem do empate para o jogo desta quarta-feira. Em caso de vitória do time paulista por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo