Libertadores

Botafogo pode ter praticamente meio time novo para as oitavas da Libertadores

Com as oitavas de final da Libertadores em agosto, Botafogo terá tempo para recuperar jogadores e inscrever reforços já contratados

Passada a fase de grupos da Copa Libertadores, o Botafogo vai terá um longo período até o começo da disputa das oitavas de final. De acordo com o calendário da Conmebol, a próxima fase da competição só será disputada nas semanas dos dias 14 e 21 de agosto. E este tempo será essencial para o Botafogo, que pode ter praticamente meio time novo para o mata-mata da competição continental.

Entre reforços já confirmados e jogadores que podem voltar do Departamento Médico ou da transição com a preparação física, o Botafogo pode ter quase dez jogadores “novos” nas oitavas de final em relação a esta reta final da fase de grupos da Libertadores. Além, é claro, de mais atletas que podem chegar durante a próxima janela de transferências, que será aberta no dia 10 de julho.

Assim, apesar de ter ficado na segunda colocação do Grupo D, atrás do Junior Barranquilla, e ter o risco de encarar alguma pedreira já nas oitavas de final, o Botafogo confia que o elenco estará ainda mais qualificado para o segundo semestre da temporada.

Confira as novidades do Botafogo para as oitavas da Libertadores

Reforços com pré-contrato

O Botafogo tem dois jogadores já acertados com pré-contrato para a próxima janela de transferências. Os dois reforços, inclusive, já apareceram no balanço financeiro do clube carioca.

  • Igor Jesus — atacante
    Igor Jesus, de 23 anos, tem pré-contrato assinado com o Botafogo desde o começo da temporada. O jogador, que tem passagem pelo Coritiba, está no Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. Em 2024, ele já marcou 14 gols em 15 jogos pelo clube. Igor deve desembarcar no Rio de Janeiro em julho.
  • Allan — volante
    Quem também desembarca no Rio de Janeiro em julho é o volante Allan. Cria do Vasco e com passagens por Napoli, na Itália, e Everton, da Inglaterra, o jogador de 33 anos está no Al-Wahda, também dos Emirados Árabes Unidos. Recentemente, em entrevista, ele confirmou o acerto com o Botafogo.
Ex-Everton, Allan tem pré-contrato com o Botafogo (Foto: Icon Sport)

Reforço que já está no elenco

  • Cuiabano — lateral-esquerdo
    Apesar de já estar no Botafogo desde abril, Cuiabano não pôde jogar a Libertadores pelo Glorioso por já ter atuado na fase de grupos pelo Grêmio. Assim, o lateral esquerdo só poderá ser inscrito e atuar pelo Botafogo a partir das oitavas de final.

Jogadores que estão no Departamento Médico

O Botafogo conviveu com muitos problemas de lesões neste primeiro semestre da temporada, principalmente no setor ofensivo. No momento, são seis jogadores no Departamento Médico e um na transição para os treinos com o elenco. Alguns deles já devem ficar à disposição de Artur Jorge para as oitavas de final da Libertadores.

  • Pablo — zagueiro
    Contratado pelo Botafogo em fevereiro, Pablo só entrou em campo uma vez com a camisa do time. Ele chegou ao clube com problemas físico e, no seu primeiro jogo, contra o Juventude, pelo Brasileiro, voltou a se lesionar. Atualmente, ele está na transição para os treinos com o elenco e pode reforçar a equipe na sequência da temporada.
  • Marçal — lateral esquerdo
    O experiente lateral-esquerdo sofre com as lesões neste começo de 2024. Ele não entra em campo desde o meio de abril, quando atuou na estreia do time no Campeonato Brasileiro. No dia 20 de abril, o clube anunciou que ele sofreu uma lesão muscular na panturrilha esquerda, com previsão de retorno de quatro semanas. Até o momento, já se passaram cinco semanas e ele não retornou aos treinos com o elenco, mas a expectativa é de que volte nas próximas semanas.
  • Rafael — lateral direito
    Rafael também vem sofrendo com lesões. Em 2023, ele sofreu um rompimento no tendão patelar do joelho esquerdo, que o deixou oito meses fora dos gramados. No entanto, em abril, ele voltou a sofrer uma fratura no mesmo joelho e precisou passar por um procedimento cirúrgico. Ele deve estar recuperado até o fim de junho.
  • Eduardo — meia
    Fora do time desde o começo de maio, Eduardo tem uma situação “misteriosa” no clube. O Botafogo ainda não se pronunciou oficialmente sobre alguma lesão do jogador. De acordo com o ge, ele sofreu uma pancada no pé em um treinamento e, desde então, passa por tratamento.
  • Jeffinho — atacante
    Titular do Botafogo no começo de temporada, Jeffinho foi mais um jogador que teve que lidar com lesões. Na última semana, ele sofreu uma lesão muscular na coxa direita e vai ficar fora do time por cerca de dez semanas. Ainda assim, pode voltar para as oitavas de final da Libertadores.
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo