Libertadores

Esperando Artur Jorge, Botafogo estreia na Libertadores sob o comando de interino

Depois de passar pelas fases prévias da Copa Libertadores, o Botafogo encara o Junior Barranquilla, no Nilton Santos, no que será o último jogo do interino Fábio Matias

Sob os olhares do futuro técnico do Botafogo, Artur Jorge, e de John Textor, dono da SAF do clube, o interino Fábio Matias ainda tem mais uma importante missão no comando do time principal. E o desafio do auxiliar técnico vai além de comandar o time nesta quarta-feira (3), contra o Junios Barranquilla-COL, pela estreia na fase de grupos da Copa Libertadores. Às 19h (horário de Brasília), no Nilton Santos, o Glorioso também tenta manter o bom retrospecto nas suas estreias nesta fase da competição.

Cada vez mais perto de deixar o comando técnico do Botafogo, Fábio Matias deve passar o bastão para Artur Jorge após a partida desta noite. O técnico português vai desembarcar no Rio de Janeiro nesta quarta-feira e deve ir direto para o Nilton Santos.

Artur Jorge, substituto de Fábio Matias, vai chegar ao Rio de Janeiro com John Textor, dono da SAF do Botafogo. Depois de comandar o seu último jogo no Braga, de Portugal, na última segunda-feira (1), o treinador viajou até a França, onde acompanhou a vitória do Lyon, clube de Textor, sobre o Valenciennes, pela Copa da França, ao lado do próprio americano.

O novo técnico do Botafogo ainda não foi formalmente anunciado, mas isso deve ocorrer em breve. O clube vai correr para resolver a burocracia do visto de trabalho para que o português já possa comandar o Botafogo na próxima semana, contra a LDU, em Quito, pela segunda rodada do Grupo D da Copa Libertadores.

Fábio Matias quer ‘entregar bem' o Botafogo

No último domingo (31), após a vitória sobre o Boavista, que garantiu o título da Taça Rio, o interino Fábio Matias já havia dado indícios de que o seu período no comando do time principal, ao menos neste momento, está perto do fim. Ele indicou que a partida desta noite, contra o Junior Barranquilla, poderia ser a sua última como interino do clube e disse como pretender entregar o time para Artur Jorge.

— A gente tem um staff permanente hoje, para dar esse suporte, em situações de crise, para poder sustentar. E a gente sustenta, até o presente momento, bem. A gente tem quarta-feira, tem que entregar a quarta-feira muito bem. O objetivo nosso no quarta-feira é entregar bem. Como eu falei anteriormente, tem que deixar as coisas organizadas, a gente fez isso da melhor forma possível. A decisão cabe a quem é o responsável, que é o John, e a ele cabe passar para vocês como vai funcionar daqui, ou de quarta-feira em diante aí para frente — disse Fábio Matias no último domingo.

Até o momento, de fato, Fábio Matias tem boas perspectivas para entregar o Botafogo muito bem. Desde a demissão de Tiago Nunes, no fim de fevereiro, o auxiliar técnico passou a comandar o time. Até o momento, foram nove jogo, com oito vitórias e um empate. Além de ter conquistado a Taça Rio, ele foi essencial para a manutenção do sorvete.

Botafogo tem reforço para jogo contra o Junior Barranquilla

Para a despedida de Fábio Matias, o interino vai contar com novidades e tem quase todo o elenco à disposição. A principal novidade é o meio-campista Óscar Romero, relacionado pela primeira vez pelo clube para a uma partida. O camisa 70 já foi anunciado há duas semanas e foi apresentado na última semana.

Além de Romero, Fábio Matias também vai ter à disposição o goleiro John, contratado para esta temporada, que não atua desde o começo de fevereiro por conta de uma lesão muscular na parte posterior da coxa direita.

Botafogo tenta manter bom retrospecto em estreias

Na noite desta quarta-feira, o Botafogo vai tentar começar a fase de grupos da Copa Libertadores com mais um resultado positivo. Até aqui, nas cinco vezes em que disputou a competição, venceu três e perdeu duas vezes nos seus primeiros jogos na fase de grupos. Nas últimas duas participações, o Glorioso começou a fase de grupos com vitórias, em 2014 e 2017.

Relembre as estreias do Botafogo na fase de grupos da Libertadores

  • 2017 – Botafogo 2 x 1 Estudiantes (ARG)
  • 2014 – Botafogo 2 x 0 San Lorenzo (ARG)
  • 1996 – Corinthians 3 x 0 Botafogo
  • 1973 – Palmeiras 3 x 2 Botafogo
  • 1963 – Alianza Lima (PER) 0 x 1 Botafogo

 

 

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo