Libertadores

Botafogo já pode assumir liderança do grupo na Libertadores; veja o cenário

Mesmo na lanterna do Grupo D da Libertadores, o Botafogo pode assumir a liderança, nesta quarta, quando recebe a LDU, no Nilton Santos

Depois de um começo ruim na fase de grupos da Copa Libertadores, a sorte para ter mudado para o Botafogo. E, nesta quarta-feira (8), contra a LDU, no Nilton Santos, às 21h30 (horário de Brasília), pela quarta rodada, o Glorioso já pode sonhar até com a liderança do Grupo D. Situação muito diferente da vivida na última rodada, quando passava por um mento delicado na competição.

Com duas derrotas nos dois primeiros jogos da fase de grupos, o Botafogo chegou para o jogo contra o Universitario-PER, na última rodada, pressionado para conseguir a vitória. E conseguiu, ao fazer 3 a 1, no Nilton Santos, ganhando uma sobrevida na competição. Para completar, contando um pouco com a sorte, LDU e Junior Barranquilla-COL, ficaram no empate naquela rodada, deixando o grupo embolado.

Agora, a rodada novamente favoreceu o Botafogo. Na última terça-feira (7), em Lima, Universitario-PER e Junior Barranquilla-COL ficaram em um novo empate. Mesmo na lanterna do grupo, com três pontos, o Botafogo, contando com a ajuda destes resultados paralelos, já vive uma situação bem mais tranquila no grupo. Tanto que pode até sonhar com a liderança.

O que o Botafogo precisa fazer para ser líder?

Mesmo com três pontos e na quarta colocação do Grupo D, o Botafogo precisa de uma vitória para assumir a liderança da chave. Mas não um triunfo qualquer. O Glorioso precisa vencer a LDU por três gols de diferença para subir para a primeira colocação.

Dessa forma, o Botafogo passaram o Junior Barranquilla-COL, atual líder do Grupo, no saldo de gols, primeiro critério de desempate. Diferente de outras competições tradicionais, o primeiro critério não é o número de vitórias – se fosse, o Botafogo seria líder com vitória por qualquer placar. Depois, o critério seguinte é o número de gols marcados.

Além do Junior Barranquilla-COL, com seis pontos, o Grupo D tem o Universitario-PER, com cinco, e a LDU, com quatro, na frente do Botafogo.

Bom resultado pode dar tranquilidade para reta final

Uma vitória nesta quarta-feira é essencial para o Botafogo chegar nas rodadas finais da fase de grupos em uma situação mais confortável. Isso por que o time do técnico Artur Jorge vai jogar fora de casa nas duas últimas rodada do Grupo D. Na próxima semana, contra o Universitario-PER, em Lima, e, no fim de maio, o Botafogo visita o Junio Barranquilla, na Colômbia.

Assim, um tropeço contra a LDU, no Nilton Santos, pode complicar a vida do Botafogo no Grupo D da Libertadores e deixar o time em situação delicada até para brigar pela terceira colocação, que levaria o time para os play-offs da Copa Sul-Americana.

Provável escalação do Botafogo contra a LDU

O técnico Artur Jorge sem contar com o meio-campista Eduardo para a partida desta quarta-feira. Assim, o técnico português deve manter no time titular o ataque que começou o duelo contra o Bahia, no último domingo.

O Botafogo deve entrar em campo com: John, Damián Suárez, Halter, Bastos e Hugo; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas, Luiz Henrique e Jeffinho; Savarino e Júnior Santos.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo